Detran alerta para cuidados no trânsito durante o Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o Carnaval, que começa nesse fim de semana. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o departamento alerta para cuidados simples que podem evitar infrações, acidentes e até mortes nas vias.

 Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes,  é fundamental chamar a atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. “Respeitar a sinalização, evitar dirigir cansado ou sob estresse, jamais dirigir alcoolizado, manter distância do veiculo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que experimentamos uma sensível redução do nosso campo visual são medidas simples que fazem a diferença”, recomenda Lopes.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, André Campos é necessário promover junto a cultura da alegria e da descontração o respeito mútuo no trânsito também no carnaval. “Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. A lei seca está ai para ser respeitada e toda a sociedade deve cumpri-lá”, afirma.

Alguns cuidados no caso de chuva

– Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado;

– Ao dirigir de forma defensiva, o motorista diminui as chances de se envolver em acidentes;

– Fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente;

– Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;

– Não freie bruscamente sem necessidade;

– Não faça ultrapassagens perigosas;

– Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;

– Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo.

Confira algumas outras dicas:

– Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

– O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.

– Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até 10 anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas, regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

– Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

7 pensou em “Detran alerta para cuidados no trânsito durante o Carnaval

      • Tem muita gente comprando cerveja que diz no rotulo ser sem álcool, pelo que li na internet a maioria tem uma porcentagem pequena de álcool porém segundo alguns químicos essa quantidade pequena é rapidamente dissolvida no organismo. Você conhece algum caso que a pessoa toma essas cervejas e o bafômetro não acusa?

  1. gostaria que o Detran providenciasse um CAMPANHA no sentido de alertar os motoristas do maranhão para que observasse o conteudo do artigo 29 item lll b, do CNT que se refere a preferencia de quem vem do lado direito, ou seja, a preferencia é sempre de quem vem pela direita, aqui em São luis, esse detalhe é esquecido, provocando sempre dissabores e batidas espero que esse alerta seja considerado.Caro gilberto Leda.

  2. Qual o sentido da campanha meu Caro? meu amigo quem tira carteira aprende todas essas normas estar na legislação portanto essas campanhas são apenas para gastar dinheiro do contribuinte se os motoristas estão alcoolizados tem que ser multados perder o direito de dirigir é a lei todos sabem disso, a não ser que não teito o curso de legislação portanto não concordo co essas campanhas, campanha para orientar o limite velocidade, para orientar onde deve estacionar, para orientar que se tiver chovendo precisa reduzir a velocidade se tiver cansado tem que parar, não aguento isso sou motorista a 10 anos nunca fui multado e nunca sofrir ou causei qualquer acidente, mais tem uma que é pior, antes de pegar a estrada revisar o carro meu amigo se o cara não faz isso é simplesmente irresponsavelmente e meu dinheiro não é para essas coisas e não venha esse diretor do DETRAN falar que estamos falando besteira como na radio mirante quando foi questionado por uma ouvinte pura falta de respeito do mesmo

    • nunca é demais lembrar… td mundo sabe que não se deve dirigir depois de ingerir bebida alcoólica, mas todo ano faz-se campanha contra a prática

Os comentários estão fechados.