O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), desembarca hoje (21) em São Luís para uma audiência com o governador em exercício, Washington Oliveira (PT).
No Palácio dos Leões, o ministro dará ao petista detalhes do plano de investimentos 2013-2017 da Petrobras, anunciado na sexta-feira da semana passada (15), principalmente no que diz respeito à instalação (ou não) da Refinaria Premium I, em Bacabeira.
Este blog foi um dos primeiros a duvidar das intenções da Petrobras, ainda em julho do ano passado, quando a presidente da companhia, Graça Foster, veio ao Maranhão para dizer que o projeto era tão importante que merecia ser adiado por mais dois anos, com entrega prevista, àquela época, para 2018 (reveja).
Quase um ano depois, a estatal não rendeu o esperado e quem investiu pensando nos lucros que a refinaria levaria a Bacabeira anda em desespero.
Portanto, Lobão, aconteça o que acontecer, o Maranhão quer sinceridade do ministro maranhense nessa passagem pelo estado.
E não mais uma mentira, como a que está estampada no site do MME, indicando uma certa “visita de acompanhamento às obras da refinaria Premium I” (veja ao lado – clique na imagem para ampliar).
Porque obra por lá, todos já sabem que não há…
Gilberto , este comentário na verdade, é mais um esclarecimento para aqueles que desconhecem o assunto.
Sou Engenheiro e Físico ( sou mestre em fisica nuclear, titulo obtido em uma universidade de verdade, num pais de verdade ).
Já trabalhei , tanto em elaboração de projetos, quanto em etapas de construção de unidades de refine petróleo em várias unidades ( inclusive fora do Brasil) .
O tempo de maturação,entre os estudos preliminares , incluindo o VITECON ( estudo de viabilidade Técnica e Economica) e a efetiva implantação de uma refinaria, considerando o porte da unidade prevista para Rosário/Bacabeira, é de no mínimo 10 Anos ( na China se faz em 4 anos, nos Estados Unidos em aproximadamente 7 anos).
Quem conhece o assunto, sabe que na fase inicial ( inicio da implantação da infraestrutura básica), os projetos técnicos do conjunto de refino, ainda NÃO estão consolidados, e que nesta fase, podem ocorrer paralisações diversas, ou por motivos tecnicos ( redirecionamento de projetos), ou por motivos financeiros.
Há casos, em que o projeto como um todo é cancelado ou transferido para outro sitio onde se enxerga uma melhor opção para a consolidação do referido projeto.
Não sei o que realmente está ocorrendo com a Premium de Bacabeira, só quero dizer que, o atraso, ou até mesmo a transferencia da unidade de refino para outra região ( dentro do Maranhão ou não) é NORMAL.
Agora quem se antecipou e fez investimentos visando altos lucros na espectativa da chegada da Refinaria, o fez por conta e risco próprio.
Não enxergo ai um estelionato por parte do Governo nem da Petrobrás.
Amigo, vc foi bem em sua colocação, a questão do nobre blogueiro é outra. Ele não está interessado em saber se vai ou não ser instalada a refinaria em nosso Estado. A questão deste post dele é político, onde ele como outro são marionetes do candidato da governadora. Não precisa muito, é só puxar os posts dele de uns meses pra cá. É muito triste você perder seu tempo como engenheiro, em uma tentativa de ajudar e esclarecer alguns pontos. E por outro lado o blogueiro Gilberto apenas está brincando de jornalista, aliás, da forma que vem exercendo sua “profissão” isso sim seria um estelionato para com o seu leitor.
rsrsrs
Seus leitores querem sinceridade Gilberto Leda.A mídia governista tenta associar o fracasso da refinaria. ao ministro Lobao, já que Luis Fernando será o candidato ao governo estadual, deixando seu caminho livre?
O fracasso da refinaria, se houver de fato, tem a ver com má-gestão da Petrobras, não do MME, tampouco do Governo do Estado. É a oposição maranhense quem tenta levar esse debate para o âmbito político-eleitoral
Sinceridade deveria ser cobrada também da Governadora que tem sido eleita a partir de estelionatos como os 72 hospitais entregues até o fim de 2010, do Salangô, do Kao, da Refinaria, da Revolução na Educação e do “Melhor governo de sua vida”, no fim o endividamento criminoso para inviabilizar o futuro do Estado que já tem o seu presente tão compromentido.
Está em jogo o prestígio do Ministro e do senador Sarney, não acredito que ele seja tolo para se deixar enganar ou tentar nos enganar. É óbvio
Pelo o andar da carruagem, não vai sair é refinaria coisa nenhuma!
Só vejo especulações com alto nível de cretinice, fico triste pois o Maranhão perde mais uma vez, uma oportunidade de ouro, de promover empregos e com isso gerar renda ao estado, quem irá arcar com famílias de Bacabeira que começaram a investir na cidade? nem que seja aumentando seu restaurante, comprando terras pra construir um hotel, fazendo quitinetes, todos com a esperança aumentar suas rendas com o crescimento demográfico da cidade?
As financiadoras estão rindo a toa, enquanto quem apostou alto, logo terá os prejuízos.
Engraçado é que Roseana fez tanta merchan durante sua campanha sobre a refinaria, agora quer distância sobre a polêmica, tá certinha…