Arraial do Ipem é encerrdado deixando saudades

Foram 30 dias de festa. Trinta dias de alegria, de diversão, de entretenimento. Trinta dias em que a cultura maranhense foi elevada à mais alta potência. Trinta dias em que o artesanato, a comida típica, as gostosuras da culinária maranhense ficaram a serviço da população. Trinta dias em que os grupos juninos mataram a saudade de apresentar a sua cultura para o público ver.

O arraial do Ipem, situado no bairro Calhau, encerrou com brilhantismo, no domingo (10), em uma noite repleta de cultura e de representatividade da tradição junina maranhense.

Mas não foram só as atrações juninas que mataram a saudade do São João nesses 30 dias de arraial, mas principalmente o público, que foi presença garantida em todas as noites. Segundo a coordenação do evento, pelo menos 20 mil pessoas passaram diariamente pelo local. Por dia, apresentaram-se 7 atrações, além do Espaço do Forró.

Para o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, a sensação é de dever cumprido. “O Arraial do Ipem encerra hoje (10), após 30 dias de muita alegria, valorização da nossa cultura, geração de emprego e renda, respeito ao público, uma equipe entregue, e tudo deu muito certo desde o primeiro dia. E o São João vai continuar, pois retomaremos as festividades juninas a partir do dia 14 de julho, no Shopping da Ilha. Seguimos todas as diretrizes do governador Carlos Brandão, que nos confiou e nos entregou essa missão honrosa, e vamos permanecer cumprindo com muita dedicação”, disse.

Um dos destaques do arraial foi o espaço para a vacinação contra a covid-19.

“É importante frisar que além da prestação de serviço para a cultura, o São João do Maranhão também presta um serviço social. Tivemos a participação de 24 beneficiários do programa Mais Renda que tiveram, por meio do São João do Maranhão, suas rendas aumentadas e estimuladas, a partir do arraial do Ipem”, disse o secretário Paulo Victor.

E vem aí o Arraial do Shopping da Ilha – Conforme prometido, serão 60 dias de programação junina, então, o público pode se preparar que tem mais São João até o dia 31 de julho. Começa no dia 14 de julho a programação do arraial do Shopping da Ilha (no Espaço Reserva, avenida Daniel de La Touche), com programação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, de quarta a domingo, incluindo atrações como grupos de bumba meu boi, danças juninas, shows musicais.

Para o Arraial do Shopping da Ilha, o governo do Maranhão também preparou quiosques e stands de venda de artesanato, além de espaços instagramáveis e para as crianças.