IMAGEM DO DIA: o logotipo da Prefeitura

logotipoE aí, o que acharam? Há quem veja semelhança com a logomarca do Google Chrome (abaixo):

chromeEu, particularmente, achei ousada a proposta da Clara Comunicação – idealizadora do projeto -, mas o resultado foi muito bom.

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21 pensou em “IMAGEM DO DIA: o logotipo da Prefeitura

  1. Verdade… Interessante essa comparação. Ficou horrível. Poderiam fazer um concurso com estudantes daqui de São Luís para criar uma logomarca.

  2. Se não eutou enganado, em 2009 o novo governo Roseana dizia: “Governo do Estado de Volta ao Trabalho”, e o MARANHÃO no meio e em letras grandes e… COLORIDAS ! Não sou da área, mas aqui no MA deve ter sido o primeiro trabalho deste tipo com letras coloridas, logo a suposta imitação venho de lá e não do Google.

  3. Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.

    SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
    LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.

    LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).

    Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!

    Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.

    Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.

    Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:

    a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.

    b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.

    c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;

    d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.

    e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!

    f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”

    g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.

    Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende.

    • Sobre a nomenclatura, vc viu o título do post? Pq essa “aula” sobre um tema que já foi “ensinado” aos leitores?
      Sem mais…
      Mt obg pela valiosa participação.

      • Prezado Gilberto,
        Logomarca, logotipo etc em serviço público é provincianismo e culto pessoal.Qualquer país, estado ou cidade do mundo , possui algo tradicional que ostentam com orgulho; o seu BRASÃO.Ele representa a história do país, estado ou cidade.Cidade do Porto, Cidade do Rio de Janeiro , City of London etc…Mas infelizmente por estas paragens, cada administrador que assume quer deixar a sua marca e tocam a gastar dinheiro do povo com agencias de publicidades para criarem logomarcas e frases bobas.”Trabalho e honestidade”, “Volta ao trabalho” etc…como se ambos, trabalho e honestidade não fossem obrigações primordiais de qualquer gestor.Obra do Governo do Estado, OBRA do Governo Municipal, com os respectivos brasões já indicam que é trabalho do Governador ou Prefeito..As janelas estilizadas de São Luis nos papeis oficiais do Governo do Estado, ficariam melhor como logomarca de escola de samba dos nossos bairros, e esta da nossa Prefeitura ficaria melhor em cartaz de carnaval da cidade.Governadora e Prefeito, usem nossos brasões, pois tanto o estado quannto à cidade tem belos e históricos.Os rios de dinheiro despejados em propagandas inócuas (divulgam com outdoors caríssimos o carnaval de S.Luis para os próprios maranhenses), deveriam ser canalizados para campanhas educativas, como manter limpa a cidade, preservar nossos monumentos, educação no trânsito (nossos motoristas não tem noção de que dirigir pela faixa esquerda exige maior velocidade, que a mão no Brasil é à direita, que para fazer uma entrada à esquerda não precisa abrir para a direita para entrar à esquerda, como se tivessem pilotando um avião).Aí fica o meu desabafo e conselho.
        Meu abraço,
        João Carlos

    • Esse professor aí anda com o manual debaixo do braço aplicando fórmulas na hora de criar. Qual o problema de criar uma marca, simbolo, logotipo, logomarca com mais de três cores? É porque ta no livro da faculdade? E se for necessário? Se uma pesquisa apontar a necessidade? O próprio nome já remete a cidade. São Luís, a pessoa vai saber que é uma cidade, as cores os remetem para nossa cultura em primeiro lugar,mas o professor também deve saber que são as cores do BRASÃO DA CIDADE DE SÃO LUÍS que foram usadas.

      Em outra oportunidade você cola as outras 30 regras. Você é um ótimo analista, deve tá no segundo período do Google Search.

      • Caro, Pedro, eu não estou no segundo período. Aliás, estou formadíssimo pela UFMA. Então, eu sei e defendo aquilo que falo porque estudei pra isso, ô mané!

      • Pedro, larga de ser babaca, cara, não sou professor, sou um profissional liberal, trabalho na área do design gráfico. E tem mais, quando se cria ou faz design gráfico, existem regras, e são justamente estas regras que nos diferenciam de micreiros que lotam as agências porque são mão-de-obra barata, mas que não entendem PN acerca do que é e pra que serve o design gráfico.

  4. Ficou bom, mas faltou algo que lembrasse nossa cidade como a cultura, nossa história ou algo do tipo. A gestão de Castelo fez uma logo mto boa.
    O melhor de tudo aí foi a frase embaixo da logo.

  5. Eu peguei os seus comentário e fiz uma postagem, o pessoal detestou, chamaram até de circo.

    PRA COMPLETAR A ORIGINALIDADE, SÓ FALTOU MODIFICAR O RESTO DO BORDÃO
    “PREFEITURA E VOCÊ, TUA VÊ”

    TEM QUE NÃO PENSA, SAI PLAGIANDO TUDO…
    NÃO ACREDITO QUE EDIVALDO TENHA PARTICIPAÇÃO NESTE CARNAVAL DE OLINDA, OU É DO BOI PIRILAMPO.

    ESSA MARCA TÁ UMA PORCARIA… PRONTO FALEI!

  6. Minha opinião: FICOU HORRÌVEL!

    Não demonstra seriedade, não demonstra interação com a cultura ou personalidade maranhense, é uma cópia fajuta da marca Brasil usada pelo Governo Federal e, depois de tudo, é dispensável pelo Brasão do Município. Aliás, este sim devia ser de uso obrigatório, pois além de representar economicidade para os cofres públicos tanto com a confecção do novo símbolo quanto na modificação de toda a papelaria pública existente, a prefeitura não deveria ter nenhum símbolo que a personalizasse, pois a mesma não é de um ou outro prefeito.

    Uma vergonha, aliás, nacional também!!!

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