Uma conversa entre o delegado de Polícia Civil aposentado Sebastião Justino da Silva Neto e seu irmão, o agente de Polícia Civil Alcides Nunes da Silva, às 8h40 do dia 13 de junho do ano passado – dia da prisão de oito dos denunciados por encomendar e executar o assassinato do jornalista Décio Sá – revela a supresa do policial suspeito de envolvimento com a quadrilha ao saber da notícias de que os supostos comparsas estavam presos.
Justinho estava em São Luís, Alcides, no interior do estado, já que havia sido inserido pela SSP numa missão na região de Carutapera justamente para estar fora da cidade no dia da deflagração da Operação Detonando. O objetivo era evitar que ele e o também agente Joel Durans – ambos com estreita relação com o grupo comandado por Gláucio Alencar – pudessem vazar alguma informação sobre a ação policial.
“Tá todo mundo preso lá”, anuncia Justino. Alcides se mostra surpreso: “É mesmo?!”.
Em outro trecho (veja a transcrição abaixo ou baixe o áudio aqui) eles comentam a ligação do crime de São Luís com o assassinato de Fábio Brasil, em Teresina, a principal linha de investigação e que levou à elucidação do caso.
Como as prisões tinham acontecido poucas horas antes da conversa gravada com autorização da Justiça, Justino mostra certo desconhecimento sobre quem estava ou não preso. E chega a dizer que o deputado Raimundo Cutrim (PSD) havia sido detido pela polícia – Cutrim e Justinho estão denunciados juntos em outro processo, sobre grilagem de terras (reveja).
“O Cutrim já foi?”, pergunta Alcides. “Já tá preso, já. Tem oito presos já. [ininteligível]. Diz que a governadora vai até divulgar também”, responde o delegado aposentado. Na verdade, apesar de citado no caso, o deputado sequer foi investigado. O TJ ainda precisa se posicionar sobre isso.
Os dois grampeados também comentam sobre uma suposta “ajuda” de Gláucio Alencar à campanha do deputado peessedista. “O Gláucio, ele disse que o Gláucio [ininteligível] ajudou ele na época, na campanha”, afirma Justino. O agente concorda: “Ajudou”.
Justino: Tá todo mundo preso lá. A história lá. Liguei lá [ininteligível]. Já foi preso o Gláucio, o Miranda. Estourou a bronca.
Alcides: É mesmo?! É mesmo?!
Justino: Prenderam o cara também [ininteligível]. A ligação é certinha aquela, entendeu?
Alcides: Sim.
Justino: A ligação é certinha com o Pará. Não sei se prenderam o cara do Pará, mas parece que já prenderam o [ininteligível].
Alcides: Mas tá envolvendo quem, o Júnior?
Justino: Hein?
Alcides: Prenderam ate Gláucio, é?
Justino: Prenderam até Gláucio já. Miranda. Todo mundo.
Alcides: É mesmo?
Justino: É por aquela história de Teresina, tá entendendo? Relacionando uma coisa com a outra. [ininteligível]. Eu tô te falando porque aquela história de ontem que nós conversamos ontem bateu certinho, tudinho
Alcides: É, mas ele não tem nada a ver. O Gláucio não tem nada a ver.
Justino: É não tem nada a ver, não.
Alcides: O Cutrim já foi?
Justino: Hein?
Alcides: Cutrim não?
Justino: Já tá preso, já. Tem oito presos já. [ininteligível]. Diz que a governadora vai até divulgar também.
Alcides: É né? Ontem mesmo eu tava com ele. [ininteligível]
Justino: O Cutrim me disse agorinha, me confirmou, que é amigo dele e de Junior. [ininteligível]. Ele confirmou agorinha.
Alcides: Que é amigo do Júnior?
Justino: Amigo do Júnior Bolinha. Carrega, usa caçamba dele, não sei o que é que tem. [ininteligível]. Mas através daquele outro cara também.
Alcides: [ininteligível]
Justino: Não, eu tô dizendo é o Gláucio. O Gláucio, ele disse que o Gláucio [ininteligível] ajudou ele na época, na campanha.
Alcides: Ajudou.
[ininteligível]
Alcides: … o cara que mataram no Araçagy ontem, antes de ontem.
Justino: É. Ele que entregou tudinho e não protegeram o cara. Morreu de graça e deixou a família toda chorando aí.
Alcides: [ininteligível]
Justino: Aí Júnior Bolinha vai botar ele realmente por isso. Sabe quem vai envolver? O Júnior Bolinha vai envolver o Gláucio na história de Teresina.
