
A regulamentação da reforma tributária como foi sancionada nesta quarta-feira (16) deve resultar em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) médio de 28% no Brasil, segundo estimativa apresentada pelo secretário extraordinário da reforma, Bernard Appy.
A taxa levaria o país a ultrapassar a carga de alíquota aplicada na Hungria (27%), assim tomando a pole position no pódio dos maiores impostos do mundo.
Porém, durante sua primeira passagem pela Câmara dos Deputados, o texto de regulamentação ganhou um novo mecanismo que deve impedir isto de acontecer: a trava de alíquota.
O dispositivo serve para fazer exatamente o que o nome sugere: impedir que a alíquota geral ultrapasse um nível determinado. No caso, o patamar estabelecido é de 26,5%.
O contribuinte médio, ao se deparar com esse número, geralmente se espanta com o peso previsto dos impostos pós-reforma. Porém, a proposta da reforma – e da trava – é de assegurar que a carga tributária atual não aumente ou diminua.
Por que o Brasil pode ter o maior imposto do mundo?
Durante a tramitação do projeto de regulamentação da reforma tributária, uma série de exceções e regimes especiais foram aplicados sobre a cobrança do IVA.
Segundo Appy, a inclusão de excessões durante a tramitação no Senado foi o que mais pesou para que a carga média passasse de 26,5% para os 28% estimados. À época do trâmite, o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), buscou abraçar – parcial ou integralmente – cerca de 600 das mudanças propostas pelos legisladores.
O secretário afirma que as alterações que mais impactavam a alíquota foram rejeitadas quando o texto voltou para a Câmara dos Deputados.
Porém, reconhece que o imposto final deve ser “um pouquinho maior” do que o estimado durante a primeira passagem do projeto pelas mãos dos deputados federais.
Que situação ruim!
Por outro lado:
A abominável Mortadela Lima, g1 e Globo TV continuam, hoje dia 17, dizendo que foi mesmo fake news a questão do PiX. Puxa! Que Rede de TV embusteira e mentirosa é a Globo! 🤮
Esquerda canalha!
Vamos lá, lembrem que 50,83% dos brasileiros queriam que isso acontecesse, agora reclamar é complicado, o que podemos fazer é esclarecer esses 50,83% que não precisa votar em Bolsonaro, basta não votar em quem já demonstrou que não sabe administrar o país e está levando todos os Brasileiros a ruina, principalmente aquele que não tem como sair deste país, triste.
ESSA ESQUERDA É UMA DESGRAÇA MUNDIAL…POR ONDE PASSA O POVO SE LASCA…Uma parte do Brasil infelizmente ainda acredita nas lorotas desse indivíduo Infame q tá desgovernando o país .
Mas lembra que é pq a direita deixou colocou a carne, não aceitou taxar grandes fortunas, reduziu o imposto para compras de armas que só serve para eles etc. A cesta básica com imposto zero tá chegando aí. Tem que taxar esses ricos já que ficaram ricos de esquemas e de extorquir classe média e pobre. E ainda tem a maioria deles que sonegam impostos
Ah Mauro, me compra um bode vai.