O desembargador Gervásio Protásio Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), deferiu neste sábado, 30, pedido do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) e determinou que o Governo do Estado reajuste o valor das emendas parlamentares a serem pagas em 2025.
Na ação, o comunista reclama da decisão do Executivo de destinar 0,86% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano que vem para as emendas, o que importaria em um gasto anual da ordem de R$ 197 milhões. E pediu que o Judiciário determinasse ao Estado o pagamento de 2% da RCL: nesse caso, o valor subira para R$ 459 milhões (saiba mais).
Pedido igual foi feito pelo deputado Carlos Lula (PSB).
No caso da ação de Lago, o pleito foi atendido.
Para o magistrado, ao estabelecer percentual para emenda parlamentar inferior ao do Executivo federal, o Estado do Maranhão estaria ferindo o princípio da simetria.
“Na espécie, constata-se que o pedido formulado encontra respaldo em sólida jurisprudência do c. Supremo Tribunal Federal, a qual firmou entendimento de que as normas da Constituição Federal relativas a emendas parlamentares individuais, incluídas as regras de limites percentuais e execução impositiva, são de observância obrigatória pelos Estados-Membros, em respeito ao Princípio da Simetria”, destacou.
Baixe aqui a decisão .
Me parece justo o pleito dos deputados…porém, tem que ter uma fiscalização mais rígida e vigilância nos repasses .
Os filhos Flávio Dino Carlos Lula e Rodrigo Lago, que se auto intitulam deputados de esquerdas, utilizam de práticas que, até pouco tempo, condenavam. Agora o ‘centrão’ do Maranhão quer utilizar de emendas parlamentares para emparedar Carlos Brandão e inviabilizar o governo. E, quem paga essa conta? Somos todos nós maranhenses que vamos sofrer por deputados fisiológicos que agem só para atender seus interesses. E, ainda, não se assumem enquanto oposição e entrega os diversos cargos que tem no governo. Esse é o Maranhão. Essa é a pseuda esquerda,