
A presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), em Brasília – onde participou, nesta quinta-feira, 19, de agenda no FNDE – deixou em polvorosa parte da imprensa maranhense sobre a possibilidade de ele estar trabalhando pela construção de uma saída para o racha que se estabeleceu entre os grupos do governador Carlos Brandão (PSB) e do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Alguns mais apressados adiantaram-se em garantir que um acordo já estava concluído pela paz entre os (ex-)aliados.
“Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”, como diz a sabedoria popular.
De fato, o petista tem sido uma espécie de ponte entre os dois grupo. E há, efetivamente, tratativas já em andamento na capital federal para uma recomposição amigável.
Fontes, governistas e oposicionistas, ouvidas pelo Blog do Gilberto Léda traçam, de lado a lado, um panorama muito parecido do verdadeiro caos que se instalou na política maranhense.
A percepção geral é de que os dois lados estão perdendo com o rompimento – sobretudo politicamente, imaginando-se uma dura eleição estadual pela frente, em 2026.
Por isso, apesar do início das conversas, pode-se dizer que um grande acordo ainda está a alguma distância de ocorrer. Notadamente porque, se nos dois grupos há quem deseje o fim da crise, há, de igual modo, os que já não admitem mais baixar as armas, que acreditam que as fissuras abertas nos últimos meses são irremediáveis.
Portanto, é cedo para dizer que um armistício está garantido. A única certeza, no momento, é a de que lideranças das duas alas estão em diálogo permanente, sobretudo nos últimos dois dias.
printe, pois são eternos esses.
Brandão: Senador
Camarão: Governador
Eliziane: Vice-Governadora
Othelino: TCE
Nunca mais o Estado ou a SEDEC pagaram os precatórios…. Muitos processos liberados para pagamento imediato estão “demorando muito” para solução de pagamento….Muita enrolação, muita exigencia , muita burocracia e muitos funcionários numa sala para assinar….Será que o Governador Carlos Brandão sabe disso ?
Os precatórios dos professores nunca mais o Estado pagou… A Defensoria do Estado já liberou a meses mas a SEDUC está ” amarrando “…
Esse poderia ser um aceno para arrefecer as tensões contra Brandão….porém, pode ser uma estratégia de Brandão para eleger- se senador , e lançar o camarão ao governo…ocorre, que se ele deixar os convênios e todos amarrados Camarão não poderia fazer nada . Brandão se elegeria e camarão continuaria na praia pegando sol.
É bom lembrar que Flávio Dino não cumpre acordo nenhum. Ele só tem um propósito: chegar a Presidência da República. E, para tanto, não medirá esforços, muito menos, qualquer compromisso preestabelecido. Suas atitudes comprovam que não é político de grupo. Já alijou José Reinaldo Tavares, traiu Wewerton Rocha e quis empurrar goela abaixo Rubens Jr prefeito de São Luís. Agora, quer impor a todo custo, Felipe Camarão, o ventríloquo, Governador do Maranhão. E, todos lembram que na última campanha toda máquina administrativa foi usada para fazer Márcio Jerrry, o federal mais votado da história do Maranhão, o que não aconteceu. Em troca Jerry nomeou a esposa de Dino em seu gabinete. Agora, mais uma vez, o supremo com toda a sua arrogância e prepotência quer, a todo custo, destronar Brandão do Governo. E, assim caminha a humanidade e os atos atrozes de “forças supremas”.
Unidade e parceria!? huehuehuehuehue