As obras de reforma, ampliação e modernização da Biblioteca Pública Benedito Leite foram inauguradas, nesta quinta-feira (9), pela governadora Roseana Sarney ao lado dos secretários estaduais Olga Simão (Cultura) e Luis Fernando Silva (Infraestrutura). Ao todo, foram investidos R$ 7 milhões na execução das obras civis e aquisição de equipamentos.
“Estou muito emocionada de reabrir a Biblioteca Benedito Leite, pois é um espaço que representa a nossa cultura, uma referência para o Brasil”, declarou a governadora Roseana Sarney. Ela afirmou que já foi usuária do espaço, quando estudava no Liceu Maranhense. “Foram cinco anos fazendo pesquisas junto com meus amigos. Na época, não tinham os recursos que hoje estão sendo disponibilizados”, ressaltou.
A governadora Roseana lembrou que o acervo da Biblioteca Pública foi enriquecido com 10 mil obras. Hoje, são mais de 140 mil títulos, entre livros, jornais, revistas, manuscritos, microfilmes, diários oficiais, livros em braille e obras raras. “É um espaço aberto aos professores, estudantes e pesquisadores, que vão contar com conforto e modernidade para realizarem seus trabalhos”.
Entre as novidades, estão a Biblioteca do Bebê (pioneira no país), Espaço de Leitura (usuário leva seu próprio livro para ler) e o palco e a sala de projeções de filmes, instalados no prédio anexo da Biblioteca Infantil Viriato Corrêa. Há novas acomodações também para os setores de Direitos Autorais, Informação Utilitária, Telecentro, Salas de Multimídia e de Microfilme e Laboratório de Higienização e Digitalização do Acervo. A área do Setor de Braille foi ampliada e seu acervo passa a dispor de novos livros.
“A Benedito Leite passa a ser palco de estudo e pesquisa dentro da 2ª mais antiga biblioteca pública do país”, revelou a secretária de Cultura, Olga Simão. Ela explicou que a Biblioteca, agora totalmente modernizada, passa a dispor de um Scanner de microfilmes (que digitaliza direto para impressora, pen drives e disco rígido; permite que o usuário salve uma cópia da informação digitalizada e realize a pesquisa em casa; se conectado à internet, permite o envio das obras digitalizadas, por e-mail). Também possui um Scanner planetário (permite a digitalização de obras encadernadas e em folhas soltas, até o formato A2, tendo como características a alta qualidade e velocidade de digitalização, a baixa exposição dos originais à luz, o não uso de radiação ultravioleta e a não emissão de reflexos mesmo com papéis brilhante).
Os serviços de recuperação da Biblioteca ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). O secretário Luis Fernando Silva revelou que a estrutura física incluiu a substituição do telhado, ampliação do anexo (Biblioteca Infantil Viriato Corrêa), além da troca das instalações elétrica, hidráulica, sanitária e da rede lógica. O prédio ganhou novos espaços, todos climatizados, com tecnologia de ponta e acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.
“Já fui usuário dessa Biblioteca no tempo em que era estudante, mas naquela época não tinha essa estrutura, eternizada por esta obra realizada pelo governo estadual”, ressaltou Luis Fernando Silva. Ele disse que teve o cuidado de vistoriar cada canto do prédio visando oferecer o mais moderno para os atuais estudantes. “Essa iniciativa representa o compromisso do governo com a história, a arte e a cultura do Maranhão”, destacou.
A solenidade de inauguração contou com a participação de deputados estaduais Afonso Manoel, Roberto Costa, Fábio Braga e Magno Bacelar; dos secretários estaduais Olga Simão (Cultura), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Sergio Macedo (Comunicação Social), Catharina Bacelar (Mulher), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), Joaquim Haickel (Esporte e Juventude), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Victor Mendes (Meio Ambiente); a auditora Geral do Estado, Maria Helena Oliveira; da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira; além de funcionários, bibliotecários, professores e estudantes.
Também presentes intelectuais, como o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar; e a pesquisadora Zelinda Lima. Para a estudante do ensino médio, Tassiane Santos, a Biblioteca é espaço fundamental para o estudo. “Gosto de fazer pesquisas aqui, fico feliz que volte a funcionar, pois aproveito o espaço para estudar para o Enem que vou fazer esse ano”, revelou.
(As informações são do Governo do Estado)
È uma pena que a reforma só terminou 4 anos mais tarde, isso sem contar os milhoes que foram gastos isso é o melhor governo de Roseana e ainda tem gente que acredita!
