Secretária de São Luís grava novo vídeo após chegar à Jordânia

A secretária municipal de Inovação e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, conseguiu deixar Israel nesta quarta-feira (18) com o apoio da Embaixada de Israel, após o aumento das tensões entre o país e o Irã. Ela integrava uma comitiva de brasileiros que estava em missão oficial e precisou ser evacuada por via terrestre devido ao fechamento do espaço aéreo israelense.

O grupo, composto por cerca de 29 brasileiros, deixou o território israelense em um ônibus fretado pela embaixada. A viagem teve como destino final a capital da Jordânia, Amã, onde os integrantes da delegação brasileira estão hospedados em segurança, com estrutura e logística garantidas pelo governo de Israel.

Segundo relatos de pessoas próximas à missão, os momentos de incerteza começaram no último fim de semana, com a intensificação dos ataques entre Israel e forças ligadas ao Irã. Com o agravamento da situação e a interrupção dos voos comerciais, a alternativa encontrada foi o deslocamento terrestre até o país vizinho.

A previsão é que Verônica e os demais brasileiros deixem a Jordânia no dia 21 de junho, com embarque em um voo com escala em Doha, no Catar, e chegada ao Brasil no domingo (22). Apesar do susto, todos os membros da missão passam bem.

Verônica Pires participava de uma agenda institucional com foco em inovação e tecnologia, e sua permanência em Israel coincidia com o período de escalada do conflito na região. O retorno ao Brasil marca o fim de uma operação de evacuação que contou com a articulação direta da diplomacia brasileira e israelense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *