Brandão comenta ação do MA contra redução de ICMS dos combustíveis

Imirante

O governador Carlos Brandão (PSB) explicou nesta quinta-feira (30), em entrevista ao JMTV2, da TV Mirante, o motivo de o Maranhão haver acionado, junto com outros estados, o STF contra a lei, sancionada na terça-feira (28),que limita a tarifa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre alguns produtos essenciais.

A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu os combustíveis – incluindo diesel, gasolina e gás natural –, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, os estados e o Distrito Federal ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

No Maranhão, a alíquota de ICMS da gasolina, por exemplo, é de 28,5%, mais 2% para o Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fumacop). Se aplicar a lei, o governo estadual terá que reduzir até 11 pontos percentuais a alíquota do imposto só da gasolina.

“Se você retira esse dinheiro do caixa dos estados, principalmente os estados do Nordeste não vão se sustentar. Não dá para ser feito de uma forma radical”, afirmou Brandão, ao comentar a ação judicial.

Ele avalia, ainda, que a redução “também não vai resolver a questão do combustível”. “O combustível, hoje, é indexado ao preço do dólar: a cada vez que aumenta o dólar, aumenta o barril de petróleo, aumenta o combustível. Então, não são os estados os responsáveis por isso”, afirmou.

87 pensou em “Brandão comenta ação do MA contra redução de ICMS dos combustíveis

  1. Esse dinheiro arrecadado está sendo utilizado onde? Pq não se vê nada no Estado. Uma obra de impacto nada. Apenas vários vermes e sanguessugas recebendo sem nada fazer.

    • Pura verdade, faz falta pro cabos eleitorais e as farras de comissionados. Vamos dá o troco nessa trupe de comunista. Só pensam no bolso deles.

    • Basicamente na folha de pagamento.
      Não vemos nada ser feito porque simplesmente nada é feito no estado, nada!
      Ontem fui na upa e precisei fazer um ECG e a máquina estava quebrada. Simples assim!
      Os estados brasileiros vivem da exploração dos contribuintes e o MA é o exemplo máximo porque não incentiva a criacayde novos empreendimentos, lojas… Quando não são extirwuidos e chantageados os impostos simplesmente inviabilizam os negócios.
      Isso aqui é um circo e não estamos na platéia.

      • Realmente nada está sendo feito em nosso Estado. As estradas são uma porcaria. Ao contrário, estão embolsando esse dinheiro. ” Combater a pobreza”… É muita cara de pau….

      • Ta fácil de resolver governador.
        Só precisa se adaptar a nova realidade, igual todos os brasileiros estão fazendo desde o início da pandemia.

        Não adianta ficar com essa falácia, todos precisam fazer a sua parte.

        Isso é porque você não sabe como é viver com salário mínimo.

    • O que eles sabem mesmo é roubar motos e carros de gente de bem que está trabalhando, a cada blitz uma encharcada de motos e carros apreendidos para serem leiloados e enriquecer o estado,por que ao invés disso não combatem o roubo de motos e carros, vamos tirar esse governo corrupto de Flávio Dino e seus herdeiros ,que deixaram o Maranhão como o estado mais pobre da federação

      • Vamos munda o governo do Maranhão Vamos todos com lahesio do bom fim …
        Esse ai q estão no pode e werveton são tudo farinha do mesmo saco….
        Agora é lahesio do bom fim

    • 2% é pra cambate a pobreza kkkkkk bando de ladrão um estado grande e escondido como Maranhão de uma população humilde sendo sugados por políticos corruptos o combustível do Maranhão é um dos + caros às rodovias todas destruídas escolas e hospitais uma merda e os políticos só inriqiecen a custa do posso que dá um volto de confiança com esperança de melhoras e nada

  2. E que se lasque o povo maranhense! Né Governador.. encheram o cofre com verbas da pandemia e agora não aceitam reduzir o ICMS dos combustíveis… o povo vai se lembrar dessa sua atitude contra os pobres.

    • Governador Brandão e Flávio Dino,dai os parasitas da política,o MA se beneficiou mto na pandemia e nada foi feito,eles tem combustível de graça,terno,passagem,avião,comidas das melhores,não estão nem ai para os mais necessitados e quem paga o preço somos nós,vamos da o um basta pata esses polítiqueiros,vamos libertar o MA dessa raça desprezível.chega acorda meu MA.