Bom lembra que Jackson Lago entregou o prédio quase caindo…
MAS JACKSON SÓ TEVE 2 ANOS DE GOVERNO, QUER COMPARAR O TEMPO QUE ROSEANA TEVE NO GOVERNO E NADA FEZ PELA BIBLIOTECA PÚBLICA COM O QUE JACKSON LAGO PASSOU NO GOVERNO? NÃO TEM SENTIDO.
picolé de chuchu ta em todas kd macaxeira não inaugura nada, e onde estão as fotos da sua patroa com o mensaleiro zé dirceu, deveria registrar esse grande encontro.
Só espero que não deixem mais a escadaria da Biblioteca servir de mictório para moradores de rua.
PARABÉNS PREFEITO TEMA!
Normalmente recebo inúmeras criticas sobre as matérias que publico, uns dizem que uso o espaço da mídia exclusivamente para criticar e que deveria apontar soluções, no entanto gostaria de dizer que quem tem que buscar soluções para os problemas do município, é o prefeito. Afinal, foi para isso que recebeu o aval da maioria da população.
No entanto, valho-me desta oportunidade para parabenizar o prefeito do município pela excelente e grandiosa obra que realizou e que não é percebida por muitos da sociedade em geral, sobretudo pelos seus partidários.
A referida obra merece uma festividade para sua inauguração, até pelo montante de recursos destinados, empenhados e utilizados, o estupendo feito localiza-se na estrada que liga a Rua São Raimundo ao acesso aos bairros Campo Velho e Mil Reis. Isso mesmo, aquela grandiosa ponte foi pintada, e pasmem! Com as cores padrão da administração.
TEMA, GASTOU 100-MIL, NESSA PONTE, VAI FAZER UMA FESTA NA INAUGURAÇÃO, JÁ CHAMOU ATÉ O CANTOR TON CLEBER, PARA IR COMEMORAR, É MUITA FALTA DE VERGONHA COM A POPULAÇÃO DE TUNTUM – MA.
(blog tuntum força jovem)
CARO JORNALISTA VAMOS SER SINCERO ATUAL GOVERNADORA NÃO ESTÁ FAZENDO NEM UM FAVOR EM ENTREGAR A BIBLIOTECA É OBRIGAÇÃO DELA POIS AFINAL DE CONTA ANOS ATRÁS ELA TROUXE PARA O ESTADO DO MARANHÃO UM PROGRAMA PARA EDUCAÇÃO CHAMADO DE TELENSINO QUE FOI UM FRACASSO NA EDUCAÇÃO ACABOU COM UMA ESCOLA TÉCNICA CHAMADA JOÃO BACELAR PORTELA QUE TINHA VÁRIOS CURSOS TÉCNICOS, E COMO SEMPRE A IMPRENSA DELA NÃO FALOU NADA. BRINCADEIRA.
Parabéns, nossa comunidade agradece, nossos docentes e discentes também. Aberto definitivamente o espaço de estudo aos interessados em aprender mais um pouco.
PORQUE PICOLÉ DE CHUCHU TEM QUE ESTA EM TODAS AS INAUGURAÇÕES?
Reforma foi executada pela Sinfra, onde ele é secretário
Eu ainda prefiro um picolé de chuchu que um pastel de vento.
Poderiam colocar wi-fi pra galera fazer pesquisas levando seu notebook ou tablet ou então colocar computadores para acesso.
10:26
CARRETA CEGONHA CHEIA DE CARRO ZERO KM PEGA FOGO PRÓXIMO A TUNTUM – MA
DSCF3674
Uma carreta de placas MPI 3000 de Araranguá, Santa Catarina pegou fogo hoje 09/05 por volta das seis horas da manhã. A Carreta cegonha transportava onze veículos zero quilômetro que também pegaram fogo. O veículo era conduzido por Fabiano Santos da Silva de 37 anos que teve leve queimadura no braço. Fabiano Conta que tudo começou depois que um pneu dianteiro da carreta estourou, provalvelmente por ter caído num buraco e incendiado logo em seguida. Ainda de acordo com o motorista, a queimadura no seu braço foi na tentativa dele destravar o cavalo da carreta, o que não conseguiu e o fogo se alastrou destruindo toda carga que tem seguro. Fabiano Silva continua internado em observação no Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra – Socorrão, conforme informou o Diretor Administrativo daquela unidade Hospitalar Orny Lima.
BLOG DO ADONIAS SOARES
DSCF3679
DSCF3677
ABAIXO O VÍDEO MOSTRANDO AS CONDIÇÕES QUE FICOU A CARRETA E OS VEÍCULOS.
Mandaram até Luis Fernando vestir um terno preto.
Roseana deveria voltar a frequentar a biblioteca, ela está precisando.