Propaganda no Hospital da Criança pode complicar candidatura de Braide

Uma propaganda eleitoral da campanha do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), pode complicar sua candidatura na Justiça Eleitoral.

Na inserção, um cinegrafista percorre corredores e sala do Hospital da Criança, como se fosse uma criança em atendimento.

Depois, o gestor surge do lado de fora, exaltando o feito da sua administração.

A tese que pode levar Braide a ter problemas com a Justiça Eleitoral vem de Campinas.

Na cidade do interior paulista, o atual prefeito, Dário Saadi (Republicanos), teve o registro de candidatura cassado na semana passada pelo juiz eleitoral Paulo César Batista dos Santos, da 275ª Zona Eleitoral de Campinas.

O magistrado considerou que houve abuso de poder político por parte de Saadi durante a campanha eleitoral. O candidato à reeleição teria gravado vídeos dentro de equipamentos públicos que ele teria tido acesso por ser prefeito, contrariando a isonomia entre candidatos ao pleito.

“No caso presente, houve demonstração do abuso de poder político, sendo perceptível a ocorrência de campanha que transborda os limites admitidos pela legislação eleitoral, já que, como dito alhures, foram utilizadas imagens que não são públicas e acessíveis a todos os demais candidatos”, diz a decisão.

E segue: “Sobretudo porque não captadas em praças ou quaisquer outros locais de livre circulação dos munícipes, acessíveis a outros candidatos, mas sim em locais de acesso restrito ao seu interior, cuja utilização, a meu ver, caracteriza o abuso do poder político, de modo a caracterizar a ilegalidade”.

O magistrado acatou, ainda, pedido para que Dário apague as peças publicitárias citadas na ação e também declarou-o inelegível por oito anos.

Se o mesmo critério for utilizado pela Justiça Eleitoral maranhense, Eduardo Braide pode estar correndo sério risco.

2 pensou em “Propaganda no Hospital da Criança pode complicar candidatura de Braide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *