O secretário-chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, anunciou ontem que o Governo do Estado vai construir, a partir deste ano, 15 escolas de tempo integral em todo o Maranhão. O projeto será executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já liberou R$ 1 bilhão em empréstimo para aplicação no programa “Viva Maranhão”.
O anúncio do auxiliar da governadora Roseana Sarney (PMDB), escolhido coordenador do programa, ocorreu na Vila Luizão, durante solenidade de entrega de sistema de abastecimento d’água que beneficiará 180 famílias da área. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). O titular da pasta, Fernando Fialho, também participou da solenidade a convite do vereador Marquinhos da Vila Luizão (PRB).
“No programa que a governadora pediu que eu coordenasse, que é o ‘Viva Maranhão’, programa financiado pelo BNDES, é claro que eu não iria deixar de colocar 15 escolas de tempo integral. Eu coloquei e quero que uma seja daqui, porque nossos vizinhos do Parque Jair já têm, então vamos fazer uma na Vila Luizão. Só preciso que o município desaproprie um terreno e entregue para o Estado”, destacou.
Luis Fernando lembrou ainda que, até hoje, só há no estado duas escolas de tempo integral, ambas em São José de Ribamar, e cujas construções foram iniciadas ainda na sua gestão como prefeito da cidade.
“Posso conseguir uma escola de ensino médio em tempo integral [para a Vila Luizão], porque até agora as duas únicas escolas públicas em tempo integral do Maranhão são as que eu fiz em Ribamar. Até agora, no Maranhão todinho não tem outra”, completou.
Ótima notícia!
Meu amigo, vai ser igual aos hospitais, que nunca terminram de construir. termine primeiroos hospitais goverandora. O povo agradece!
Governadora,precisamos da reforma da UENSA, em Guimarães,quem v vc anunciandoq vai contruir 15 escolas pensaqtem interesse pela educação do maranhão.
Caro Gilberto, será que entendi bem, a governadora quer construir 15 escolas de tempo integral (escolas deste tipo são escolas de ensino fundamental) que é de responsabilidade dos municípios. E olha que o Estado está a anos com todo o esforço para passar para os município as suas escolas de ensino fundamental e muitos municípios não querem. E agora em um discurso totalmente despropositado, eleitoreiro, sem planejamento e sem consultar os que realmente conhecem de educação afirmar que o Estado vai construir e administrar 15 escolas de tempo integral. Taí porque das 10 piores escolas de ensino médio do Brasil, 5 são no Maranhão (ENAD 2013) e sob a responsabilidade deste Governo.
No Ceará, por exemplo, há várias escolas de ensino médio de tempo integral. Nelas, faz-se o ensino regular concomitantemente com o profissionalizante
Pelo amor de Deus, vamos deixar de mentir para o povo. O governo já praticamente acabou, agora vão só tratar de estratégia para se manter no poder. Essa é mais uma mentira bem trabalhada para enganar mais uma vez, esse povo tão necessitado. É só aproximar as eleições, o governo começa a fazer grandes projetos!!! Cadê os hospitais que seriam construídos Maranhão a fora???
15 (quinze) escolas de tempo integral. mais uma bela mentida para ser especulado em período eleitoral. Até quando vamos viver com isso no Maranhão. Coitado do povo do Maranhão, tão longe de Deus, mas tão próximo de Sarney!!!!
GATO ESCALDADO TEM MEDO DE AGUA FRIA, SE ELA JA FECHOU VARIOS COLEGIOS, INCUSIVE O TAMANDARÉ, O QUE ADIANTA TER ESCOLA INTEGRAL E ELA NÃO INVESTIR NA EDUCAÇÃO, E SÓ BALELA, JÁ ESTA CHEGANDO A ELEIÇÃO RASGA,RASGA.
Também concordocom vc,em Guimarães _ ma,uma das mais antigas escola foi interditada em 2011 pelo Ministério Publico, por falta de condições de funcionamento,e até hoje ela nunca procurou reformar, e os alunos ficam perambulando em predios alugados sem uma condição fisica pra funcionamento de escola, é o fim,mas temos ainda esse ano, pos ta vindo ai a eleição agora ela vai fazer tudo.
A Escola do SESI de Bacabal, já trabalha com Educação em Tempo Integral a muito tempo. Acho que é pioneira no Maranhão, e começou a funcionar em Tempo Integral bem antes das Escolas de São José de Ribamar.
A diferença é que o SESI não é público.