Campeonato Maranhense de Levantamento de Peso ocorre neste sábado em SLZ

Atletas de todo estado entram em ação neste fim de semana, em São Luís, em busca de títulos no LPO (Levantamento de Peso Olímpico). É a 3° Edição da Copa Professor Dimas de Levantamento de Peso, que também serve como base para os atletas da Seleção Maranhense que buscam índice para o Campeonato Brasileiro de LPO, previsto para o mês de maio, em Minas Gerais.

O Estadual vai reunir cerca de 100 participantes em oito (08) categorias no masculino e oito (08) no feminino, divididas por peso corporal. E ainda categorias por faixa etária (infantil até 13 anos, sub 15, sub 17, sub 20, adulto e máster).

A competição, que abre o calendário 2023 do LPO maranhense, acontece neste sábado, das 09 da manhã até às 18h, com disputas no arranco (“snatch”) e no arremesso (“clean and jerk”).

Entre os participantes, destaque para os atletas da Seleção Maranhense, Cayo Elsias (atual campeão maranhense, vice-campeão Brasileiro sub 20). Amanda Marques (campeã estadual e campeã brasileira sub 20), Hanna Luísa (campeã brasileira 64kg e adulto), João Pedro Maciel (vice-campeão brasileiro sub 20 e 61kg), que sobem no tablado em busca de índice para representar o Maranhão no Campeonato.

Destaque ainda na competição para Geovana Jansen que está em busca do índice para seu primeiro Brasileiro e Isaac Mousinho, de apenas 13 anos de idade, atleta mais jovem do Nordeste a tentar arremessar 100kg e que também vai tentar alcançar o índice para o Brasileiro, na categoria sub 17.

Issac treina LPO há 4 anos, está na modalidade desde os nove (9) e surge com um dos atletas de grande potencial no LPO brasileiro.

“O Campeonato Estadual é uma disputa fundamental para o desenvolvimento dos nossos atletas. É a única oportunidade que eles têm de se testarem dentro de casa, de se avaliarem tecnicamente, inclusive, a nível nacional, já que o Maranhense também serve de base para os atletas que buscam índice para o Brasileiro. Vale destacar também o fato de que é um momento único de competir diante de uma torcida, de se apresentar, digamos assim, como representante do nosso LPO para o público” – disse Eduardo Roberto da Silva, diretor técnico da FELP-MA

SOBRE OS EXERCÍCIOS:

O Arranco (“snatch”) – é a primeira prova da competição de LPO e consiste em levantar a barra em um só movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Para executá-lo o atleta pega a barra e a levanta à maior altura possível. Em seguida agacha completamente posicionando a barra acima da cabeça com os braços estendidos e finalmente se coloca de pé imóvel até o sinal dos árbitros para baixar a barra

O Arremesso (“clean and jerk”) – consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito – primeiro tempo (“clean”). E desde o peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça – segundo tempo (“jerk).

Um comentário em “Campeonato Maranhense de Levantamento de Peso ocorre neste sábado em SLZ

  1. Qual será SL-A?
    Provavelmente é a São Luís, estadunidense, do Missouri, na fronteira com o Illinois.
    Pena ser a SL-Z, a última.

Os comentários estão fechados.