    • É hora de dá a resposta. ano de eleições. vamos voltar conciente e tirar essa cambada de políticos corruptos que ñ fazem nada pra favorecer a população. Um gonverno que só sabe aumentar impostos. Quantos pequenos empresários quebrado porque ñ conseguiram pagar tantos tributos. vamos votar certo e tirar esse canalha desse Flávio Dino

    • Esse governo corrupto safado esse cara tem a cara de pau de dizer que o estado vive do imposto dos combustíveis bando de safados, os impostos são emboussados todos os dias pra bancar as farras as regalias dos melhores vinhos, wisqueis, champagnes e iguarias, carros de luxo,lanchas casas e todo tipo de luxúria 🤬😡

  3. Rapaz um desgraçado desse ainda acha q é pouco deixar em 20% o ICMS…mas, esse indivíduo não compra combustível, tem tudo de graça….Ahhhh INFAME !!!!

    • É isso que eu sempre falei tbm, essas DESGRAÇAS desses POLITICOS MISERAVEIS, NÃO COMPRA Combustíveis e o Povo que se FODA, não estão nem aí para o Povo, quem quiser que se LASQUE, no mínimo esse INFAME deve dizer, “eu não compro combustível mesmo” então que se LASQUE, e ainda quer se REELEGER, essa é a HORA do Povo Maranhense, dizer não a esse COMUNISTA, orientado e mandado pelo outro INFELIZ e ex Governador Flávio Dino….
      MARANHÃO da VERGONHA NACIONAL

    • Parabéns governador! Fico com pena das suas conclusões sobre a redução do ICMS
      Talvez vc esqueceu do 5 milhões do consórcio, quem sabe se essa redução possa aquecer mais a economia e vc não fala da contra partida do governo federal ressarcindo os Estados pelas perdas. Não esqueça dos votos…………

      • VAMOS TIRAR ESSE COMUNISTA NAS URBAS . É A REAÇÃO DA POPULAÇÃO MARANHENSE. DESSE CARLOS BRANDAO E DOS 02 SENADORES QUE VOTARAM CONTRA A PEC DO SANEAMENTO BASICO .QUEREM QUE A GENTE FICA NO CHIQUEIRO. OS 02 SENADORES CONTRA NOSSO POVO É : : ELIZIANE GAMA E WEVERTON ROCHA.

  4. BRANDÃO NÃO PASSA DE UM FANTOCHE, FALANDO PELA BOCA DE SEU DONO, FLÁVIO DINO. AMBOS, DINO e BRANDÃO NÃO SÃO DIGNOS DO VOTO DO MARANHENSE.FICARÃO SEM MANDATO. SIMPLES ASSIM.

  5. Mas se o preço do petróleo é indexado ao dólar só quando ele sobe? E porque quando o dólar teve uma queda acentuada nos últimos meses o petróleo só subiu? Explicação que não me convenceu.
    Além do mais a arrecadação do Estado nos últimos meses, só tem crescido, basta olhar o extrato do ICMS das Prefeituras.

    • Pelo meso motivo que o preço de nada baixa. Porque o povo compra pois precisa ou simplesmente quer.
      Queria ver se passássemos uma semana se comprar gasolina ou álcool.

  6. Então quer dizer que o estado já contava com os aumentos do preço da gasolina, assim como a invasão da ucrânia, e com isso atrelou várias despesas irreversíveis e intransferíveis a estes reajustes e agora não podem reduzir o ICMS?
    Bando de FDP, ganharam muito dinheiro com os aumentos do combustível e foi tudo a fundo perdido, pois era dinheiro inesperado e agora não querem perder a boquinha.
    Nada deste aumento se reverteu para o MA, pelo contrário, só atolou o pé na lama.

  7. É pra ri ou chorar. Pois é, gastam com tanta gente que não trabalha que o dinheiro sempre será pouco. Exemplo: a própria esposa dele come da assembleia e tantos outros milhares. Fora os desvios escabrosos na SINFRA, SECID, SEGOV, SECOM, SAÚDE, E TANTOS OUTROS Procurem gerir melhor; pois a carga tributária corrói o estado e empobrece o povo.

