Agora sim! Prefeitura acaba monopólio da Taguatur no Itaqui-Bacanga

A Prefeitura de São Luís decidiu acabar com o monopólio a Taguatur na área Itaqui-Bacanga e anunciou hoje (15) que disponibilizará a partir de domingo (17) três novas linhas de transporte coletivo na região.

A medida é uma forma de melhorar o atendimento aos usuários que por mais de três décadas reivindicavam a inclusão de novas empresas de transporte coletivo para atender a comunidade.

Serão três novos serviços, segundo informou a Prefeitura. Vila Nova/Calhau, como junção de parte da frota da linha Vila Nova com a linha Calhau Shopping, com 10 veículos fazendo 90 viagens e possibilitando o deslocamento direto dos usuários (sem que tenham descer no Terminal da Praia Grande) da Vila Nova com destino a região do São Francisco, Renascença e Ponta da Areia. As empresas que irão atuar nesta rota são a São Benedito junto com a Taguatur.

Outra linha criada se dará da fusão Vila Alto Esperança/Alto Angelin, com 6 veículos realizando 42 viagens possibilitando o itinerário: saída do Tamancão, passando pela Praia Grande e depois em direção às avenida Getúlio Vargas, Franceses, Terminal da Cohama e em seguida até o Alto do Angelim. A Viação Primor e a Taguatur serão as responsáveis por prestarem estes serviços.

A última linha instituída será a do percurso Avenida dos Portugueses/Deodoro, que irá operar nove veículos, fazendo 153 viagens nos dias úteis, com uma tarifa de R$ 1,60, para melhor atendimento dos usuários no corredor da Avenida dos Portugueses. A saída será do Viva do Anjo da Guarda. A operação ficará a cargo da Maranhense e Viação Primor.

Falta informar apenas como se deu a licitação para todas as linhas.

12 pensou em “Agora sim! Prefeitura acaba monopólio da Taguatur no Itaqui-Bacanga

  1. e o Trem-bala. não vem mais? Essa “solução” só vai encher nossas ruas e avenidas de tralhas que quebram a cada dez quilômetros. Chega de improviso! Crie vergonha, prefeito

  2. essa quebra de monopólio é somente local! quem manda são os empresários pois foram eles que financiaram a campanha de holandinha! com certeza a taguatur receberá um compensação poe esse feito! é a arte da negociação e nada mais!

  3. Não vai melhorar quase nada a situação, pois o problema central daquela área e a colocação de um novo meio de transporte. Não adianta se colocar mais e mais ônibus em vias saturadas de trânsito, pois os mesmos vão ficar parados nos engarrafamentos. A Prefeitura irá pegar o VLT e colocará a linha para o Anjo da Guarda. Isso sim irá fazer uma revolução no trânsito daquela área.

  4. A pergunta que não quer calar, quando teremos alguma licitação para o sistema publico de transporte de São Luís? Isso ninguém faz, porque corta na própria carne ninguém quer. Existe compromissos financeiros com os patrocinadores da campanha eleitoral.

  5. Caro Leda,
    O Transporte Remunerado Urbano de Passageiros é monopolio do poder publico municipal. Somente o executivo pode delegar a operação desse transporte. Portanto não se pode falar em quebra de monopolio, haja vista que o poder publico municipal não pode facultar o serviço a terceiros sem obedecer as regras constitucionais que disciplinam a delegação, quer seja atraves da autorização, da premissão e da Concessão . Somente a última modalidade é realizada via licitação. O Ministerio Público, hoje em dia, condena abertamente a delegação de serviços de transporte via autorização à titulo precário, que é uma forma enviesada e legaloide que o poder público encontra para exercer sua discricionariedade ao conceder a operação de linhas ou serviços para detrminadas empresas.
    O que aconteceu na verdade foi uma ampliação, via Autorização Precária, das linhas que atendem o Itaqui/Bacanga, atraves de ato discricionario do poder público, longe portanto de se configurar como quebra de monopolio que só pode ser feito atraves de Projeto de Emenda Constitucional -PEC .

    Atenciosamente

    Francisco Peres Soares
    Ex- Secretario Adjunto de Transporte do Estado
    Conselheiro do CETRAN-MA
    Membro da JARI/18 SPRF

    • Francisco, vc sabe bem de que monopólio nós estamos falando. Do monpólio da Taguatur, que operava, até hoje, livre leve e solta no Itaqui-Bacanga. agora terá concorrência. Essas filigranas da lei não cabem nesse debate, pq não tratam da realidade vivida todos os dias pela população

  6. fiquei muito feliz com a noticia pois sou morador dessa região desde sua fundação,e espero que atraves desta iniciativa a populção do eixo itaqui bacanga seja realmente beneficiada,obrigado senhor prefeito

Os comentários estão fechados.