Os primeiros tubos de aço patinável que serão utilizados nas obras de substituição dos 19 quilômetros da adutora do Sistema Produtor Italuís, no Campo de Perizes, chegaram nesta terça-feira (14), em São Luís. A tubulação foi recebida pelo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), João Moreira Lima, que esteve no canteiro de obras. O serviço é orçado em R$ 106.887.593,62.
João Moreira Lima disse que essa é considerada uma das etapas mais importantes do trabalho que vem sendo realizado. “A partir de agora, após todo o trabalho de aterro e de colocação das estacas de concreto e dos blocos que darão sustentação à nova estrutura, daremos início a montagem da nova rede de tubulação que deve estar concluída até dezembro com previsão para entrar em funcionamento em março”, anunciou o presidente da Caema.
Os 1.500 tubos de aço patinável, resistentes à corrosão, ficarão suspensos para facilitar os trabalhos de manutenção e evitar a criação de bolsões de ar. A nova adutora ficará instalada sobre pilotis, paralela à BR-135 e distante 40 metros das torres de alta tensão da Eletronorte, o que evita a indução magnética.
A próxima etapa da obra corresponde a instalação de uma ponte de treliça sobre a qual a adutora atravessará o Estreito dos Mosquitos. Segundo o coordenador de Obras Especiais da Caema, Nelson Almada Lima, a travessia metálica está em fase e fabricação. “Estamos com o cronograma dentro do previsto, as chuvas reduziram o ritmo dos trabalhos, mas nas próximas semanas teremos condições de acelerar mais para entregar dentro do prazo”, ressaltou.
O Sistema Italuís é responsável pelo abastecimento de 60% dos bairros de São Luís. O remanejamento da adutora vai estabilizar o abastecimento e garantir sobra de água para utilização em outros setores da cidade. Os 19 km de tubos de ferro dúctil DN 1.200mm serão substituídos por modernos tubos de aço de 1.400mm de diâmetro (aço patinável, mais resistentes à corrosão, com espessura de chapa 12,7mm com costura helicoidal, revestida interna e externamente), garantindo 20% a mais de evasão de água.
(As informações são do Governo do Estado)
Finalmente,essa sim,será uma obra que beneficiará a maioria,e claro,será algo histórico,por diminuir os problemas de falta da água na capital,esperamos que realmente seja entregue no tempo certo,pois sabemos que toda obra estadual,assim como a maioria das obras públicas,demoram um “pouquinho” para serem concluídas.Esse é mais um ponto, a favor da Governadora em sua sucessão,depois de conseguir a duplicação da BR-135,pois há anos se espera uma atitude como essa.
Só acredito vendo!
Leda, pode até ser possivel que dessa vez as coisa andam, olha que já usaram o nome da CAEMA, em muita maracutáia.
A CAEMA foi durante muito tempo explorada, sugada por sucessivo governos e Diretorias corrupta, que usaram e abusaram e até usurparam dos bens da Empresa, desviando recursos e até enriquecimento ilícito foi constatado.
Impossível acreditar que uma empresa que faz a captação de um dos maiores rio do Estado, abasteça com deficiência uma população, em um dia sim e o restante não, durante mêses e ano precariamente. Não dar para entender isto. Torçamos que tudo isso seja verdade, que não sejamos mais uma vez engando, e que os tolos e ingênuos não sejam induzidos por conta disso a votarem nos candidatos do governo.
Gostaria de saber com a vazão vai aumentar por causa desses tubos de aço de 1400 mm de diâmetros, pois a tubulação q sai de Rosario até o Campos de Perizes é de 1200mm e em Perizes aumenta p 1400mm e depois de Perizes a tubulação passa novamente p 1200mm, com aumentará a vazão, sem alterar nos níveis de pressão operacional do sistema?
As tubulações sem ser em Perizes continuará sendo em ferro fundido com vida útil ultrapassada, será q suportará um aumento de pressão acima do q é utilizada hoje? Com certeza não e o problema de falta de água, continuará pois o q falta aumentar é a produção e o armazenamento de água tratada isso q eles tem q investir também.
Aí só os técnicos da Caema pra responder
Só espero que acabe esse rodízio maldito de água em São Luís.
André Brandão, você desconhece a historia do Maranhão e anda muito desinformado. A Roseana não tem nada a haver com os recursos federais que chegam para o Italuis e muito menos para a duplicação da BR. O que a Roseana tem na sua historia é o desastre que foi o Italuis II. O projeto que estava orçado em R$ 540 milhões, só foi executado 12% do total da obra sendo paralisado pelo Tribunal de Contas da União. A parceria .entre Roseana e as construtoras Gautama e OAS, deram um prejuízo enorme para a população deste estado em especial de São Luis que continuou sem resolver o problema de agua..
Caso você tenha interesse em informar-se melhor e assim ter mais base ao participar de comentários, recomendo ir no site: do Congresso Nacional, COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO, no site http://xa.yimg.com/kq/groups/18895546/160419678/name/parecer. Lá estão apresentadas as irregularidades na obra.
Deste modo você vai deixar de escrever sem fundamento.