  8. Vcs falando assim, vão deixar o jornalistinha dessa matéria louco, todos já perceberam que quando ele divulga alguma matéria em relação ao Weverton eu tendencioso, como por exemplo pesquisa e apoio político. Teve matéria dele do coitado chegar a postar, que Brandão tá tendo adesão de candidatos que apoiavam Josimar, todavia ele nada fala, com os apoios das 3 maiores cidades do Maranhão, ou que as votações de lahesio e Weverton, juntas ganha com folga do Brandão no segundo turno, acredito que ele acha que eleitor do lahesio vota no Brandão ou vive e versa, patético,l. Kkkkkkkkk

  9. É impressionante como esta ciranda de falas não condiz em nada com o que diz o Código Tributário Nacional e Constituição Federal. Nenhuma receita de imposto tem destinação específica, por isso sua natureza fiscal (arrecadatória). A união (governo federal) quer fazer milagre com o chapéu alheio (estados e municípios), pois poderia simplesmente atacar a CIDE Combustíveis (tributo previsto no art. 149 da CF/88 com destinação específica), mas não o faz prefere jogar todos nós contra os governos estaduais, mesmo sabendo que o produto da arrecadação do icms, 25% é repassado aos municípios. Parabéns ao desgoverno federal, consegue realmente mentir, endividar e só engordar suas finanças, ao invés de esclarecer o povo realmente a política tributária brasileira. Por outro lado imposto com alíquota elevadas como as praticadas em Estados só servem para engordar caixas de governos e nada fazem ao povo. Não por acaso a FGV demonstrou que 42% da população maranhense (https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/06/30/pobreza-supera-40-em-14-dos-27-estados-aponta-fgv-social.ghtml) está arcando com a selvagem política fiscal do Estado do Maranhão. Parabéns pelo afundamento do Estado, o que demonstra que o discurso de situação e oposição no maranhão e no Brasil (governo federal) não passa de discurso. Todos farinha do mesmo angu.

    • NAO TEM NADA DE PERDAS PARA OS ESTADOS, AFINAL, O GOVERNO FEDERAL VAI REPASSAR ESSA DIFERENÇA, SAINDO GANHANDO O CIDADÃO CONSUMIDOR!

      • Esse cara não tem nem vergonha, a CIDE ja foi cirtada muito tempo. Ou ele é muito desinformado ou um picareta. Os únicos que não moveram uma palha para ajudar a conter a alta dos combustíveis foram os governadores.

    • Fiquei sem entender algo… Como um povo tão culto como o maranhense ainda não desfruta de coisas básicas? Saneamento? Tratamento de água? Estradas e rodovias minimamente descendentes? Uma vez que não temos nem 4 anos de “oposição” ou “direita” comandando o governo federal! Se não me engano foram décadas de amigos do povo no governo do estado e do federal e vcs ainda tem suas fezes boiando na sarjeta. Por fim, essa rebolada citando artigos e leis só engana um cego.

    • Já vi que esse é dos que mamam do estado, cria vergonha que todo mundo sabe que o governo estadual é contra o federal o que eles puderem fazer para prejudicar eles faram.

    • É assim que conhecemos quem está do lado dos mais pobres e quem está querendo empobrecer mais o povo… Falácia essa de quebrar o o estado… Vergonha desses governadores do nordeste que para atingir Bolsonaro destroem o povo… Pois quanto pior estiver melhor pra reeleger o descondenado

  10. BRANDÃO NAO BAIXA O IMPOSTO MAIS AUMENTA O NÚMERO DE SECRETARIAS DO GOVERNO E CARGOS COMISSIONADOS UMA VERGONHA! E MAIS VERGONHOSO E ESSES BLOGUEIROS QUE FICAM APOIANDO A JUSTIFICATIVA DESSE SANGUE SUGA GOVERNADOR TAMPÃO!

  11. Até a Bahia já está cumprindo a lei, agora aqui vamos viver a margem da lei para abastecer cofre público as custas do nosso bolso? Vamos lá, já deu tempo de resolver isso, que se cumpra a lei, e vão lá pedir arrego pro STF como sempre fazem.

  12. Esses malditos socialistas/comunistas sempre mete a mão no bolso dos assalariados e suga, por meio de impostos, de maneira exorbitante e sem retorno para o contribuinte. Eles são contra os assalariados e nunca a favor, esses sanguessugas comunistas malditos. Para aqueles que tem patrimônio eles saqueiam, usando o MST para tomar a força daqueles que trabalharam muito, durante toda vida para formar um patrimônio e esses terroristas com o apoio desses governos socialistas ficam a vontade

  13. Me compre um bode governador. Vocês querem continuar mamando no Estado sem produzir nada. Um Estado desse que chove o ano todo, não fomentam a produção de alimentos, pois simplesmente não interessa para o bolso de vcs. Abaixa o ICMS seus corruptos. Lahesio vem aí.

  14. O Maranhão tá lascado, dos três principais candidatos, até o momento não vi nenhum se manifestar sobre essa canalhice do ICMS, o que posso afirmar é que o governo atual, mente descaradamente, porque sabe que o povo maranhense em sua maioria é analfabeto funcional, pensa que todo imposto é o governo bolsonaro que cobra da população, 90% não sabe o que é ICMS, por isso canalhas como Flávio dino fazem a festa, pobre povo maranhense.

