Loteamento da saúde de SLZ afeta o Samu

É grande a insatisfação de trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em São Luís após o loteamento da Secretaria Municipal de Saúde levado a cabo a partir da demissão de Vinícius Nina, no mês passado.

samuDesde que o ex-secretário caiu, para a entrada do pessoal ligado à Pró-Saúde, uma série de pequenas mudanças nos segundo e terceiro escalões afetaram diretamente o trabalho do Serviço, o que tem provocado insatisfações em médicos e operacionais.

A primeira das mudanças ocorreu ainda antes da queda de Nina. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) resolveu nomear como coordenador de Urgência e Emergência da Saúde da capital um amigo que era telefonista justamente no Samu.

Nina não concordava com a indicação – achava que o posto deveria ser ocupado por um médico ou enfermeiro experiente -, o que acabou contribuindo para sua queda.

Depois de assumir a coordenação, o amigo – que chama o prefeito de “Juninho” – empreendeu outra alteração: mandou para casa o diretor do Samu, Arthur Serra Neto, e garantiu para o seu lugar a nomeação de José Ribamar Salles Filho.

Pior: o anúncio ocorreu semana passada, apenas horas depois de os funcionários do Samu realizarem uma paralisação de advertência. Com a saída de Arthur – que eles consideravam ser o responsável pela melhora do Serviço -, acabou acontecendo uma nova parada, de duas horas.

E não estão descartadas novas mobilizações contra as mudanças, segundo eles para pior, no Samu.

7 pensou em “Loteamento da saúde de SLZ afeta o Samu

  1. Tudo que vc falou é verdade, mas não esqueçamos que o Artur Serra Neto era sub-secretário de Gutemberg e Santiago Servin na SEMUS até o dia 31/12/2012 e não merecia ficar, até porque foi o pior diretor do Socorrão II dos últimos 20 anos (SIC). Outro detalhe: o Alexandre, amiguinho citado dos Holanda, é formado somente em Letras, ex-professor de educação infantil e já dizia que ia ser diretor antes do Holandinha assumir. Outra: este Sales que assumiu sempre foi reconhecido por ser um tremendo irresponsável, despreparado e preguiçoso e nem fez residência médica em nada. Já me arrependi muito de ter votado no EH Jr…

  2. Tudo que vc falou está correto, mas tem alguns detalhes importantes:
    1) O Artur Serra Neto foi sub-secretário de Gutemberg e Santiago Servin até o dia 31/12/2012, fazia campanha aberta pro Castelo, além de ter sido o pior diretor do Socorrão II dos últimos 20 anos (SIC);
    2) O Alexandre, amiguinho dos Holanda, é formado em Letras, ex-professor de Educação Infantil e já dizia que ia ser diretor antes do EH Jr assumir, pois se dizia muito amigo do Holandão;
    3) O Sales, que assumiu a direção, sempre foi reconhecido pelos seus colegas como irresponsável, preguiçoso e despreparado, tanto é que nem fez residência médica em nada;
    4) Lá no SAMU o atual prefeito prometeu em campanha indicar alguém interno para ser o novo administrador, mas há outros, muito mais preparados que os citados, que nunca foram valorizados;
    5) Eu e muitos colegas da área da saúde estamos decepcionados e arrependidos de termos votado no EH Jr…

  3. Isso que dá, aquilo alí meu amigo é um cabide de emprego, assim como quase todos os setores das Administrações Municipais, Estaduais, e etc… Aqui nesse estado ninguém é contratado por saber, mas sim por conhecer. E não é diferente no SAMU. A única saída é concurso público, mas tem que ser concurso mesmo, não esses seletivos migués, como foi o do Socorrão I.

  4. Este Alexandre Gomes dos Santos – Coord. de Remoção e Atendimento de Urgência e Emergência da SEMUS – é ex-professor do Rivanda Berenice (Colégio do Holandão) e era até então um simples Agente Administrativo II do SAMU (Operador de Rádio). Cadê a Meritocracia????

  5. O samu precisava de um gestor humano, compromissado, e competente..não vejo ninguém melhor para assumir tal função como Dr. Sales, um ser humano humilde e que gosta de ajudar as pessoas; e preparado para essa missão.

Os comentários estão fechados.