
O setor supermercadista no Brasil teve um total de R$695,7 bilhões em receita bruta em 2022 – representando7,03% do PIB nacional. Os dados são do Ranking Abras 2023, na sua 46ª edição, divulgado na segunda-feira, 17, durante o Smart Market, encontro do setor que reuniu as lideranças do varejo alimentar no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O Carrefour, que lidera a lista pela sétima vez consecutiva, consolidou ainda mais sua posição com um faturamento de R$ 108,1 bilhões em 2022, aumento de 33,1% em relação a 2021. O incremento foi principalmente devido à aquisição do Grupo Big no ano passado.
No entanto, o segundo lugar não foi ocupado pelo tradicional concorrente, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), mas sim pelo Assaí Atacadista, que registrou um faturamento de R$ 59,7 bilhões. O terceiro lugar ficou com o Grupo Mateus, do Maranhão, que ultrapassou o GPA e registrou um faturamento de R$ 24,6 bilhões.
O estudo também apontou que o setor foi responsável pela contratação de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. A abertura de unidades também cresceu: 94.706 lojas foram inauguradas em 2022, ante 92.588 em 2021. Os espaços atendem cerca de 28 milhões de consumidores diariamente, agregando um total de 245,4 mil checkouts.
Em um Estado que ele é dominante, não tem concorrente fica fácil de chegar a esse patamar!
Pagando apenas 2 por cento de ICMS (e não 17 por cento), benefício exclusivo concedido por Dino, o Mateus levou à falência os concorrentes no Estado (Maciel, Carone, Silmar…).
O Estado (Brandão) deveria revogar tal benefício injustificado, a bem da igualdade de tratamento tributário.
Diga lá, Brandão. Faça diferente e melhor que seu antecessor
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