Nigeriano preso: Ricardo Murad condena ilações sobre racismo

muradO secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), posicionou-se de forma dura contra membros da oposição que acusam o Governo do Estado de haver agido com racismo no caso da prisão do nigeriano Kinglsley Ify, acusado de exercer ilegalmente a medicina no Maranhão e de ser o responsável pela morte de uma criança que contraiu Raiva Humana, em Mirinzal.

Segundo Murad, setores oposicionistas têm explorado o caso politicamente. “Lamento que a obsessão política o tenha levado [Flávio Dino] a tamanho devaneio. O referido nigeriano até o momento não apresentou documentos que tornem legal sua situação profissional no Brasil, como a inscrição no programa Mais Médicos ou em um conselho de medicina brasileiro”, escreveu, o sceretário em sua página no Facebook, referindo-se ao presidente da Embratur.

Kinglsley foi preso em Bacuri, após denúncia do Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo a entidade, ele não tinha registro para atuar no Brasil. “A pessoa que atendeu a criança no Hospital de Municipal de Mirinzal não tem registro no Conselho Regional de Medicina, estando, portanto, inabilitada para o exercício da medicina, conforme atesto do presidente do CRM, Abdon Murad”, explicou a Secretaria de Estado da Saúde em nota.

prisãoEm depoimento à Polícia Civil, no dia da prisão (veja auto de prisão em flagrante ao lado – clique para ampliar), o próprio nigeriano confirmou não ter revalidado ainda o diploma.

Em entrevista à TV Mirante, hoje (28), ele reafirmou que apenas se inscreveu para o “Revalida” em duas universidades, no Mato Grosso e em Minas Gerais.

Mesmo assim, parte da mídia ligada à oposição preferiu ignorar o fato e divulgou o documento de inscrição dele na UFMT (abaixo) como se fosse a comprovação de que o médico nigeriano já havia se habilitado a exercer a profissão legalmente.

Inscrição do nigeriano foi divulgada como comprovante de revalidação

Inscrição do nigeriano foi divulgada como comprovante de revalidação

Plantão

Ainda em entrevista à TV Mirante, Kinglsley Ify negou que estivesse de plantão em Mirinzal no dia da morte da criança. Ele disse que apenas acompanhava o médio Ubiratan Amorim num plantão – pelo qual recebia R$ 800.

Confrontado com a informação, Ubiratan garantiu: nem em Mirinzal estava no dia da morte da paciente. Disse que passou o plantão – e pagou por isso, pelo visto – ao médico nigeriano que sequer registro tem no Brasil.

Em tempo: o caso registrado em Mirinzal ocorreu com um nigeriano, homem negro, por isso alguns insistem na idiotice de racismo. Mas poderia (e ainda pode) muito bem ocorrer com muito estudante de medicina por aí. É público e notório que há muitos médicos formados pagando metade dos valores dos plantões que deveriam cobrir no interior para universitários, em troca da comodidade de ficar na capital.

Abre o olho, CRM!

11 pensou em “Nigeriano preso: Ricardo Murad condena ilações sobre racismo

  1. Gilberto, és tu ou Ricardo que afirmam que médico Nigeriano não possui diploma de Médico, e em tendo tam diploma, não o revalidou Conselho Nacional de Medicina?
    O problema que o falso alarde de Ricardo era para mostrar que está vigilante quanto as questões da Saúde Pública no Estado do Maranhão, muito embora nossa saúde esteja liquidada justamente por causa de Ricardo.
    O que diz o CRM do Abdon, também Murad?

    • Diploma de médico ele tem, na Nigéria. O que ele não tem (e diz isso textualmente) é registro que valide o seu diploma no Brasil. Portanto, no Brasil ele não é médico.

      • Gilberto, esse maluco do Kinsley sempre trabalhou como médico, principalmente como ortopedista, às vezes usando carimbos “emprestados” de outros médicos, como no Centro Médico e Socorrão II , onde todos sabiam que ele não tinha CRM “brasileiro”. Tanto é despreparado que já fez pelo menos 03 Revalidas e não passou, mesmo sendo uma prova bem básica…

        • Só discordo de uma coisa: o Revalida Brasileiro não é uma prova fácil e básica, muito pelo contrário. É considerada uma das provas de revalidação mais difíceis do mundo. Fazer a prova duas ou três vezes não significa necessariamente que o médico é ruim ou despreparado, mas pode indicar apenas, dentre outras coisas, falta de domínio do idioma, por exemplo.
          Mas, que fique claro: não estou defendendo ninguém. Acho q a prova tem sim que apresentar dificuldade, afinal serão vidas em jogo, e o médico pra exercer a profissão tem q cumprir os requisitos necessários.

