Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado novamente

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) adiou mais uma vez o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TL, que estava marcado para esta terça-feira, 20.

O prazo final é até amanhã, quarta-feira, 21, quando se encerra a chamada “janela” de lançamentos em virtude da posição da Terra. O primeiro prazo para lançamento era segunda-feira, 19,e já havia sido adiado.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, o novo adiamento foi motivado por novo exame na válvula do foguete.

As equipes do CLA devem definir uma nova data e horário para o lançamento.

O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), seus dados irão transmitir dados de telemetria para análise. A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas  como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.

O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro.