Os desembargadores José Luiz Almeida e Bayma Araújo discutiram mais asperamente, hoje pela manha (29),ao discutir o pedido da Polícia Civil do Maranhão para abertura de investigação contra o deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD), apontado pelo pistoleiro Jhonatan de Souza como um dos mandantes do crime. O deputado nega.
Após praticamente todos os magistrados opinarem pelo adiamento da apreciação do processo até a oitiva do matador, José Luiz Almeida inaugurou a divergência.
“No momento em que o Tribunal cria esse tipo de expediente, ele cria um obstáculo para investigação. Se existe um pedido e tem indícios, esse pedido precisa ser deferido ou indeferido”, afirmou.
Ele ainda foi duro ao considerar “falaciosos” os argumentos de alguns colegas pela suspensão do julgamento.
“O Tribunal precisa tomar uma decisão, argumentar que se trata de um homem público, de um homem que tem um nome a zelar, que é um único depoimento, são argumentos falaciosos. Não pudemos ser um obstáculo a essa investigação”, finalizou.
Ouça aqui o áudio completo do debate.
Trancamento
Ainda sobre o “Caso Décio”, o TJ concluiu o julgamento de habeas corpus e decidiu, por maioria, pelo trancamento da investigação de crime por denunciação caluniosa, instaurada pelo Ministério Público estadual, contra quatro delegados que conduziram inquérito policial para investigar a morte do jornalista Décio Sá – assassinado em abril do ano passado.
A investigação questionada foi instaurada pela Procuradoria Geral de Justiça para apurar notícia crime de denunciação caluniosa ofertada pelo deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) contra o secretário de segurança do Estado, Aluísio Mendes, e os delegados Maymone Lima, Jefrey Furtado e Roberto Larrat, acusados de arquitetar a reunião de provas para incluir o parlamentar no inquérito que apurou o homicídio do jornalista.
Os delegados argumentaram no pedido de habeas corpus que a acusação não procedia, por não haver justa causa nem provas suficientes para embasar a investigação ministerial. Afirmaram ainda que não poderiam ser responsabilizados por terem colhido, por meio de depoimentos e de gravações de interceptações telefônicas autorizadas pelo Poder Judiciário, indícios de participação do deputado no homicídio.
(Com informações do TJ e do Blog do Jorge Aragão e áudio da Rádio Mirante AM)
Aluisio 12 X Cutrim 4. Esse foi o resultado do julgamento da ação proposta por Cutrim contra Aluisio Mendes e os delegado, mais um derrota do deputado que já devia ter entendido que nesse disputa idiota dele com o secretario somente ele perde. Cutrim e deputado, precisa de votos e esta com sua imagem profundamente abalada com todos esses fatos que tem envolvido seu nome, grilagem de terras, envolvimento com pessoas suspeitas de varios crimes e etc. Nesse briga fraticida somente o deputado tem perdido. Ele tem que ter bom senso e deixar de procurar briga com o secretario, e diga- se de passagem que eu nunca ouvi ele falar nada sobre Cutrim. Quem conversa nas ruas percebe que a população, de todas as camadas sociais, tem apoiado as ações do secretario e reprovado as do deputado, só não vê quem não quer . Se e que ainda e possível, o deputado deve ouvir seus amigos e assessores e baixar as armas e procurar recompor sua imagem, o que já não est’a fácil.
Retificando, revendo o site do TJ o resultado do julgamento da acao de Cutrim contra o secretario e delegados foi Aluisio 14 X Cutrim 4 .
Gilberto,
O trancamento dessa ação só denota o destrambelho da procuradora-geral de justiça do Maranhão.
Ela no afã de querer dar uma ajudada ao deputado Raimundo Cutrim, outrora seu relações pública em assuntos palacianos, acabou passando por essa vexatória derrota no Tribunal de Justiça.
Todo esse esforço em vão realizado por Regina Rocha, foi apenas em retribuição a amizade que o deputado tem com o grupo que comanda hoje a PGJ-MA. Não deixa de ser também uma afronta ao princípio da impessoalidade meu caro Léda.
Amigo Aluísio e a quadrilha foram longe demais, Montaram muito, fraudaram muito ,muito mesmo não foi pouco, se tivessem botado só a agiotagem e o bode expiatório da agiotagem até que tinha colado, só que ele não se contentou em incluir o nome de glaucio , buchecha e o pai de glaucio que são inocentes e ainda abusou, tentou empurrar cutrim pela guela abaixo e isso deu esparro chamou muita atenção, glaucio e cutrim, uma sociedade por cotas e ainda disse que o cutrim era o principal…kkkkkkkk Era uma sociedade de 25% pra glaucio e 75% para cutrim, seria assim??? KKKKKKK Ele debochou da inteligencia do povo, todos sabem da briga de Aluísio e Cutrim…E o peixe grande que foi blindado hein??? Gilberto tem gente com diarreia com medo deßes depoimentos…Agora delegados montaram e a justiça ta elucidando tudo que tava errado, só quero ver Aluísio dizendo que o juiz ta errado e o promotor ele é quem ta certo…
Quem vai investigar o Cutrim?
A Súcia do Aluisio?
Cutrim definitivamente não é flor que se cheire, mas Aluisio e a corja de delegadozinhos que o cerca, consegue ser MUITO pior.
Seguramente Aluisio é o mais incompetente e ladino dos Secretários de Segurança da história deste miserável estado.
SERA QUE O JONATHAN( O ASSASSINO) ACHOU O RAIMUNDO CUTRIM BONITO?
ORA MEUS AMIGOS, SE OS QUE FORAM INDICIADOS ESTÃO PRESOS,PORQUE O RAIMUNDO CUTRIM ESTÁ SOLTO !!!
CADEIA NELE!!!