A taxa de analfabetismo no Brasil registrou queda de 0,5 ponto percentual entre 2019 e 2022. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 5,6% da população do país com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever em 2022. São 9,6 milhões de pessoas. A publicação também reúne dados envolvendo outros indicadores como nível de instrução, frequência à escola e abandono escolar.
No Maranhão, registrou-se a maior queda do período. Em 2019, a taxa no estado era de 14,6%, mas caiu 2,5 pontos percentuais, para 12,1%, em 2022.
2019 foi justamente o ano em quem o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto nº 9.765, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA), um marco para a educação brasileira.
Por meio do programa, começaram a ser implementados programas e ações para a promoção da alfabetização com base em evidências das ciências cognitivas, aos quais os entes federativos poderão aderir voluntariamente. A finalidade é melhorar a qualidade da alfabetização no território brasileiro e combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional.
Não foi trabalho do Dino e Camarão, foi do Bolsonaro ! Alguém conhece algum PLANO de Bolsonaro com o mínimo e coerência? Em tempo, Não tenho NENHUMA simpatia pelo Flávio.
Tem nada
O plano só não atingiu a ti, pois continuas um energumeno analfabeto..
Plano de Bolsonaro ? Larga de ser mentiroso rapaz. Por que não cita o “Sim, eu posso”programa de alfabetização planejado e executado pelo governo do estado, em parceria com o MST que alfabetizou milhares de maranhenses. Essa tua informação é leviana e falsa.