A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, inauguram, nesta sexta-feira (22), às 10h, o Hospital Geral de Timbiras. A unidade estadual é mais uma obra do Programa Saúde é Vida, que visa facilitar o acesso da população maranhense aos serviços de saúde.
O Hospital Geral de Timbiras funcionará 24 horas por dia, com equipamentos de alta qualidade, assistência medica especializada nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ortopedia e obstetrícia. A nova unidade da rede estadual de saúde conta com Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro cirúrgico, 50 leitos de enfermaria, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia).
_________________Leia mais
“Este ano vou entregar todos os hospitais”, garante Roseana
O Programa Saúde é Vida abrange a construção de 72 hospitais – 64 unidades de 20 leitos e oito de 50 leitos – e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da reforma e ampliação da rede já existente e da implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Maranhão.
No mesmo padrão do Hospital Geral de Timbiras, já foram inaugurados e estão em pleno funcionamento os hospitais gerais de Grajaú, Barreirinhas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, assim como o Hospital Macrorregional de Coroatá (Alexandre Mamede Trovão) e as 10 UPAs (cinco delas na Ilha de São Luís e as outras em Imperatriz, Timon, Coroatá, Codó e São João dos Patos). Todos esses novos serviços são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Também integram a rede estadual os hospitais de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves e Morros, unidades hospitalares de 20 leitos iguais às que foram construídas e equipadas pelo Estado e entregues à gestão municipal nas cidades de Magalhães de Almeida, Jatobá, Sucupira do Riachão e São Félix de Balsas. Outras dezenas de hospitais do Programa Saúde é Vida estão sendo equipados para serem inaugurados nos próximos dias.
(As informações são do Governo do Estado)
Muito bom, atitude louvavel, vamos la Governadora com todo gas e disposiçao que nosso grande Secretario Ricardo Murad tem, entregar esses hospitais, pq o argumento que a oposiçao usa é so esse, quero ver depois que entregar os 72 hospitais quer ver o que vao falar.
Com o tanto de mandatos que a familia sarney já teve no maranhão era pra ter feito isso faz tempo, se tivessem o feito estariam hoje com uma reputação muito boa. Mas é sempre bem vindo não importa o tempo, só acho que era pro governo ter contemplado ai tambem municipios muito pobres onde a população é muito sofrida.
Atenção Gilberto Leda
O clima esquentou no parlamento municipal de Paço do Lumiar.
O vereador presidente Leonardo Bruno se revestiu do poder de presidente e deu uma calça arriada nos demais membros deste poder, o vereador já esgotado de tanto debater sobre o repasse da câmara e de igual modo diminuir o salário dos Edis,não pensou duas vezes e hoje para surpresa dos legisladores e para quem achava impossível acontecer, os mesmo foram surpreendidos com os valores dos proventos que são frutos dos seus trabalhos.
Simplesmente o vereador presidente diminuiu os salários e ainda descontou o repasse passado o que sobrou na conta de cada vereador foi a bagatela de R$3.000,00. Ainda na noite de ontem iria ter uma reunião para informar os vereadores, mas de ultima hora foi desmarcada. Resta saber como ficara o clima no plenário do legislativo municipal da cidade de nossa senhora da luz.
valeu…
É muito bom fazer varios hospitais para servir a população e mostra que a Governadora está trabalhando, só que há um problema muito maior que a falta de hospitais que é manter os hospitais e ter uma fiscalização em cima das pessoas que administram as unidades.
Uma criança morreu essa semana por causa de uma diarreia e o pai está afirmando que não tinha médico no hospital e se isso realmente for confirmado comprova o que falei no paragrafo anterior mas de qualquer forma já existiram outras reclamações a respeito desse tipo de problema.
Outra coisa importante seria mostrar para alguns profissionais que atuam na saúde publica que essas pessoas que vão nesses hospitais tambem são gente como eles, pois alguns tratam o povo como lixo e esquecem que todos são iguais.
Muitos hospitais publicos feitos pelo Estado estão sendo muito mal administrados e ninguem sabe o que realmente é feito com a verba que é designada para eles, principalmente no interior do MA.
Putz, impressionantes o poder de Ricardo, pois a grande maioria dos hospitais inaugurados sao da regiao que ele é votado( peritoro,alta alegre e timbira ,além de coroata), e mais impressionante ele levar a macroregiao para a cidadizinha dele ( coroatá), que é um ponto de dificil acesso fora do eixo de BR, comparada com cidades bem maiores como Bacabal que tem 100000 habitantes e era a macroregião……João Alberto está sem força. No começo do Hospital de Alto Alegre tinha todas as especialidades de urgência, porém como seu prefeito perdeu, já diminuiu as especialidades e já transferiu para seu feudo de peritoro…. Este ( Ricardo) é um câncer para saúde do maranhão , pois só pensa saúde politicamente e não na necessidade da população.
Abraço, Gilberto Você é um dos Blogueiros competente deste ESTADO
gd abraço
Ledinha meu caro, quer dizer que ter um aparelho de raio x e um que faz ultrassom é motivo para comemorar? Tenha santa paciência, esse secretário de saúde deveria está bem longe desta pasta, não possui as mínimas qualificações para o cargo!
Quem estava certo era Jackson Lago, era pra ter no máximo uns 25 hospiatais, mas COM MÉDICOS PRESENTES ! Vão botar essas onças pra funcionar em meados de 2013 só pra exibir na eleição de 2014 e depois BOMBA !
É um avanço, ninguém pode negar, mas, é o quarto mandato de Roseana, muito pouco para quase 50 anos que sua familia está no poder, se todos politicos cumprisse o que prometem o Maranhão seria outro, fica só na promessa. Roseana prometeu para se eleger em 2010, 72 Hospítais, não fez nem a metade, destes apenas os que foi citados ai em cima, e nada mais, anuncia como se fosse um grande feito, mais não é, deveria ser naturalmente ao longos dos anos se tivesse atendido a população quando mais precisava.
Mas tb pudera, são quase um bilhão de recurso federais com uma pequena ajuda do Estado, se não fosse feito…
Srmacabeu, o que mais me chateia é que eles não aprontaram como prometeram os 72 hospitais até o fim de 2010, mas o dinheiro referente aos mesmos saiu … sabe lá para o bolso de quem.