A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizou, neste sábado (2), um Mutirão de Limpeza na Lagoa da Jansen, marcando a primeira ação do plano de revitalização e recuperação do espaço físico e conservação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa. Máquinas fizeram o trabalho de desobstrução de vias e córregos, completando a ação que faz parte do projeto Viva Lagoa, apresentado no local pelo secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, durante café da manhã com a imprensa e que contou também com a participação de técnicos da secretaria e moradores da área.
“Este é um desafio para a secretaria e é de desafio que a gente faz a vida e aqui temos uma equipe competente e temos certeza que vamos conseguir cumprir o que estamos propondo. O dia de hoje é para marcar e lançar o projeto para a sociedade. Três meses depois de recebermos essa tarefa, através de decreto repassando esta responsabilidade para a Sema, estamos aqui com 150 homens fazendo um mutirão e depois vamos fazer a manutenção desses serviços”, afirmou o secretário. O projeto contempla um conjunto de ações de curto, médio e longo prazos que deverão ser empreendidas pela secretaria neste ano de 2013, com o objetivo de revitalizar o espaço.
O secretário informou que já estão atuando no local equipes do Batalhão Ambiental, reforçando o policiamento na área e que a Sema também já articulou com a Secretaria de Segurança, que assim que o concurso público for concluído e os aprovados forem chamados, a implantação na Lagoa de uma sede do Batalhão de Policia de Turismo garantindo efetivo maior na área.
Questões como limpeza, segurança, vigilância, iluminação, reestruturação da sede administrativa, recuperação de decks, da comporta, das quadras poliesportivas e da concha acústica, de equipamentos urbanos de uso comum, bem como atividades socioambientais e medidas para despoluição da Lagoa, entre outras, fazem parte do projeto. Segundo o secretário, a recuperação das quadras terá a parceria da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
Victor Mendes disse que a meta é daqui a quatro meses estar com segurança, com todas as áreas recuperadas e aquilo que não for da competência da Sema será articulado com os outros órgãos. “Hoje, temos poder de articulação e já estamos neste ponto de trazer para cá um Batalhão Ambiental e a Guarda do Turismo, enfatizou o secretário.
As ações consistem também em controlar o uso da lagoa pela iniciativa privada, por bares, restaurantes, por eventos e também incentivar as pesquisa do estudo da fauna e da flora do local, dando um viés ambiental. O secretário informou que ainda este ano será criado um Comitê Gestor da Lagoa para acompanhar e definir ações.
Moradores do local elogiaram a iniciativa do governo. A professora aposentada Clemides Ribeiro disse que já havia percebido uma mudança no local. “Fiquei muito feliz com essa iniciativa que esta mudando esse ambiente”, disse.
Quem também esta satisfeito com o inicio desse projeto do governo para a lagoa é o procurador Oswaldo Cardoso. Ele falou que é de muita importância essa vontade do governo de revigorar a lagoa. “É muito oportuna a atividade do governo de querer preservar esse local e eu como procurador dou todo apoio para que isso seja preservado”.
(As informações são do Governo do Estado)
legallllll
Belo presente para todos nos no dia
Mundial da ÁGUA. Crime ambiental na Lagoa da Jansen. Estão destruindo a vegetação do mangue ao lado do bar kitaro, tanto do lado direito quanto esquerdo .Nada justifica esta atitude . Não existe nenhum projeto que venha justificar tamanho crime . Queremos uma explicação da Secretaria de meio ambiente .
MULHER BABAÇU