Alunos da rede pública de Rosário participam de Torneio de Robótica

Alunos das unidades da rede municipal de ensino José Maria Saldanha e Monsenhor Luís Alves Madureira (CEMA) participam neste sábado (4) e domingo (5), das disputas para o Torneio SESI de Robótica FLL, Regional Maranhão. Os adolescentes participam da atividade complementares por meio do projeto Educarte.

No evento participam alunos do SESI e de escolas públicas do Maranhão, Piauí, Tocantins e Paraíba, que acontece na unidade do SESI Araçagi, em São José de Ribamar.

A temporada 2023, que se chama Super Powered, desafia os competidores de 40 equipes, com 255 alunos de 9 e 16 anos e 56 técnicos a pensarem em soluções viáveis para o uso responsável de energia e pensar um futuro energético inovador.

O campeonato consiste na tomada de decisões dos membros das equipes e em realizar todo o trabalho do Desafio do Robô e do Projeto de Pesquisa. Isso inclui: no Desafio do Robô, decidir sobre estratégia construção e programação do robô; e na Pesquisa, escolher o problema e encontrar a solução inovadora, bem como realizar a apresentação no torneio oficial. Técnicos e demais adultos desempenham um papel importante em treinar e apoiar a sua equipe, mas a construção do robô da equipe e do projeto deve ser o trabalho das crianças e adolescentes.

A etapa regional do Maranhão do Torneio SESI de Robótica também contará com a participação de 9 equipes dos alunos do Projeto F1 Schools, que envolve 49 estudantes e 8 técnicos de São Luís, Imperatriz e Tocantins. As escuderias têm como desafio construir um carro em miniatura, criar um logotipo, divulgar na mídia, conseguir patrocínios e parceiras e desenvolver projetos sociais.

O F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. Os estudantes elaboram um protótipo de carro da Fórmula 1, e vivenciam, durante a prova, toda a experiência de uma corrida.

O campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

A realização do Torneio Regional de Robótica do SESI Maranhão conta com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, via Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Maranhão, apoio da Vale, Eneva, SESC, Grupo Mirante, Equatorial Telecom, Ricco, Coca Cola, Dominus Pizzaria, Sebrae, IEL-MA e Louvre Magazine. As parcerias proporcionam uma verdadeira imersão no mundo da robótica com a busca de alternativas inovadoras para a geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia.