De O Estado
Representantes de 25 municípios das regiões do Munim, Delta das Américas e Lençóis Maranhenses se reuniram com o ministro Gastão Vieira ontem no II Encontro Regional do Ministério do Turismo no Maranhão. A segunda edição do evento, que aconteceu em Barreirinhas, teve como foco o desenvolvimento e a expansão dos destinos turísticos da região durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, que se inicia em junho deste ano. Foi anunciado um investimento de R$ 2,4 milhões para a construção de um centro de visitantes, que funcionará como portal de entrada para os Lençóis.
O encontro contou ainda com a participação dos secretários de Estado Jura Filho (Turismo) e Victor Mendes (Meio Ambiente e Recursos Naturais). Palestras foram ministradas no encontro pela equipe do Ministério do Turismo, formada pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Ítalo Mendes; o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPDT), Fábio Mota, e o chefe de gabinete da SNPDT, Marco Antônio.
O ministro Gastão Vieira destacou a necessidade de o município de Barreirinhas melhorar a qualidade do atendimento ao turista. “Nós não temos o direito de não nos prepararmos para essa oportunidade. Nós precisamos arrumar essas cidades para que o fluxo de turistas seja maior. Nós temos uma meta ousada”, declarou ele.
Classificada como um dos destinos turísticos que podem ser visitados durante eventos como as copas, Barreirinhas sediará turmas de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), assim como na capital, São Luís. Já foram recebidas mais de 350 pré-inscrições para os cursos de inglês básico e intermediário, auxiliar administrativo, camareira de meio de hospedagem, garçom, organizadora de eventos e recepcionistas de eventos e hospedagem, monitor ambiental e sommelier.
Projetos – Um dos primeiros investimentos para os Lençóis Maranhenses foi anunciado ontem durante o encontro pelo secretário Victor Mendes (Meio Ambiente e Recursos Naturais). Em parceria com o Instituto de Biologia Chico Mendes (ICMBio), o Governo do Estado e o Ministério do Turismo construirão o centro de visitantes no ponto de acesso aos Lençóis.
A licitação está prevista para o dia 27 e, após esse processo, deve ter um prazo de 60 dias para lançar a ordem de serviço. Segundo Victor Mendes, o objetivo do centro é catalogar informações que sirvam de referência para universidades e, principalmente, capacitar e orientar os turistas sobre o destino turístico antes da visita como uma forma de preservar o meio ambiente e informar mais sobre o local.
“O centro ficará do outro lado do rio. A ideia é que os turistas, antes de chegarem aos Lençóis, passem por uma capacitação que terá sala de exposição, auditório, anfiteatro e sala de visita para pesquisa. Lá será um grande centro de apoio à academia. Dando tudo certo com a licitação, voltamos com o ministro Gastão Vieira para dar a ordem de serviço”, explicou o secretário Victor Mendes.
Desafios
Visando aos benefícios que as copas podem trazer ao município, Gastão Vieira destacou a necessidade de aeroportos que viabilizem o turismo em Barreirinhas. Segundo o ministro, uma rota entre Parnaíba e Barreirinhas seria ideal para impulsionar o fluxo de visitantes. “Já existe interesse de grandes companhias de viagem para o funcionamento do aeroporto de Barreirinhas”, afirmou.
Segundo a equipe do Ministério, uma grande empresa de turismo alemã revelou ter o interesse de trazer 50 mil turistas estrangeiros para o Brasil durante a Copa do Mundo em 2014. A intenção é beneficiar alguns municípios com pacotes de viagem para destinos turísticos. Entre eles, estariam os Lençóis Maranhenses, que têm como porta de entrada Barreirinhas.