Sarney rebate críticas de Boslonaro ao sistema eleitoral

O ex-presidente José Sarney (MDB) rebateu na noite de quarta-feira, 20, em discurso na Academia Brasileira de Letras (ABL), as recentes críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro.

O o decano da Casa foi indicado orador oficial da solenidade de 125 anos da ABL, e defendeu a democracia e o Poder Judiciário. Ele não chegou a citar o nome do atual presidente da República.

“Infelizmente, não é só a cultura brasileira que precisa, neste momento, ser defendida. Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal”, declarou.

Em reunião com embaixadores na segunda-feira (18), Bolsonaro desaprovou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Sarney, é necessário garantir liberdade de atuação ao Judiciário. “E garantir que o Judiciário exerça em plenitude suas responsabilidades é absolutamente necessário para que a democracia prevaleça. O Brasil precisa se unir em torno deste objetivo”, completou.

12 pensou em “Sarney rebate críticas de Boslonaro ao sistema eleitoral

  1. De bons oradores, de pessoas que se expressam muito bem, de homens que têm o dom da comunicação e da boa oratória…. o inferno tá cheio. Prefiro os que falam diretamente com o povo a quem fala pra meia dúzia de pseudointectuais.

  2. Nada mais normal sarney rebater as críticas do presidente Bolsonaro ao Poder Judiciário, afinal, assim como o PT, Sarney também o aparelhou.
    Já viu uma avó achar bom alguém criticar seu neto?

  3. Presidente Sarney,”garantir a liberdade de atuação do judiciário”??sua lucidez de homem publico deve saber dos “abusos” desse poder.O Brasil deve muito ao Senhor pela transição democrática mas,dar mais liberdade aos tribunais Superiores é defender a ditadura de um Poder que o senhor tanto combateu.Deus lhe abençõe.

  4. Homem de fala mansa e bonita para quem lhes convêm e interessa, porém, nunca ajudou o Maranhão a sair da pobreza e do caos, infelizmente o Maranhão não tem sorte com seus gestores, só tem corruptos e bandidos!

  5. Todo meu respeito ao ex presidente, mas querer defender esses togados que não respeitam a continuação. Poupe o povo do bem desse comentário!

  6. O Sarney depois de velho ficou caduco… 50 anos de mandatário e chefão politico. , pulou todos os muros em Brasília, atrás de presidentes e generais, não tirou o Maranhão da pobreza e da miséria…..pelo contrário, deixou o Estado na penúria, êle, seus familiares e puxa-sacos e bajuladores….

  7. Vixe será que agora bugou a cabeça do escriba? O presidente, que apoia, critica o processo…
    O ex-presidente, ao qual é ligado, defende.
    E agora, José?

Os comentários estão fechados.