Flávio Dino gazeteiro?

De O Estado

O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato da oposição ao Governo do Estado em 2014, tem sido presença constante no Maranhão nos últimos meses. E pode estar fraudando as informações da sua agenda oficial, disponível no site do órgão que dirige, em Brasília, para revestir de legalidade as saídas da capital federal para fazer campanha pelo interior o estado.

Dados do Portal da Transparência do Governo Federal apontam que pelo menos em duas ocasiões o comunista informou oficialmente estar em Brasília, despachando internamente ou lendo e-mails, quando, na verdade, estava em São Luís, em agenda com aliados da Prefeitura, e em Matões, em agenda com a prefeita Suely Pereira (PSB), uma de suas aliadas no interior e mãe do líder da oposição na Assembleia Legislativa, o também comunista Rubens Júnior.

dino_igreja

Flávio Dino em evento político no dia 5 de abril, em São Luís; agenda apontava leitura de e-mails e despachos internos, em Brasília

No caso mais recente, a agenda oficial registra para o dia 5 de abril, uma sexta-feira, a “leitura e resposta de e-mails, documentos internos e correspondência” pela manhã e, à tarde, “despachos internos”. Nos dois casos, aponta o documento, o presidente da Embratur deveria estar em Brasília.

Mas uma nota emitida pela “Imprensa do PCdoB”, e encaminhada via e-mail a jornalistas do estado, desmente o dado oficial. Segundo o release, Flávio Dino esteve não em Brasília na tarde daquele dia, mas no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em São Luís.

De acordo com a assessoria do Partido Comunista, a presença do presidente da Embratur deu-se “para planejar uma mudança estrutural e política capaz de transformar os indicadores sociais do estado e de garantir qualidade de vida ao povo do Maranhão. O presidente da Embratur, Flávio Dino, foi convidado a fazer parte do círculo de debates dos movimentos sociais em busca da superação de antigos problemas socioeconômicos do Maranhão”. Dino participou, ainda no mesmo dia, de uma reunião com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func) de São Luís, o petista Chico Gonçalves, para tratar da divulgação do São João da capital fora do estado.

flávio_matoesOutra possível fraude na inserção das informações ocorreu no dia 1º de março, também uma sexta-feira. A agenda de Flávio Dino aponta “despachos internos” em Brasília, pela manhã e à tarde. Mas o comunista estava em Matões, no interior do Maranhão, participando das solenidades de entrega de uma quadra poliesportiva e de uma escola, construídas pela Prefeitura. A notícia foi destaque no Portal Vermelho, site mantido em parceria com o PCdoB, e um vídeo do presidente da Embratur discursando foi postado na rede social “YouTube” pelo perfil da direção do PCdoB de São Luís (veja acima, ou aqui).

Flávio Dino em inauguração em Matões, no dia 1º de março; comunista passou o dia inteiro no Leste Maranhense

Flávio Dino em inauguração em Matões, no dia 1º de março; comunista passou o dia inteiro no Leste Maranhense

Outro lado

Nos dois casos a Embratur confirmou, via comunicado oficial enviado a O Estado na tarde de ontem, que Flávio Dino não estava em Brasília quando deveria estar. A nota, no entanto, omite as passagens do comunista tanto por Matões, quanto pela plenária da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

“No dia 1º de março, o presidente da Embratur cumpriu agenda oficial, ao lado do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Vicente Neto, participando do 1º Fórum Intermunicipal em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, em Caxias, para falar do preparativo dos megaeventos. Equivocadamente, a agenda não constava no site, o que já foi corrigido”, diz o órgão. Até o fechamento desta edição, a agenda oficial no site da Embratur permanecia inalterada.

Sobre a passagem por São Luís, a assessoria de comunicação de Dino informa apenas a sua audiência com o presidente da Func. “No dia 5 de abril, o presidente da Embratur não esteve na sede do PCdoB, mas em agenda oficial com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func) de São Luís, Francisco Gonçalves, tratando ‘sobre a possibilidade de também promover as Festas Juninas daquela capital”, como registrou release distribuído por esta Ascom a jornalistas e publicado no blog oficial da Embratur, mas que não constava na página da LAI. O erro foi devidamente retificado”, completou a assessoria. Também neste caso, a agenda oficial seguia inalterada até o fechamento desta edição.

15 pensou em “Flávio Dino gazeteiro?

  1. Quem disse que ele não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo? esqueceu que ele é onipresente? Senhor de Deus. Alias ele é o próprio Deus, e assim como Deus, ele é ubíquo, pode estar em vários lugares ao mesmo tempo.

  2. Imagina se se fizesse o patrulhamento diário dessa corja aí começando pelo próprio deputado fura-fila. Imagina acompanhar esse secretariado inerte do pior governo da vida dela.

  3. gostei da materia investigativa. parabéns.
    Sugiro também que você veja a relação desse senhor “novo” com as empresas de turismo pq tem muito comunista e aliados viajando para brasilia e outros destinos sem pagar um centavo de passagem aerea.

  4. Francamente, não gosto de Presidente da Embratur posando de pré-candidato, sendo ainda menos que um TQQ.
    Por outro lado, deve ser mesmo difícil competir contra outro candidato em campanha antecipada – Luís Fernando – que, a pretexto de ser Secretário de Infra-Estrutura, sai interior a dentro inaugurando obras, “aparecendo” para a população e posando de grande político, ganhando apoio de prefeito na base da pressão do Governo do Estado, que todos já conhecem.
    Aliás, ele passou o mandato inteiro de Roseana como Chefe da Casa Civil, salvo engano, e agora vira “Inaugurador de Obras”, as quais ele sequer planejou, pois foram idealizadas durante a gestão Max Barros.
    No fundo, nenhum dos dois está sendo ético. A diferença é que o candidato governista tem a legalidade por “pano de fundo”.
    Parece que a campanha de 2014 deverá ser bem feia, igual à de 2012 de prefeito de São Luís.
    Uma pena!

  5. SEU AMIGO DEÇA É OUTRO GAZETEIRO GANHA MAIS DE 7.000,00 DE EWERTON ROCHA E NEM COMPARECE. VIDA DE BLOGUEIROS COMENDADORES KKKKKKKKKK

  6. Deixem o cara fazer o trabalho formiguinha da política dele. A governadora e sua trupe nada mais faz na sua itinerância, que: campanha fora de época, distribuição de pacote de sementes e inauguração de obras inacabadas. Devia-se era cobrar atuação mais digna por parte dos nossos fracos representantes no Congresso, que não sabem sequer abrir a boca, e quando o fazem é pra puxar saco de Dilma ou de Roseana. Isso sim é vergonhoso e prejudicial à imagem do Estado.

Os comentários estão fechados.