A governadora Roseana Sarney participou nesta quarta-feira (15), no município de São Domingos do Azeitão, da solenidade de inicio da colheita de milho da safra 2012/2013. O evento ocorreu na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, na Região Sul do Maranhão, durante mais uma etapa do Governo Itinerante, que também levou ações dos órgãos estaduais nas áreas de saúde, educação, cidadania e infraestrutura aos municípios de Benedito Leite e São Domingos do Azeitão.
“Conhecemos a grandiosidade da produção de milho na região de São Domingos do Azeitão e o nível de tecnologia empregada na produção e colheita. Isso é a demonstração da confiança dos produtores agrícolas no Maranhão e reflete o bom momento econômico que o estado vive. São iniciativas que geram emprego, renda e elevam o nível de produtividade do nosso estado”, declarou a governadora.
Este ano, a expectativa dos produtores de grãos é que a colheita de milho atinja 180 sacas por hectare plantado e a produção total alcance 40 mil toneladas. “Investimos alto em tecnologia na preparação do solo e na plantação do milho e vamos utilizar o maquinário mais moderno do mercado, seguindo os melhores padrões do mundo. Nossa meta é elevar a produção de milho na região”, detalhou o produtor agrícola Roberto Ferreira.
O plantio de milho está concentrado nos municípios de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba e São Domingos do Azeitão. “Queremos agradecer a governadora Roseana por garantir a consolidação desta fronteira agrícola. Esta transformação que percebemos hoje em toda região só foi possível graças aos investimentos para escoação da produção, como o asfaltamento da BR-230, que ocorreu por determinação dela”, agradeceu Roberto Ferreira. O Maranhão é o 2º maior produtor de milho do Nordeste, com previsão de uma colheita de aproximadamente 1 milhão de toneladas.
Ainda em São Domingos do Azeitão, a governadora Roseana e sua comitiva se deslocaram até a região central da cidade, onde estavam concentradas as ações do Governo Itinerante. Roseana Sarney foi recebida com festa pela população e centenas de pessoas estiveram presentes ao local e aproveitaram para cumprimentá-la. Vários foram os pedidos para o registro de fotos. “É sempre um prazer estar em São Domingos do Azeitão e receber este carinho da população”, disse ela.
Na oportunidade, a governadora aproveitou para destacar os serviços ofertados pelo Governo Itinerante. Na carreta do Viva Cidadão, ela conferiu de perto o atendimento aos usuários nos diversos serviços oferecidos pelo projeto, como a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, registro civil o título de eleitor, entre outros documentos.
Ainda no município, a governadora Roseana Sarney fez a entrega de sementes selecionadas de feijão e de Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) à pequenos agricultores da região. Somente em São Domingos do Azeitão foram distribuídos 1.200 quilos de sementes. “Vamos começar o plantio e essa ajuda do governo foi muito bem vinda. É momento de alegria para nós”, disse o lavrador Manoel Gomes Silva, que recebeu das mãos da própria governadora, sua cota de sementes.
“Estamos felizes com essa iniciativa do Governo do Estado e só temos a parabenizar a governadora Roseana e sua equipe de trabalho por nos conceder estes beneficios. É motivo de muita satisfação para nós”, disse o prefeito de São Domingos do Azeitão, Nicodemos Ferreira.
Acompanharam a governadora Roseana, nesta etapa, os secretários de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Ciência e Tecnologia, José Costa; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, além dos deputados Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa; Stênio Resende e Edilásio Júnior. Presentes também os prefeitos Laureano Barros (Benedito Leite), Germano Coelho (Loreto), Airton Mota (Nova Iorque), Elano Martins (Nova Colinas), José Antonio Rodrigues (Passagem Franca) e Francismar Carvalho (São Raimundo das Mangabeiras).
QUE O DIGA OS PROFESSORES ‘GOVERNO INTOLERANTE’.
Sempre o pacotinho de sementes nas mãos. Faz até vergonha de ver. Quem olha e não conhece não pode deduzir que foi ELA MESMA quem promoveu o desmonte na estrutura da agricultura do Estado, deixando o agricultor familiar a mingua, para beneficiar seus grandes aliados do agronegócio .
A TÁ ESSA LEVA MESMO,KKKKKKKKK,KKKKKKKKK, TA PEGANDO A CARONA DO GOVERNO FEDERAL.
Só no Maranhão: distribuir sementes depois que as chuvas acabam e ainda é destaque em todos os meios de comunicação. Muito vergonhoso…governo que não respeita os agricultores.
Agora ela quer ficar distribuindo “sementinha” pro lavrador, mas incentivo ao agricultor local e políticas amplas voltadas a agricultura de subsistência nunca entrou na pauta da Roseana…
COMO SEMPRE ROSEANA SARNEY TIRANDO CASQUINHA DE ALGO QUE ELA NÃO AJUDOU A CONSTRUIR, SE NÃO FOSSE A FORÇA,A BOA VONTADE E O ESFORÇO DESSE POVO EM DESBRAVAR O MARANHÃO, E A MUITO CUSTO PRODUZIR GRÃOS NADA DISSO SATRIAS ENDO MOSTRADO COMO PROPAGANDA OFICIAL DE UM GOVERNO FRACASSADO.