PCdoB cada vez mais distante do PT no Maranhão

pt-x-pc-do-b1É cada vez mais remota a possibilidade de o PT do Maranhão romper a aliança vitoriosa de 2010 com o PMDB para aliar-se ao projeto eleitoral do PCdoB para 2014.

Nos bastidores, enviados comunistas fazem o que podem (e até o que não deveriam) para tentar convencer o vice-governador Washington Oliveira – favorito na disputa que ocorre em novembro pelo comando do PT – a pular do barco governista e rumar com a oposição junto com a turma de Bira do Pindaré, que já está por lá desde 2010.

O maior obstáculo dos comunas, no entanto, é o enfraquecimento do PT em nível nacional. Amplificada muito em função das manifestações das ruas, a perda de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) a fez ainda mais dependente do PMDB.

Resultado disso é que, atualmente, mesmo a mais de um ano das eleições, já está praticamente certo que a chapa Dilma-Temer se repetirá em 2014. E essa definição leva, necessariamente, a decisões pela manutenção da aliança também nos estados, o que favorece o pré-candidato da governadora Roseana Sarney, Luis Fernando, ambos do PMDB.

Para evitar o pior, então, a torcida de muita gente no PCdoB é para que o senador José Sarney (PMDB) não se recupere plenamente da pneumonia com que foi diagnosticado e o fez parar na UTI di Sírio-Libanês. E assim abra caminho para as ofensivas pelo apoio petista no Maranhão.

Que já são quase desesperadas…