Barreirinhas: Ponte sobre Rio Preguiças vai possibilitar benefícios socioeconômicos e mais segurança

Um marco inédito se abre com a construção da ponte sobre o Rio Preguiças, na cidade de Barreirinhas. Uma grandiosa obra do Governo do Maranhão, que segue com projetos de construção de pontes, que promovem a interligação e a unidade de todo Estado.

Uma obra de 240 metros de extensão, toda no concreto armado, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA).

A estrutura vai possibilitar a ligação entre a zona rural, com a urbana do munícipio e será um grande alívio a toda população que, antes, vivia no isolamento. O transporte dos moradores para o outro lado do Rio Preguiças sempre foi realizado apenas por balsa, podendo ter espera de mais de 1 hora nos dias mais movimentados e perigo nos dias chuvosos.

A obra, além de facilitar a mobilidade de turistas na região, permitirá, também, que moradores tenham mais acesso à saúde, educação e segurança, além de melhorias na travessia agrícola e artesanal para a sede da cidade, facilitando, assim, o escoamento empregado aos povoados se desenvolverem economicamente.

Sonho antigo
A construção da ponte é uma conquista para as quase 15 mil pessoas que moram nos povoados e para os turistas que, anualmente, lotam a região. Uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão com toda a população dos vilarejos, como Atins, Laranjeiras, Mucambo, Caburé, Ponta do Mar, Tapuio, Casante, Cedro, Santo Antônio e outros.

Raimundo Nonato Silva, morador há mais de 40 anos do povoado São José, diz que a realização da obra é um sonho antigo de toda a população e que, agora, a satisfação faz parte do cotidiano dos moradores. Ele conta que já pode, até, mensurar as melhorias que a obra vai trazer. “A gente já lutava para que isso viesse acontecer. Vai trazer muitos benefícios ao povoado. Agora vamos ter horários exatos para sair e chegar, além de a gente saber que os nossos produtos vão ser atravessados com segurança. Tudo o que sempre sonhamos, ter um transporte moderno e que nos garanta segurança”, reconheceu.

Detalhes
A estrutura é dividida em nove eixos de sustentação. Destes, quatro já estão prontos. Atualmente, as equipes de engenharia estão atuando na execução de dois eixos de fundação da ponte.

Para garantir estabilidade, as cravações em concreto estão sendo feitas em uma profundidade de cerca de 20m dentro do solo. O projeto conta com uma extensão de 240 metros, que liga a área urbana à zona rural.
O tabuleiro da ponte, por onde os veículos vão passar, é feito de concreto armado, com uma largura de mais de 10 metros e vai contar com pistas para pedestres e ciclovias.

A obra é fruto de um investimento de mais de 24 milhões de reais e está com um avanço de 34%, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento urbano.