O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, obra de engenharia executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal existente na área, tornou-se um ponto turístico em São Luís, atraindo dezenas de pessoas todos os dias. E para garantir mais beleza e conforto para o visitante, o Governo do Estado decidiu incluir no projeto inicial, uma segunda etapa contemplando a urbanização da área.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, a licitação para a obra já foi concluída, a empresa vencedora está contratada e a Sinfra já possui o licenciamento ambiental, bem como a liberação da Marinha para o início dos serviços. “Já temos o documento. A expectativa é que em um mês a ordem de serviço para o início das obras seja assinada e em um ano a urbanização, não só do Espigão, mas de toda a orla da Ponta d’Areia, esteja totalmente concluída”, enfatizou.
A primeira etapa da obra, que inclui a complementação de pedra do Espigão e vai tornar a chegada das embarcações no local mais segura, deverá ser concluída em seis meses. Já a fase da urbanização total deve durar um ano.
O projeto inclui a construção de um deck de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais como item de ornamentação, proteção das laterais, bancos ao longo do Espigão, quiosques paravenda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.
“O Espigão vai se tornar uma área de passeio público, um espaço de contemplação tanto para os moradores de São Luís, quanto para os turistas, com quiosques de conveniência e bancos. A orla vai ter um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas como ciclismo, corrida e caminhada”, destacou Max Barros.
Vai ficar muito bonito.
Certamente se transformará em mais uma das muitas atrações turísticas desta cidade dos mil encantos.
Só espero que não aconteça com o Espigão o que aconteceu com a Lagoa da Jansen, hoje um local mal cuidado e totalmente sem segurança.
SEGURANÇA, SEGURANÇA, SEGURANÇA!
Que se recupere a Lagoa da Jansen e se coloque uma cabine da PM.
Que no Espigão não se esqueçam deste item tão importante que é a SEGURANÇA.
Sem segurança não existe TURISTA.
E turista significa EMPREGOS.
SEGURANÇA!!!
Outro ponto turístico onde devia ter sempre pelo menos um PM é no local onde os turistas embarcam para Alcântara. A travessia da Baía de São Marcos é um espetáculo de beleza indescritível, mas os assaltos constantes no ponto de embarque tem afastado os turistas.
A Prefeitura de São Luís poderia colaborar com o turismo mantendo naquela área um estacionamento. Cobrando, claro, mas dando segurança aos turistas que vão de carro ao centro histórico ou embarcam para conhecer as belezas de Alcântara e desfrutar do espetáculo que é a travessia da baía de S. Marcos. Este estacionamento geraria alguns empregos.
Sei que o presidente da Embratur nunca se poreocupou com isto. Até porque isto diz respeito a TURISMO.
E o Flávio Dino, presidente da Embratur, só tem tempo para politicalha.
Ficam as sugestões.
É isso Inácio, tem que falar mesmo só assim os políticos envolvido nesse projeto junto com a Governadora ( Roseana) e o Prefeito (Edvaldo) de são Luis e a comissão de Turismo, devem fazer acontecer de verdade e rápido, porque existem outros estados que estão em alta no turismo e uma cidade como São Luis-Ma, que tem dois pólo de turismo (cidade histórica e cidade moderna) deveria ser a primeira no turismo do Nordeste.
OBS; reformar rápido as ruas do centro histórico principalmente as calçadas em geral.
Manifesto de Romualdo,
Morador da cidade de Vitória -ES
até que enfim, já fizeram a contagem de quantas pessoas (curiosos e pescadores) morreram alí? que escorregou naquele amontoado de pedras? Na época que eu fui conhecer, não se tinha uma placa de advertência sobre o perigo, deixaram a obra inacabada e ainda com livre acesso aos curiosos, depois das mortes, que foram tomar devidas providências de sinalizar,interditar…No mais um belo cartão postal!
Mesmo com as placas de advertência e com faixas de isolamento, o pessoal se arriscava… Questão de educação mesmo, Victor…
Caro Gilberto,
Como sei que vc pertence ao quadro da Sinfra, já deve ter percebido o calor que estamos passando a meses sem que o atual ¨Prefeito do Prédio Administrativo¨, solucione o problema e o que é pior é que ficamos sabendo que a firma que ganhou a licitação para reformar os motores da central de ar condicionado,não tem recursos financeiros para arcar com os gastos iniciais do contrato e por esse motivo o serviço não deslancha nunca.
Por favor nos ajude pois embora não pertenca a sua Secrataria, trabalhamos no mesmo prédio e estamos sofrendo juntos por este descaso.
Vc tem razão… Vou dar uma apurada nisso… abs
Contemplar o que? O esgoto? Que maravilha…
É para isso que foi contraido o empréstimo com o BNDES?
recurso próprio…
Vou bater na mesma tecla:
Temos 3 grandes pontos de interesse turístico: Centro histórico, Lagoa e Praias. Qual destes está suficientemente organizado e pronto para receber turista de qualidade, que gasta e gera riquezas? Vão criar mais um? Pra que se os outros maiores e melhores estão depredados? Esse tipo de obra faronica cansa!
Abs
TUDO ESTÁ DENTRO DE NÓS
Tem gente que abre a janela e vê apenas a sujeira da rua.
Outros conseguem ver a beleza de um céu azul enfeitado de algumas nuvens brancas que lembram flocos de algodão.
E isto acontece porque nós enxergamos com o coração.
Só conseguimos ver o que está dentro de nós.
Felizes os que conseguem ver a beleza que existe numa flor que se curva para beijar as águas de um rio.
Felizes os que se encantam com o lindo vôo de uma arara azul e se enternecem com o cantar de um curió.
Mas para muitos só existe o rio de água barrenta, folhas nas margens, vôos de pássaros sem graça e a chatice de um passarinho a fazer barulho.
E isto acontece porque tudo está dentro de nós.
O belo e o feio.
Tudo está dentro dos nossos corações.
Inácio Augusto de Almeida
BOÊMIO
Toda grande cidade precisa de um planejamento para uma urbanização sustentável.
Grandes empresas oferecem soluções para que haja um desenvolvimento sustentável. Leia mais:
http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/
É isso Inácio, tem que falar mesmo só assim os políticos envolvido nesse projeto junto com a Governadora ( Roseana) e o Prefeito (Edvaldo) de são Luis e a comissão de Turismo, devem fazer acontecer de verdade e rápido, porque existem outros estados que estão em alta no turismo e uma cidade como São Luis-Ma, que tem dois pólo de turismo (cidade histórica e cidade moderna) deveria ser a primeira no turismo do Nordeste.
OBS; reformar rápido as ruas do centro histórico principalmente as calçadas em geral.
Manifesto de Romualdo,
Morador da cidade de Vitória -ES