AtlasIntel: desaprovação de Lula é maior do mandato, e chega a 49,8%

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu maior nível na série histórica, conforme pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (10). Segundo o levantamento, 49,8% dos entrevistados desaprovam o desempenho do presidente, enquanto 47,8% o aprovam. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando um empate técnico.

Esse é o primeiro levantamento em que a rejeição ao presidente supera numericamente sua aprovação. Em novembro de 2024, a desaprovação estava em torno de 45%, mas aumentou significativamente em dezembro, período marcado pelo anúncio de um pacote de corte de gastos pelo governo federal.

A pesquisa, realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, ouviu 2.873 brasileiros com mais de 18 anos. Além da avaliação pessoal de Lula, os entrevistados também opinaram sobre a gestão do governo. Para 44,6%, a administração é ruim ou péssima, enquanto 40,8% a classificam como ótima ou boa. Outros 13,3% consideram o governo regular.

O levantamento também revelou os principais problemas apontados pelos brasileiros. Os dados mostram que corrupção (54,5%) e tráfico de drogas (54,2%) lideram as preocupações, seguidos por economia e inflação (27,8%), mau funcionamento da Justiça (20,8%), enfraquecimento da democracia (19,7%) e extremismo e polarização política (18,9%).

Com uma amostra de 2.873 participantes, a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro, por meio de questionários online. O levantamento da AtlasIntel e Bloomberg é feito mensalmente, fornecendo um panorama constante das intenções de voto para 2026.

2026

O levantamento também ouviu os entrevistados sobre as eleições de 2026. Em todos os cenários, Lula aparece na liderança.

Nos números do primeiro cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como principal nome da direita, Lula possui uma vantagem de 9,3 pontos percentuais. O petista alcança 42,5%, enquanto Tarcísio fica com 33,2%. Em um campo com múltiplos concorrentes à direita, incluindo o cantor Gusttavo Lima, que anunciou suas intenções políticas, a diferença se mantém considerável. Já Pablo Marçal, terceiro colocado, aparece com apenas 6,9%.

No segundo cenário, com a entrada de Eduardo Bolsonaro (PL) como principal nome da direita, a vantagem de Lula sobre o deputado federal é ainda mais robusta, chegando a quase 20 pontos percentuais. Lula se mantém com 42,5%, enquanto Eduardo Bolsonaro soma 23,5%. A pesquisa também apresenta a participação de outros nomes como Pablo Marçal (7,9%) e Ronaldo Caiado (6,2%).

A pesquisa também simula diversos cenários de segundo turno, nos quais Lula mantém vantagem sobre os principais concorrentes da direita, incluindo Jair Bolsonaro (PL), que, embora inelegível, figura entre os adversários mais próximos, com 43% contra 49% do atual presidente.

5 pensou em “AtlasIntel: desaprovação de Lula é maior do mandato, e chega a 49,8%

    • Concordo plenamente,40 ministérios,a maioria sem nenhuma função importante,Governando em dobradinha com o STF,sempre com o velho discurso(desde o primeiro mandato)em acabar com a pobreza e “dizendo sempre,se preocupar com os pobres”,a economia está em frangalhos,o IBGE dirigido por um militante de esquerda ele foi até a posse o mesmo,talvez o unico do 2o.escalão com esse prestígio,agora vem como política de governo,a TAXAÇÃO,perseguir quem usa o PIX,quando ele em suas 43 viagens milionárias,colocou o cartão corporativo sob sigilo de 100 anos.

  1. Esse indivíduo DESGRAÇADO e sua corja, estão acabando com o Brasil… bem feito pra quem votou nessa PRAGA …o pior, é que todos nós estamos pagando pelas mazelas causadas por esse INFAME e companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *