Peço a devida vênia aos desembargadores Marcelo Carvaho, Raimunda Bezerra e Paulo Velten para dizer por que os três estão equivocados ao não votar pelo deferimento da Medida Cautelar em Adin proposta pela OAB contra o IPTU 2011 de São Luís.
Embora muitos dos desembargadores já tenham deixado claro seus posicionamentos quanto ao mérito da questão, não era disso que tratava o julgamento desta quinta-feira (26).
O julgamento de ontem visava, tão somente, a decidir se a liminar seria ou não concedida levando em consideração a segurança jurídica, a desordem que o pagamento do IPTU, agora, poderia causar dependendo do julgamento posterior do mérito, qual seja: se houve ou não fraude e se é ou não inconstitucional o aumento proposto pela Prefeitura.
Para ser mais claro: o julgamento de ontem visava a evitar que, por exemplo, o cidadão comum pagasse o seu IPTU – cuja primeira parcela (e a cota única) já vence dia 30 – e depois, julgado o mérito e derrubada a cobrança em definitivo, tivesse que recorrer à própria Justiça para reaver os valores pagos a mais.
Com a suspensão liminar, agora é a Prefeitura quem decide se cobra logo com base na tabela do ano passado, emitindo novos boletos. Depois, se considerada constitucional a Lei, pode emitir boletos extras para cobrar o restante do que o cidadão ficou devendo.
Mas pode também o Executivo Municipal não cobrar nada neste momento, aguardar o julgamento do mérito e, então, manter os boletos já entregues, se for considerado normal o reajuste; ou emitir novas cobranças, se cair de uma vez.
É mais simples e penaliza menos o cidadão comum, principal vítima desse aumento.
Era disso que se tratava ontem, senhores desembargadores. Por isso, os três estão equivocados.
Cidadão comum principal vítima desse aumento? Vc bebeu ou acha que somos bestas. Quem sofreram foram os ricos para quem vc trabalha.
Você Gilberto, queria o quêr?, unaminidade?, já não basta pagar o que é devido!? não é possivel que todos os técnicos que elaboraram o IPTU, estaria disposto a achaque somente dos rica, que recebem os seus imposto de volta em forma de ruas e avenidas limpas, saneamento básico, com iluminação e tudo que é permitido fazer com o imposto pago. Vc está a serviço de quem? das elites não é, pois já sabemos. Quem está te orientando?.
Sim, queria unanimidade.