É MOLE?! SET quer aumentar passagens

onibusEmpresários ligados ao SET informaram ontem (23), durante reunião com representantes do Sindicato dos Motoristas do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) que não há como bancar qualquer aumento à categoria sem a concessão de aumento de passagens na capital.

As reivindicações dos motoristas, fiscais e cobradores que trabalham no sistema de transporte coletivo incluem reajuste salarial da ordem de 15% e aumento de 23% no valor do ticket alimentação, que passaria dos atuais R$ 365,00 para R$ 450,00. Além disso, os rodoviários reivindicam a inclusão de dois dependentes nos planos de saúde e odontológico.

Para o vice-presidente do SET, Gilson Caldas Neto, as solicitações da categoria não condizem com a atual realidade do setor. Ele ressalta que o momento é de total colapso financeiro-operacional entre as empresas que operam o sistema de transporte da capital. Ele aponta “sucessivos prejuízos acumulados ao longo dos últimos nove anos”.

“Operamos hoje com a tarifa média mais barata de todo o país, e enquanto diversas cidades já concederam  reajustes recentes no preço da tarifa,  tivemos apenas um realinhamento financeiro em Fevereiro de 2010,  nos últimos nove anos. Temos arcado com todos os reajustes salariais da categoria dos últimos anos, sem a contrapartida do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que é de responsabilidade do Município de São Luis”, disse

Segundo ele, as fraudes também contribuem para o déficit. “O sistema de transporte coletivo de  São Luis possui um dos maiores índices de fraudes na utilização de gratuidades do Brasil, e, para agravar a situação, houve no início de 2013, o aumento de 9% do salário mínimo, dois aumentos sucessivos do diesel e a proliferação do transporte pirata na cidade”, completou.

13 pensou em “É MOLE?! SET quer aumentar passagens

  1. Pode anotar, o bicho vai pegar e não pouco.Aumentar passagem, com uma frota insuficiente pra atender a demanda de passageiros? ônibus do tempo do ronca? e o compromisso do prefeito fica aonde? ora me compre um bode e me trague as tripas feitas de farofa.

  2. Seria muito interessante se fazer uma auditoria nas contas dessas empresas ou pelo MP ou pela prefeitura para averiguarmos essa alegação de ‘colapso’ das empresas. O que vemos são ônibus velhos lotados o tempo inteiro, a maioria com muito mais de dez anos de uso. São Luís é uma capital que não tem grandes trajetos de linhas de ônibus. Não há investimentos da setor, se há colapso não vejo nenhum empresário querendo repassar suas linhas, pelo contrário, foi só Castelo anunciar um meio de transporte alternativo, o VLT, para eles despejarem milhões na campanha do seu adversário, o atual prefeito Edivaldo. Tanto que nomeou alguém ligado ao SET para a pasta de transporte. Esse aumento já era esperado, um possível compromisso de campanha entre SET e o 36, prova disso que antes de assumir o vice Roberto Rocha, ainda na transição, anunciou logo que seria dado um aumento nas passagens porque os empresários estavam ‘falidos’, mas como disse, ninguém quer largar o osso.

  3. Colapso? O único colapso que vejo é o de passageiros em ônibus lotados todos os dias, um engarrafamento infernal, um calor insuportável no ônibus que pouquíssimos motoristas tem a gentileza de ligar a ventilação do ônibus, com esse tempo de chuva ficamos trancados em um ônibus super lotado e janelas fechadas quase que sufocados. As janelas por vezes são isoladas e nem possuem aberturas (em alguns ônibus), ônibus circulando com apenas 2 portas em horários de pico, motoristas e cobradores grosseiros e ignorantes que não param nas paradas, enfim, quando chegamos no serviço mais parece que estamos saindo dele: suados e cansados para começar a trabalhar e na volta enfrentar novamente esse sufoco. Esse é o colapso que há no transporte de São Luís: investem na porcaria da bus tv podendo investir ao menos em ônibus que prestem, ônibus novos e não de aparência, ônibus com uma ventilação adequada.

  4. Muito interessante a falta de conhecimento de alguns; tenho lido sobre o transporte de São Luis, e, ao contrário do que foi dito por alguns, os ônibus estão “lotados” de passageiros que usam indevidamente gratuidades e meia passagem (que nem pertencem a eles); passageiro correto, que paga a passagem inteira, são pouquíssimos; já com relação a quilometragem, as linhas da periferia da cidade, que sao a maioria absoluta da cidade (cidade Operaria, Estiva, Vila Luizao, etc) possuem extensões gigantescas! Mas parece que as pessoas nao querem saber dos detalhes, apenas criticam para nao enxergar a realidade: o sistema tá quebrado, sucateado e uma porcaria para nós, usuários.

    • Concordo com o Thiago. Para ter ônibus novos, tudo certinho, com ar-condicionado e a toda hora, alguém tem que bancar. Simples assim.

  5. Eu concordo com o Thiago Silva. Eu vi no site TERRA que a tarifa de São Luis é mesmo uma das menores do país (quadro mostrado no dia em que teve uma confusão em Porto Alegre). A verdade é essa: quer qualidade, ônibus novos, veículos com ar-condicionado? Alguém tem que bancar. Simples assim

    • Luzia, Luis, Dona Lidia… vc poderia pelo menos caprichar mais na hora de inventar nomes…

  6. Gilberto, sou uma pequena empresária e se tivesse mais dinheiro investiria mais e mais na minha empresa. Não quero defender ninguém, mas não acredito que esses empresários gostem de ver as garagens cheias de ônibus velhos. Acho que se a Prefeitura viesse aumentando aos poucos essa tarifa e cobrando mesmo um bom serviço das empresas agora a coisa não estaria desse jeito

  7. Eu prefiro pagar uma passagem um pouco mais cara desde que melhore as condições dos ônibus. Mas a Prefeitura tem que FISCALIZAR esse serviço, tem que exigir um atendimento digno aos usuários e carros novos. Só isso. Obrigado. .

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