Um dado no mínimo curioso está contido nos extratos de contrato publicados pela Prefeitura de São Luís no Diário Oficial do Município (DOM) confirmando as dispensas de licitação para serviços de “tapa-buracos” na capital.
No total, serão gastos R$ 4,5 milhões com as obras. Mas R$ 579.600 serão pagos à Higienizadora São Luís.
Isso mesmo!
Uma empresa especializada na locação de banheiros químicos, desobstrução de redes de esgoto e coleta de resíduos receberá meio milhão de reais para tapar buracos e desobstruir bueiros e galerias de São Luís (veja no extrato acima – clique para ampliar).
O caso deve ser levado amanhã à Câmara Municipal, já que o líder da oposição, Fábio Câmara (PMDB), já se pronunciou neste fim de semana nas redes sociais.
Além da curiosidade do caso, chamou a atenção o fato de que as dispensas de licitação para contratação de R$ 4,5 milhões em serviços foram justificadas pela situação de emergência das ruas da cidade.
Que a situação do pavimento de São Luís é caótica, até as pedras sabem, o que se questiona, no entanto, é a necessidade de ainda contratar emergencialmente mesmo cinco meses após o início da gestão. Ainda não havia dado tempo de promover um processo licitatório regular?
Com a palavra, a Prefeitura de São Luís.
Outro lado
NOTA DE ESCLARECIMENTO
São Luís, 28 de maio de 2013
Sobre a contratação da empresa Higienizadora São Luís LTDA, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) da Prefeitura de São Luís esclarece:
1) A empresa é responsável pelos serviços de sucção e desobstrução de galerias fechadas e tubulações de drenagens obstruídas, essenciais aos serviços de drenagem e limpeza executados pela Prefeitura de São Luís rotineiramente nas operações de reconstrução e recomposição do pavimento asfáltico;
2) Foram feitas junto à empresa locações de dois caminhões de sucção a vácuo para atuar nos serviços acima referidos;
3) São, portanto, descabidas de quaisquer fundamentos as acusações de que a SEMOSP teria “contratado empresa de higienização para tapar buracos”. A empresa foi contratada em conformidade com os ditames legais para realizar serviços específicos mencionados.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Comunicação
Caro Doutor Gilberto vc sabe que nossa malha viária esta um caos e o Prefeito deveria ou agora fez o Decreto de Emergência que ainda não vi mais tudo bem se o fez ainda bem as coisas devem melhorar pois os buracos vão sumir. Porém a CPL que foi quem realizou a dispensa pelo que até agora notei não se atentou para as atividades da empresa ou talvez ainda vai aparecer uma alteração contratual da empresa e vai constar que ele esta autorizada a atuar nesta atividade. Bem amanha segunda-feira o Vereador vai aquecer as turbinas e voar bem perto da situação que foi criada pela prefeitura e mal resolvida pela equipe do prefeito. Entendo firmemente que ainda não é culpa do Edvaldo Holanda Junior, pois ele da a ordem mais não é para cumprir esta ordem de qualquer maneira tem que cumprir dentro do Preceitos da Lei 8.666/93 e suas alterações e do Código de Licitação do Estado do Maranhão.
Meu caro Gilberto!Concordo com você,quem quer ser o “NOVO”terá que
fazer diferente.Até o momento,o atual Prefeito,não passa de um genérico
do CASTELO.Muito MIGUÉ e nada mais, e o POVO que se dane.É muito
fácil saber o que mudou,NADA,NADA,NADA,pergunte ao POVO.Será se
SLZ não tem sorte mesmo com Prefeitos?É de MAL a PIOR,né ? Cruz,
credo.Só muito tambor nessa gente,tá?
Gilberto, será que alguém teve a curiosidade de olhar ou diligencia de procurar o contrato social da empresa, ou mesmo os dados do CNPJ, disponíveis no site da receita, pra saber se a empresa tem como uma das atividades a locação de equipamentos? Isso porque é comum que uma empresa constituída para uma finalidade, com o passar dos anos agregue outras atividades nomcontrato social e na receita e nao mude o nome principal, tido como referencia. Isso sim, é importante.
Me mande seu e-mail que eu envio o CNPJ e as atividades da empresa… garanto que não há nenhuma referência a locação de máquinas. o mais próximos do objetio contratado que a empresa oferece é “gestão de redes de esgoto” e “atividades relacionadas a esgoto”.
Amigo se até fogo já foi apagado com fezes nesse nosso Estado, em Bacabal, quanto mais higienizadora tapar buracos em nossa capital. Nesse nosso Maranhão tudo q não presta é d se esperar desses nossos políticos.
São muito cínicos esses sujeitos. Fizeram uma campanha de ataques. Acusaram de incompetência, corrupção, entre outras coisas o adversário à época, João Castelo. Se postaram como solução para todos os problemas da cidade. Disse o EdiMentira que o segredo seria combater o desperdício e a corrupção, bastava isso para colocar as contas da prefeitura em dia. Tudo um enorme engodo para tomar o poder. Como prefeito o prefeito EdiMentira tem feito bem pior que seu antecessor, a quem destilava críticas com seu discurso de honestidade e bondade. Já contratou pizzaria para fornecer quentinhas e agora uma empresa de banheiros químicos para tapar buracos. Todas contratadas irregularmente com gastos milionários. É muito grave. Até pouco tempo o diretor do Socorrão Yglesio Facebook andava fazendo a população doar alimentos aos pacientes porque dizia não ter dinheiro para comprar comida e a prefeitura paga mais de meio milhão para uma pizzaria fornecer quentinhas sabe-se lá pra quem. Como se não bastasse um contrato absurdo desses leva 4,5 milhões pra uma empresa fazer operação tapa buraco(?) de péssima qualidade que não atende toda a capital porque a capital tá um verdadeiro caos agora. Essa turma se mostrou muito afoita para colocar a mão no jarro e demonstrar não ser diferente da anterior, já percebemos que eles são até piores que aqueles que criticavam.