Alcides: Ontem mesmo eu tava com ele, rapaz, com o Gláucio lá. Eu tive lá com ele, na casa dele lá [ininteligível].
A cidade inteira realizou esse tipo de telefonema neste dia!
Até você mesmo Gilberto!
Difícil vc saber que tipo de telefonema eu fiz, já que não estava grampeado. E mais: eu não havia conversado na noite anterior com Gláucio, como Alciddes revela que fez… O que os áudios comprovam, meu caro, era a estreita relação de todos os denunciados pelo MP. Ou seja: a acusação está muito, mas muito bem embasada mesmo… Além disso, se é td tão normal, pq Alcides precisaria fazer como o Cachoeira e negar que tenha feito ligações para o pessoa do Gláucio? Aguarde, meu caro. Aguarde que tem mais
O que isso tem a ver com a morte de Decio? Que “conexão” besta. Glaucio nunca negou a confusão que bolinha o envolveu, mas deixou claro que não mandou matar FB, muito menos Decio. Ah ..passa mais tarde, Leda! Pega um guardanapo que a baba tá escorrendo.
O Sistema é Nojento mesmo!! Meu DEUS do céu!!
Esses caras estão soltos ???
Um absurdo o Judiciário não decretar a prisão desses elementos! Todos enrolados até o pescoço, sabem de tudo, dos crimes praticados, das encomendas das mortes, da agiotagem, da extorção a Prefeitos e agentes politicos!!
Simplesmente nojento! Como dizia o Capitão Nascimento no Tropa de Elite 2 – “O Sistema é Foda!”
Tem que decretar a prisão imediatamente dos 2 agentes da Reportagem, do Sr. Ronaldo Ribeiro (advogado) – esse é o principal -, do Delegado da PF, e por ai vai!!
Se fosse qualquer cidadão comum, já estava era condenado pela justiça, ja tinha acabado investigação e tudo!!
Cara a Sociedade não tem mais credibilidade nem na policia, nem na Policia Federal, e nem no Judiciario!!
Fim de Linha
O SISTEMA É FODA
Sempre que Gilberto Léda ou Marco Deça publicam informações acerca do caso Décio Sá, esse ZIL (acima) posta comentários em favor do Gláucio. Deve pegar uma babinha por esse serviçinho chulo
será?
Meu caro LEDA esse delegado é todo enrolado, teve uma época em que foi envolvido com crime de “infiel depositário”, está indiciado por crime de grilagem e agora aprece nesse grampo, o cara pelo que mostra o seu histórico não é pessoa de confiança de Sec de Segurança.
Leda quero te passar uma informação sobre esse delegado e seu irmão: na campanha eleitoral de 2012 esses dois, que são da cidade de Matinha, andavam abordando, perseguindo, seguindo, enfim, estavam a todo custo, atrapalhando a candidatura do candidato que perdeu a eleição para prefeito da cidade, Eldo Jorge, adversário do hoje prefeito Beto Pixuta. Todos na cidade achavam muito estranho a forma como os dois (policiais que são) estavam envolvidos com unhas e dentes na campanha do Beto, dizendo que queriam Beto prefeito de qualquer jeito. Agora parece clarear um pouco as coisas de tanto interesse que eles estavam na eleição do Beto. Peço que vc leve essa informação ao conhecimento dos delegados que investigam os fatos da agiotagem.
rapz nao sei como tem tanta gente solta ai e muitos inocentes preso é o exemplo de fabio capita que ta preso e nao tem nada vs nada e o cara preso no veneno o leda sabe disso mas que é se aparecer
Leda só pra lembrar, o alcides também foi denunciado no caso da grilagem. E aproveitando o ensejo, pq dep cutrim não pede a cpi da grilagem também , dessa forma, ele se diz inocente acabava logo com toda a história que se ele diz que estão inventando dele. Que vc acha? ??
verdade… boa ideia
Isso não tem nada a ver
Um monte de depoimento forjado…Prefiro acreditar no tiririu que só assinou depoimento pronto no meio da rua em frente a mirante…absurdo
Gente toda esperança de aluísio e dos delegados são as ecsutas que não tem nada… que merda… escuta de alcide que não tem nada…tiro nagua…ta difícil…ferrari que não existe…disse que disseram que ouviram que comentaram e ação agora vai cantar é certo vamos aguardar provar na justiça…
NÃO TEM COMO ESSA INVESTIGAÇÃO PASSAR PARA A ESFERA FEDERAL? AQUI NO MARANHÃO, COM INVESTIGAÇÃO FEITA PELA POLÍCIA DO ESTADO E DA JUSTIÇA ESTADUAL, ESTÁ FADADA AO FRACASSO.