  2. QUERO APROVEITAR PARA PERGUNTAR AO SENHOR RICARDO MURAD, AS PESSOAS NÃO PODEM SER LEVADAS DE AMBULÂNCIA DO MUNICÍPIO PARA AS UPAS DO ESTADO, O QUE ME VEM NA MEMORIA O INVESTIMENTO QUE RICARDO USA O RECURSO DO SUS E A UPA NÃO É DE CARÁTER PARTICULAR, ESSA ATITUDE ESTÁ ERRADA, PQ LÁ NO SOCORRÃO CHEGA UM MONTE DE AMBULÂNCIA DO ESTADO E TODOS SÃO ATENDIDOS, ENTÃO PQ AS UPAS DO ESTADO NÃO RECEBE AMBULÂNCIA DE SÃO LUÍS?

  3. Não sei o que de fato aconteceu nesse caso, mas acredito na versão do colega, que mesmo sendo estrangeiro, se ele está tentando legalizar o direito de exercer a profissão neste país conforme é exigido, através do REVALIDA, não poderia ter sido tratado da maneira que foi.
    Sou a favor do REVALIDA que assim como ocorre nos outros países, no Brasil tem que haver essa exigência e sou contra o programa mais médicos, por um desses motivos que agora estamos vendo acontecer e esperem que as coisas tenderão a piorar, pois com a irresponsabilidade do governo brasileiro de validar médico através de um programa eleitoreiro só trará desgraças para o povo tão sofrido e só quem vive o dia a dia das péssimas condições de trabalho sabe que a situação é precária.
    Com esse falso e eleitoreiro programa mais médico veremos proliferar os falsos profissionais e como as investigações também podem ser precipitadas e promocionais veremos muitas injustiças também acontecerem como desse médico nigeriano.
    Sou médica sanitarista e acredito que realmente não existia vacina ou soro nessa unidade de saúde, pois se aqui na capital temos dificuldade em encontrar nos postos de saúde, imaginem nos interiores.
    Sou exemplo desse descaso, pois em 2010 necessitei fazer 05 doses de vacina quando fui mordida por um animal desconhecido. Por estar imunizada, não precisei fazer soroterapia e mesmo assim tive que fazer uma verdadeira via crucis para encontrar as vacinas nos postos de saúde, tendo que me dirigir a 03 postos da capital, até que na última dose fui obrigada a exigir que a enfermeira responsável pelo setor de imunização da SES abrisse num sábado o setor de vacina para que eu recebesse a última dose.
    Imaginem que eu sou uma pessoa esclarecida e tive que usar o meu direito de cidadã exigindo o que deveria ser rotina: o abastecimento dos postos de saúde com vacinas e soros antirrábicos ( e soro anticrotálico-antobotrópico, contra picadas de cobras).
    Não tenho medo de errar ao afirmar que certamente não havia essa medicação.
    O Ministério da Saúde disponibiliza vacinas antirrábica humana e animal para serem distribuídas nos postos de saúde, mas infelizmente os responsáveis por esse abastecimento são desidiosos e irresponsáveis.
    Aqui em São Luis o CCZ municipal é o responsável pela distribuição e controle das vacinas antirrábicas animais nos postos de saúde, mas não o fazem e a SES é a responsável por esse mesmo serviço juntamente com cada município no caso dos humanos. Nos interiores fica a cargo da SES e das secretarias municipais de saúde, mas não o fazem.
    O interesse é apenas matar os pobres animais e não imunizá-los divulgando programas de vacinação humana e animal.
    É preciso que a boa imprensa torne público esse esse descaso e não faça sensacionalismo como é comum se ver principalmente na Mirante.
    É o descaso geral.

  4. Gilberto concordo com você que no Brasil ele não é médico, porque deve primeiro obter o REVALIDA, mas será que a Dilma não deveria saber disso quando irresponsavelmente o governo brasileiro, Ministério da Saúde e o próprio secretário de estado da saúde do Maranhão apoiam os ilegais médicos no pais????
    Que todos eles sejam responsabilizados solidariamente por esses e outros casos que certamente acontecerão.

  5. Rapaz, eu gosto de ver é assim ! Ainda que sobre esse assunto o Flávio não tenha dito nada, tudo que acontece de oposição … Foi ele , foi ele sim … Em resumo, o sujeito é onipresente por conta do pavor que vocês sentem.

  6. O estranho é que um jornalista que deveria combater todo tipo de racismo, tenta defender o comportamento do médico brasileiro e dos secretários de estado. Acorda companheiro, você mora em que planeta? Se não tem o que escrever, fique quieto.

    • defendendo o médico? se for confirmado que ele passou esse plantão, ele deve é ir pra cadeia junto com o nigeriano

Os comentários estão fechados.