Festas para São João e São Marçal marcam tradição junina do Maranhão

O público devoto de São Pedro e amante da tradição cultural de festejar o santo com cultura e muito bumba meu boi no Largo de São Pedro, vai participar de uma festa em um espaço totalmente reformado. Templo sagrado do catolicismo e do bumba meu boi do Maranhão, a Capela de São Pedro foi entregue à comunidade no fim do ano passado reformada. E após dois anos sem a festividade, o público estará de volta para reverenciar com religiosidade e tradição cultural.

O Largo da Capela de São Pedro, localizado na Madre Deus, há 80 anos é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro.

A Festa de São Pedro ocorre todos os anos na madrugada do dia 28 para o dia 29 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo. Os brincantes, em geral, finalizam suas apresentações na Capela de São Pedro, já no fim da noite do dia 28 para amanhecer recebendo as bênçãos do santo. A ladeira e as escadas da Capela de São Pedro tornam-se ponto de encontro dos diversos ‘sotaques’ do bumba meu boi. Na ladeira, fiéis, devotos e brincantes se misturam em fé, religiosidade e festa.

“Este ano, o público, saudoso pela festa de São Pedro, poderá matar as saudades da festa, em um espaço que foi totalmente reformado, tanto a Capela quanto a área que faz parte do complexo do Largo de São Pedro. Então, este que é o maior São João do Brasil, também será a maior festa de São Pedro, feita pelo povo para o povo”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

A festa de São Pedro tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e neste dia 28, às vésperas do Dia de São Pedro, a programação do Largo Cultural começa às 21h, com as apresentações dos grupos: Boi da Pindoba, Boi de Itapera de Icatu, Boi de Guimarães, Boi Brilho da Sociedade de Cururupu e Boi Barrica.

São Marçal: festa e fé – E no dia 30 de junho acontece o grande encontro de bois de matraca no João Paulo. A tradicional Festa de São Marçal, que em 2022 completa 95 anos, já está com quase tudo pronto para esperar brincantes de bumba meu boi, turistas e os donos da festa, os grupos de bumba meu boi. A festa tem apoio do governo do Estado.

Mesmo com uma jornada exaustiva dos grupos de bumba meu boi, eles encontram resistência para render as homenagens ao santo. Muitos deles atravessam a noite para amanhecer na avenida São Marçal, e só saem depois que desfilam. É o caso do Boi de Maracanã, que disse que vai chegar cedo na avenida.

“O mês de junho está sendo uma trajetória boa, incrível, com nosso batalhão. E a gente mais uma vez vai para a festa de São Marçal, como acontece desde que sou criança e já acompanhava meu pai”, disse Ribinha do Maracanã, filho do amo de boi Humberto do Maracanã.

Segundo o coordenador-geral da festa, Carlos André Costa Teixeira, cerca de 36 bois são esperados na edição deste ano, que fará homenagem ao senhor Mábio Frazão, que por muitos anos foi o organizador da festa.

“Temos o apoio de todas as secretarias estaduais, municipais. Nós temos um grande parceiro este ano, além do governador Carlos Brandão, o governo do Estado e a Secretaria de Cultura, que é o Exército Brasileiro, que nos disponibilizou espaços onde vão ficar o posto de saúde, viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu, brigadistas. Teremos o caldinho de feijão para distribuir para o povão, a Polícia Militar estará presente, o governo do Estado está apoiando com palco, som, infraestrutura, então, estamos prontos”, disse.

Em sua 95ª edição, a Festa de São Marçal é uma iniciativa espontânea dos grupos, e desde 2015 conta com o apoio do governo do Maranhão, que oferece palco, som e segurança para o encontro.

Embora a Festa de São Marçal seja tradicionalmente a que encerra o período junino, no Maranhão, o encerramento do maior São João do Brasil será apenas no dia 31 de julho, com apresentações em diversos arraiais da ilha. Confira a programação nas redes sociais da Secma, ou pelo aplicativo São João do Maranhão.