Em nota encaminhada ao blog na tarde desta quinta-feira (31), a Gerência de Proteção ao Consumidor (Procon) do Maranhão informa que vai apurar a conduta da Cemar no caso de vários consumidores que, após pagar conta de luz com vencimento no início de fevereiro, receberam uma segunda fatura com vencimento na mesma data.
O primeiro caso foi revelado aqui, hoje pela manhã (veja em post abaixo). Logo depois, vários leitores relataram o mesmo problema (veja na imagem acima um segundo caso igual).
No Procon, há uma “enxurrada” de reclamações – uma reunião com a direção da empresa já foi agendada.
A Promotoria de Defesa do Consumidor também já convocou a Cemar para dar explicações sobre o caso. À promotora Lítia Cavalcanti eles garantiram que quem já pagou as duas contas receberá o dinheiro de volta. Quem ainda não pagou deve receber uma nova fatura, com vencimento em março.
Na central de atendimento do Cohafuma há vários consumidores tentando resolver situação igual. A assessoria de comunicação da Cemar foi acionada pelo titular do blog desde cedo, mas ainda não se posicionou oficialmente.
“Especificamente quanto ao caso denunciado, ressalta-se que, certamente, será alvo de minuciosa apuração, a fim de que, em sendo o caso, sejam impostas as penalidades cabíveis”, diz o Procon.
Leia a nota abaixo.
NOTA
Em relação à postagem do Blog Gilberto Leda, sobre a denúncia contra a Companhia de Energia do Estado do Maranhão (Cemar), a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), informa que tem atuado firmemente no sentido de coibir práticas abusivas, como a denunciada no presente blog.
A conduta da Companhia de Energia do Estado do Maranhão – CEMAR tem sido objeto de fiscalização habitual por parte desse Órgão d e Proteção do Consumidor. Especificamente quanto ao caso denunciado, ressalta-se que, certamente, será alvo de minuciosa apuração, a fim de que, em sendo o caso, sejam impostas as penalidades cabíveis.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/MA
Perderam a vergonha, esta é a maneira descarado de roubar o cidadão, jagam a isca podre, se pescar pescou!. Sãos estes o verdadeiros ladrões do bolso do consumidor, Punição severa para estes pulhas!.!.
Esses espertalhões pessam que todos os consumidores são desinformados e que não checam suas contas antes de pagar. É pena que uma minoria acaba sendo assim. Isso é um absurdo… A CEMAR deveria ser multada por essa prática abusiva. Ora veja! já não é fácil pagarmos um conta por mês, avalei duas ao mesmo tempo… Isso é uma vergonha. Êta Maranhãozão, onde tu irá parar? no livro dos recordes como o Estado que acontece as piores coisas?.
Também é meu caso,em Janeiro recebí uma com venc.em 06/02/2013 e,ontem recebí outra com o MESMO vencimento.Valores diferentes,lógico.Liguei p/o 116 e me informaram q “alguem”ia entrar em contatto comigo e,no site da CEMAR consta meus débitos,ambos com a mesma data de vencimento.Dia 06 é daqui a cinco dias,qual pago?vão cortar minha luz?Tudo isso só tem um objetivo:cobrar o kw/h sem a redução de 18% anunciado pelo governo.Confio no PROCON.E não vou pagar DUAS contas no mesmo dia.
Estou na mesma situação esperando um posicionamento da CEMAR corrigindo esta duplicidade de faturas. Como vou pagar 2 contas em fevereiro e vir novamente outra em março? vou pagar 13 contas em 2013?
Parabéns pelo Blog Gilberto. Estdudamos juntos na UFMA. Abraço para seu irmão.
Valew, Gleison. Gd abraço. Eu, como não espero muita coisa das autoridades, sucumbi ao parcelamento. A boa notícia é que, quando parcelei, a primeira parcela ficou para março, mês no qual pagarei o consumo integral de fevereiro, mais essa parte referente ao consumo de janeiro
falta de energia temm 4 dia quero procesar acemar