Jornalista do MA é acusado de stalking e incluído no inquérito das fake news após noticiar suposto uso irregular de veículo por Dino

O jornalista Luís Pablo, titular de um dos blogs mais acessados de política no Maranhão, foi alvo nesta semana de uma operação de busca e apreensão desencadeada pela Polícia Federal em sua residência.

A determinação foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e cumprida na terça-feira, 10.

Apenas nesta quinta-feira, 12, no entanto, detalhes do caso vieram à tona.

Pablo tornou-se alvo do infame “Inquérito das Fake News” (Inq. 4.781/DF), após fazer publicações sobre suposto uso irregular de um veículo do TJ maranhense pelo ministro Flávio Dino e sua família.

O caso grerou uma apuração preliminar por parte do Serviço de Inteligência do STF e, posteriormente, uma representação do próprio Dino, alegando perseguição (ou stalking, no termo em inglês).

A petição, então, foi distribuída por sorteio ao ministro Cristiano Zanin, que declinou da competência alegando que, por prevenção, o assunto deveria ser tratado por Moraes dentro de um inquérito que, segundo a OAB, já deveria ter sido encerrado.

Ao que parece, o alvo não é diretamente o jornalista, mas sua fonte. De posse de dados pessoais do blogueiro, pode-se ter acesso a quem fez a denúncia a ele inicialmente.

O que torna o caso ainda mais grave.

E dá ainda mais razão a um editorial do Estadão, publicado também nesta semana com forte crítica ao próprio Alexandre de Moraes.

Dizia um trecho da publicação:

“A percepção é de que a aplicação da lei pode variar, entre sonolenta e draconiana, conforme a posição institucional de quem está sob suspeita. Pela lógica constitucional, o poder emana do povo, aqueles que o exercem estão a seu serviço e, como bons funcionários, devem prestar contas de seus atos. Mas as autoridades togadas invertem essa lógica e tratam o poder como se fosse coisa sua, e os cidadãos como seus serviçais”.

5 pensou em “Jornalista do MA é acusado de stalking e incluído no inquérito das fake news após noticiar suposto uso irregular de veículo por Dino

  1. ⚖️ Essa ação da polícia do supremo é só mais um reflexo do nosso Olimpo dos Deuses: lá de cima, eles decidem quem pode falar e quem deve se calar.

    ❓Perguntas inconvenientes (que não se deve fazer aos deuses):

    Por que perguntas incômodas viram pecado?

    Quem deu aos deuses o monopólio da verdade?

    O Brasil é país ou apenas palco de teatro mitológico?

    No fim, parece que não podemos incomodar o Olimpo… sob risco de sermos intimados pela #PolíciaDoSupremo. 🎭🇧🇷

  2. INTERESSANTE. O Ministro de pronto age e responde a matéria do blogueiro que ele considera “perseguição”, mas, se CALA quando aliados envolvemseu nome em fatos muito mais grave, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *