Capitania se enrola toda para explicar suspensão do ferry Zé Humberto

A Capitania dos Portos tentou (mas não conseguiu) explicar a decisão de atender a uma recomendação do MPF e suspender, na quinta-feira, 7, a autorização para funcionamento do ferry José Humberto.

Em nota, a Capitania diz que compete ao próprio órgão “atestar as condições de navegabilidade de embarcações”, que as “discrepâncias” encontradas na embarcação foram sanadas e que “informará ao MPF/MA os procedimentos adotados pela Autoridade Marítima para autorização de operação das embarcações, considerando as ações realizadas nas vistorias do Ferryboat ‘José Humberto’”.

Ou seja: segundo o comunicado, está tudo certo com o José Humberto, exatamente como diz a MOB.

Mas, se é assim, porque a Capitania dos Portos suspendeu a autorização para operação?

O órgão não explica…

De qualquer forma, segue abaixo a nota oficial.

A Marinha do Brasil (MB) informa que, atendendo recomendação do Ministério Público Federal no Estado do Maranhão (MPF/MA), retirou de circulação, nesta quarta-feira, 06 de julho, o Ferryboat ‘José Humberto’, que faz a travessia entre São Luís e Alcântara.

O MPF/MA recomendou que a embarcação somente retorne a operar após sanadas as discrepâncias de ordem documental e estrutural observadas nas inspeções de avaliação técnica.

Cabe destacar que a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), como agente da Autoridade Marítima no estado, é o órgão competente para atestar as condições de navegabilidade de embarcações. Assim, após diversas vistorias e testes realizados, foram sanadas as discrepâncias que impediam a operação do Ferryboat, motivo pelo qual autorizou a sua circulação.

A Marinha do Brasil, por intermédio da CPMA, tem a missão de primar pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição nos rios e mares, não havendo qualquer outro interesse, ao autorizar a operação do Ferryboat, que não seja o de atender a população maranhense, dentro das normas de segurança estabelecidas.

Por fim, a CPMA informará ao MPF/MA os procedimentos adotados pela Autoridade Marítima para autorização de operação das embarcações, considerando as ações realizadas nas vistorias do Ferryboat ‘José Humberto’”.

4 pensou em “Capitania se enrola toda para explicar suspensão do ferry Zé Humberto

  1. Pela leitura isenta da Nota da Capitania dos Portos, dá entender que ela por prudência e proteção aos usuários do ferryboat acata e reitera integralmente a recomendação do MPF. O que não quer dizer que a Marinha por essa cautela claudicou voltando atrás.

  2. Tá tudo legal com José Humberto uma balsa velha de carregar boi no Pará agora e uma super embarcação desgovernada na Bahia de São Marcos! Uma vergonha! Tô esperando pra vê o dia que Brandão e Flávio Dino vão entrar nessa embarcação junto com o povo pra uma travessia!

  3. Se estava tudo certo na CANOA José Humberto por qual motivo a Capitania acatou a RECOMENDAÇÃO? RECOMENDAÇÃO NÃO É DETERMINAÇÃO. Têm muito CAROÇO nesse ANGU. A Marinha deve explicação SÉRIA à sociedade. Esse Capitão OBEDIENTE vai ser TRANSFERIDO. AGUARDEM….

    • “Se estava tudo certo na CANOA José Humberto por qual motivo a Capitania acatou a RECOMENDAÇÃO?””
      Dúvida cruel. Nem Januário consegue responder…
      “Luiz, respeita Januário”

Os comentários estão fechados.