Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”, foi realizada na última segunda-feira, 03 de junho, no Clube da Juventude, a 1ª Conferencia Municipal das Cidades no município de Dom Pedro, um dia dedicado ao discurso coletivo em benefício da cidade.
O evento foi promovido pela prefeitura de Dom Pedro através da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Ação Social, com apoio da Câmara Municipal e do Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES).
O prefeito Hernando Macedo foi representado pelo secretário de saúde Sandro Monteiro, que abriu a conferência agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância do encontro.
Segundo a Secretária de Comunicação do Município Willy Saraiva, a conferência proporciona o encontro dos poderes públicos, da sociedade organizada e da sociedade civil, “precisamos estudar soluções coletivas, o próprio tema da conferencia” Quem Muda a Cidade Somos Nós”, nos convida ao dialogo e a ação, somente com a união de forças e a vontade popular é que faremos a Dom Pedro tão sonhada por todos nós”.
O evento contou com um grande número de pessoas e teve como objetivo reunir diversos setores da sociedade para discutir assuntos voltados ao desenvolvimento do município, por meio de temas do cotidiano como, serviços públicos, controle social, habitação, saúde, turismo e infraestrutura urbana.
O encontro ainda contou com diversas atividades, como palestras, debates e a escolha dos delegados que representarão Dom Pedro na Conferência Estadual. Entre as autoridades estavam secretários do governo municipal, representantes de entidades civis, imprensa e representantes do Poder Legislativo Municipal.
Após as explanações da Consultora Isabela Lucena, membros de diversos segmentos debateram temas relacionados aos quatro eixos principais: Reforma Urbana, Habitação, Políticas Urbanas, Saneamento, Acessibilidade, Transporte e Mobilidade. As sugestões apresentadas pelos grupos serão encaminhadas a Conferencia Estadual através dos delegados escolhidos durante o evento.
Para o Secretário Municipal de Administração, Fábio Macedo, “a conferencia é um momento de comunhão de ideias que podem e devem transformar a cidade, além de ser um convite à reflexão, saímos do individualismo e passamos a pensar juntos, como cidade”, ressaltou o secretário.
O Conselho das Cidades é um importante instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, em processo de construção. Ele é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da PNDU, bem como acompanhar a sua execução.
A Conferencia Estadual das Cidades será realizada em São Luís no período de 22 a 24 de agosto/2013.
A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, religião raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
(As informações são da Prefeitura de Dom Pedro)