Revista aponta ‘legião de banguelas’ em Pedreiras

A revista piauí divulgou nesta semana uma reportagem que aponta para uma situação considerada “esdrúxula” na cidade de Pedreiras, no Maranhão.

Ao investigar o envio de valores milionários de emendas parlamentares para municípios do interior do Maranhão, a publicação revelou que a Prefeitura Municipal informou em 2021 haver realizado 540,6 mil extrações dentárias.

“Para chegar a tanto, Pedreiras teria que ter arrancado catorze dentes de cada morador. É quatro vezes mais exodontias do que fez toda a cidade de São Paulo”, diz a revista.

E mais: nos primeiros quatro meses deste ano, segue a reportagem, já foram mais 220,4 mil extrações – o que, feitas as contas, dá dezenove dentes extraídos por habitante, mais ou menos a metade da arcada dentária de todos os moradores. “A prefeita Vanessa Maia (Solidariedade) é enfermeira de formação, usa aparelho dentário, tem um sorriso largo e, aparentemente, é uma exceção municipal: possui todos os dentes. Procurada para explicar por que administra a cidade mais banguela do país, a prefeita não respondeu as ligações da piauí“, completa.

Em junho, a reportagem diz que encontrou a dentista Jaurilene Xavier, que atende num centro de saúde, e lhe perguntou sobre a incidência de extrações dentárias na cidade. “Antigamente, tinha mais procura por exodontia, mas agora não está tendo muito. São duas consultas, às vezes nenhuma por dia. É assim”, disse ela, sem ser informada dos números que a cidade apresentou ao SUS. A funcionária Conceição Benigno, que trabalha no posto, exibe uma bandeja com dentes extraídos – poucos, se comparados aos números da prefeitura. Em seu gabinete, o coordenador de Saúde Bucal de Pedreiras, Michel Sousa, contou que há vinte equipes de dentistas atuando na cidade e nos postos de saúde na zona rural, além de seis dentistas no Centro de Especialidades Odontológicas. Mas Sousa estimou que a média de extrações dentárias é de duzentas por mês. Pelos números inflados de Pedreiras, só nos quatro meses deste ano a média já bateu em 55 mil extrações mensais.

Leia aqui a reportagem completa.

2 pensou em “Revista aponta ‘legião de banguelas’ em Pedreiras

  1. INVESTIGAR DEPUTADOS COM MANSOES EM BARREIRINHAS POR 3 MILHOES E COMPRA DE CAVALOS DE MEIO MILHAO

  2. O destino “fantasma” das famigeradas emendas parlamentares no interior , sempre tiveram um caminho predileto e preferido das rachadinhas entre prefeitos e deputados. …poços artesianos ( ninguém vê), estradas vicinais isoladas, postos médicos sem médicos e remédios. Essa, de arrancar dentes , é singular…pois, perderam o medo de desviar recursos públicos…

Os comentários estão fechados.