  15. Conversa para boi dormir, o Maranhão tem hoje um dos icms mais altos do Brasil, essa conversa dele de q o dólar mimimi, é por isso q está sendo tomada essas medidas para ajudar o povo de alguma forma, mais esses caras só pensam em prejudicar os outros, só para se beneficiarem, já fizemos a escolha errada votando no Flávio Dino, agora vamos dar oportunidade para outro, para pelo menos termos a esperança de que o Maranhão possa algum dia ser diferente, com melhores condições.

  16. Hora de da o troco para esse comunistas, Maranhão precisa de libertar, o bom que estamos conhecendo de verdade os candidatos!

  17. Isso é uma piada dizer que o imposto é pra suprir a o combate a pobreza mentira é pra encher os bolsos desses comunista safado o Maranhão só é governado por bandido por isso temos que eleger Bonfim esse ano!!!

  18. Fundo de combate a pobreza? Então pq o Maranhão continua o Estado mais pobre da federação? Salvo engano ganha só de Alagoas.
    Argumento pífio do senhor governador

  19. Infelizmente o Maranhão já teve presidente no comando do país .
    Os políticos aqui do Maranhão não fazem nada e quando fazem não presta.
    Diferente dos outros estados.
    Aonde a capital do Maranhão não tem nada .
    Uma indústria , fábricas .
    Aqui em São Luís e um interior disfarçado de capital.
    Aonde a maior parte da população o trabalho e comércio e cargos comício nado em prefeitura e governo.O Maranhão era para ser uma potência do Brasil.
    Quanto tempo tem gás natural em outras cidades .
    Sendo que aqui no Maranhão e o segundo maior produtor gás natural.
    Quem vive no Maranhão vive para alimentar a classe dos políticos.

  20. Vc e os demais governadores do nordeste não estão nem aí pro povo,só querem fazer política vocês são um atraso,olha a situação do nosso estado com a maior proporção de pessoas na extrema linha da pobreza.
    Por essas e outras vou votar em lahesio Bonfim.

  21. O povo já está cansado de arcar com tudo o que de despesas geradas para manter as mordomias desses canalhas, que ficam sempre inventando mais tributo dizendo que é provisório e com determinada finalidade que na verdade é pra os próprios benefícios. Ai quando aparece um presidente que si importa com o povo esses esses facínoras ficam sabotando e ainda dizem ser em nome do povo, chega de hipocrisia basta .

  22. Cabe ao Estado criar condições para que o setor privado desenvolva e possa gerar mais empregos e renda. Dessa forma a arrecadação de impostos irá aumentar. O que não pode é o Estado viver as custas do imposto dos combustíveis prejudicando os mais pobres, pois o rico pouco se importa com os aumentos que estão afetando o mundo inteiro.

  23. A esquerda é cara de pau diz trabalhar para o benefício dos mais pobres e quando surge a oportunidade de praticar o que prega arranja mil desculpas para não cumprir.
    Comunista é uma praga mundial.

  24. Se os Governadores e suas famílias pagassem pelo combustível que usam, eles baixariam o preço. Mas nenhum deles pagam pelo combustível que usam. Para mim, nenhum desses governos merece ser eleito. Nenhum.

  25. Oxi ele como Petista tá contrariando o pai dele Lula L@dra0 que afirma que essas coisas nada tem haver com o dólar, e outra o dólar sobe claro mas tem desce, e pq o preços não cai também? Vcs dizem que vai faltar do bolso do nordeste mas nao do cidadão vai fazer falta é no bolso de vcs. Lembrando que oque vcs tiram de imposto faz falta sim. Então se não tiver imposto nós teremos maior poder de compra. Seu corrupt0s.

  26. Olha sou do interior do Maranhão sou eleitor do dr Laércio Bonfim porque já estamos cansados de ladrões para roubar o povo do Maranhão que só pensam no seu bolso mais isto vai acabar e que o Maranhão vai sair desse buraco que os governantes colocaram do jardim da pobreza pois é fato que com nosso presidente e 22 será um país melhor e um Maranhão digno para todos

  27. Esses bando de pilantras pensam q o povo maranhense ainda é besta, ainda tem muita gente besta sim pra apoiar e eleger esses políticos q não pensam no povo e só pensam nos bolsos deles tirando do povo, vamos deixar de votar, ou melhor, vamos deixar de botar esses pilantras no poder, não vamos votar nesses pilantras, que só sabem tirar do povo e não ajudam o povo em nada, um cara de pau desse , falar em arrecadação para o Estado, só se for o estado do bolso dele, cadê a nossa segurança, cadê a nossa educação cadê a nossa saúde, vai em qualquer hospital público e me diz se vc é atendido como deveria ser, entra num socorrão desse aí e veja a humilhação de como o povo é tratado lá dentro jogado nos corredores, esses caras não estão nem aí para o povo, vamos também dá o troco para eles, não vamos mais eleger esse tipo de pessoas sem caráter e sem compaixão para com o povo, não vamos mais jogar nossos votos no lixo !!

