SES atende milhares durante Governo Itinerante

29.04.2013 Ações do Governo Itapecuru Mirim Foto Nestor Bezerra (27)

(Foto: Nestor Bezerra)

Mutirões cirúrgicos de hérnias, consultas e cirurgias oftalmológicas, clínicos gerais e pediatras, dermatológicas, imunização e exames clínicos de glicemia, colesterol, preventivos de câncer ginecológico e aferição de pressão arterial foram alguns dos serviços prestados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aos moradores de Presidente Vargas, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim e Nina Rodrigues neste início de semana, durante a passagem do Governo Itinerante na região do Vale do Itapecuru. As ações de serviços foram prestadas simultaneamente na segunda (29) e terça-feira (30), gerando mais de 4 mil procedimentos.

No município de Presidente Vargas – onde também foi inaugurado o Hospital de 20 leitos – foram realizados 428 procedimentos. Foram 71 consultas pediátricas, 108 de clínica médica, 77 dermatológicas (com um caso de hanseníase e outro de leishmaniose), 105 exames laboratoriais e 67 preventivos. Também foram atendidas 60 pessoas nas consultas oftalmológicas e cinco foram encaminhados para procedimento cirúrgicos de catarata e três de pterígio no mutirão oftalmológico que estava sendo realizado em Vargem Grande.

Julia Aguiar Mendonça, 75 anos e moradora do povoado Bela Vista, em Presidente Vargas, foi uma das pacientes diagnosticadas com catarata. Quebradeira de côco, ela teve que abandonar a atividade em conseqüência da perda parcial da visão. “Não tenho condição de pagar particular para fazer a consulta e a cirurgia em São Luis. Estou muita agradecida porque vou ter a oportunidade de ficar curada”. Maria da Cruz Costa, de 59 anos, também aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo de câncer. “A gente fazia o exame a nunca recebia o resultado aqui no Posto de Saúde. O sofrimento da população de Presidente Vargas com a falta de atendimento digno agora vai chegar ao fim porque temos um novo hospital e serviços de saúde”, prevê a aposentada.

 Além do oftalmológico, a população de Itapecuru Mirim foi beneficiada com o Mutirão de Hérnias Inguinal e Umbilical. Vinte e um pacientes foram operados e 27 cirurgias foram realizadas pelos cirurgiões do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral). Também foram realizados 168 atendimentos oftalmológicos – entre eles 35 cataratas, 38 pterígios e 38 tratamentos de glaucoma; além dos pacientes atendidos na pediatria e na clínica médica, e dos exames de glicemia e colesterol, aferições de pressão arterial e exames ginecológicos. Dezenas de pessoas tiveram suas carteiras de vacinação atualizadas.

Sebastião Canuto Ribeiro, 70 anos, de Itapecuru Mirim, foi um dos pacientes submetidos ao procedimento de hérnia. “Mesmo aposentado, gosto de trabalhar na roça e a dor que sinto com a doença impede de carregar peso e trabalhar. Escutei no rádio que ia ter a cirurgia de graça e procurei logo consultar e fazer os exames para não perder esta oportunidade”, justificou. Na triagem para procedimento de oftalmologia, a aposentada Maria de Nazaret Belfort, 68 anos, de Itapecuru, também aguardava pela cirurgia. Por duas vezes, ela foi submetida ao procedimento em São Luis. “A vista fica “nevoada” e não consigo ver as coisas direito. Muitas vezes chego até a bater com o rosto na parede e caindo no chão. Só ainda não tinha feito porque não tenho dinheiro para pagar”, afirma.

(As informações são do Governo do Estado)

3 pensou em “SES atende milhares durante Governo Itinerante

  1. Pô! Mas tinha que humilhar os caras com esse vestidinho Rosa, estilo Roseana Sarney??? Devem ter ficado, vendo essas imagens, putos da vida…

  2. QUE BELEZA! AGORA SÓ FALTAM 57 HOSPITÁIS PROMETIDOS PARA ATÉ DEZEMBRO/2010
    ENQUANTO ISSO
    CADÊ VIA SEM PRESSA,A VIA METROPOLITANA,A PONTE DO QUARTO CENTENÁRIO,ETC.
    SO PARA LEMBRAR EM ABRIL FORAM 98 HOMICIDIOS NO MELHOR GOVERNO DE ROSEANA E MAIO JÁ COMEÇAMOS COM 9

  3. Se a REDE ESTADUAL atendesse tão bem como na propaganda ninguém iria procurar a rede municipal, afinal os que estão na rede municipal também são maranhenses e tem direito a esse paraíso pintado na televisão. Não me venha com papo de urgência e emergência pois metade daquele povo transferido em dezembro pelo Ricardão, voltou em janeiro pior do que foi.

Os comentários estão fechados.