  28. Sr. Governador respeite nós maranhenses, ja que não tem vergonha na cara peloenos honre o nome que seu pai lhe deu….

  29. Vagabundo, safado, ladrão só pensam neles não estão nem aí pra população

  30. Nunca vi esse governo comunista fazer nada o Maranhão ainda na faixa da extrema pobreza, recebem melhor em impostos e o Maranhão a mesma porcaria estradas tudo precária,bando de safados.

  31. Vai faltar e dinheiro e do bolso dele, viajando de jatinho para são Paulo para tirar um cisto do fígado, tá saindo dinheiro do nosso bolso contribuinte.

  32. Meu caro Gilberto, imagina se o estado do Maranhão não arrecada esses 2% do fundo de combate à pobreza? Será se a maioria das 10 cidades mais pobres do Brasil seriam do Maranhão? Acredito que não, acredito que seriam todas as cidades do Maranhão. O povo do Maranhão é burro, me desculpem a expressão

  33. Esse mentiroso hipócrita ainda tem coragem de vim a frente da TV falar essas mentiras, Maranhão só aumentou a pobreza nesses quase 8 anos de gestão Dino/Brandão e vc fala que tem um fundo de combate a pobreza,só se for a pobreza de vcs e dia aliados, deputados hipócritas,pq o povo tá morrendo.

  34. O Maranhão é o estado mais pobre do Brasil!! Esse político vem com essa, de combate miséria ! !!! O q fez o comunista d FD para melhorar o estado???

  35. Bando de parasitas escorados no estado
    O estado toma de assalto o dinheiro do pobre contribuinte
    E estes não vêm nada em troca
    Não temos saúde
    Educação de péssima qualidade
    Segurança só na casa destes larápios

  36. A governador canalha esta sobstimando a sabedoria dos maranhenses ,esse governador do Maranhão junto com Flávio Dino são dois vagabundo canalha fanfarrão picareta pilantra

  37. É desse jeito, sai um ruim entra um pior; ainda mais quando é rival de um presidende fantonche de uma familia que faz manbras no poder pra oprimir a população cria o caus; e joga culpa pra cima do presidente, já até abandonou o maranhão que é isso que ele sabe e é desse jeito (acorda maranhão.)esse povo nunca mais, só eu lá pra acabar com essa nojera.

  38. A miséria do Maranhão vem a décadas perpetuando, a arrecadação é absurda e nada se faz no estado, que tem 40 cidades entre as mais pobres do país, um dos piores IDH, o analfabetismo alargado até entre os jovens, educação precária e péssima gestão do dinheiro público. O Governo comunista nos últimos 4 anos ocupo-se em atacar o executivo federal, negligênciando as necessidades do nosso estado. Agora vem com esse discurso hipócrita e de motivação política partidária.

  39. Vergonha! É isso…. Agora a pergunta que fica é se o povo do Maranhão ainda vai eleger esses vermes desgraçados

  40. Vamos lembrar muito bem destes políticos corruptos nas próximas eleições … E Flávio dino não ganha mais não, vai mamar em outro lugar, é como Bolsonaro falou: enquanto Flávio dino fica mais gordo a população emagrece, de fome! Imposto pra combater a pobreza? Ou mentira! Presidente já tirou o máximo de imposto q pôde pra ajudar os Estados, mas se os governadores não permitir essa retirada de imposto, a população se prejudica!

  41. Levanta Maranhão!
    Esses vermes fazem do estado o mais miserável do país.
    Acabar com essa turma de Sarneys, Dinos, Rochas, Brandões, Camarões, Holandas, Otelinos, Osmares, Astros, etc…

  42. Esse senhor está pensando que o Povo é otário, Espere só para ver o que vai acontecer em outubro de 2022🇧🇷😉✌️!

  43. Eles se garantem nessa urna eletrônica não confiável para agirem assim contra o povo. Porquê é inadmissível ser contra a redução de impostos com argumentos pífios.

Os comentários estão fechados.