Os palácios dos Leões e de La Ravardière, sedes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, respectivamente, ambas na Praça Pedro II, centro de São Luís, estão cercadas por grades.
A proteção é medida de segurança adotada pelo Executivo Estadual para tentar diminuir as chances de depredação ao patrimônio público na manifestação marcada para o final da tarde de hoje (19).
O movimento tem concentração marcada para as 17h40, na Praça Deodoro, mas os manifestantes já decidiram que farão passeata até a frente dos dois palácios. Oficialmente, a pauta do protesto é a mobilidade urbana – atribuição maior do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) -, mas é óbvio que, com ou sem infiltração de militantes da UJS, ligada ao PCdoB, haverá também manifestações contra a governadora Roseana Sarney (PMDB).
A sede do Governo está cercada desde ontem (18). A Prefeitura amanheceu assim nesta quarta, mas a Secretaria de Comunicação do Município informou que a decisão foi da segurança do Palácio dos Leões, feita por policiais militares, que entendeu ser necessário ampliar o cordão de isolamento.
“Eles [Polícia Militar] consideram importante cercar a frente da PMSLS por causa da segurança de lá [dos Leões]. Avaliação técnica deles. Respeitamos, não vamos criar problemas com isso. Mas deixaremos liberado o acesso à frente da Prefeitura”, disse ao titular do blog o secretário de comunicação da Prefeitura, Marcio Jerry.
A conclusão desta situação é somente uma.
“O GADO DAQUI É MELHOR DE SER TOCADO”. Esta é a FAZENDA BRASIL.
Até quando teremos um Brasil de Jornalismo tendencioso? Eu sei quando! Quando nenhum depender ou usufruir do $$$$ público. Desculpas, mas é pura verdade! Valeu pelas matérias em primeira mão!
Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
Caboclo, como já sabemos, a nossa Constituição garante que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente, ou seja, garante o direito individual de unir-se a outras pessoas, para qualquer finalidade lícita.Dessa forma, eu acho justo qualquer manifestação popular, desde que obedecidos esses requisitos constitucionais. Entretanto, o que temos visto nessas manifestações é que elas estão sendo usadas para outros fins, estão usando de violência e partidarizando-as.
Eu não vejo a necessidade dessas manifestações invadirem prédios públicos(câmara legislativas, prefeituras, etc) ou até mesmo se postarem frente a essas instituições. Acredito que essas manifestações deveriam se concentrar nas praças, no mais, nas vias públicas. Penso que todos nós somos responsáveis pela situação em que se encontra o país: gov. municipal, estadual, federal,legislativo estadual, municipal, TCE, TCU, MPE, MPU, Judiciário Estadual, Federal, emfim, todos nós, inclusive, os próprios manifestantes. Quantos desses manifestantes não votaram por conta de uma promessa de emprego, por amizade, ou por conta de uma equipagem de futebol? Não é do meu conhecimento a existência, pelo menos no nosso estado, de algum politico exercendo o mandato que não seja através da eleição…
Aqui, em São Luis, já estamos vendo a coisa mais partidarizada ainda. Como sempre, a nossa cidade que tudo copia e só copia o pior, já existem grupos políticos à frente da manifestação marcada para hoje, com intento exclusivamente partidário. Há grupos querendo dirigir-se ao Palácio dos Leões, outros, para Prefeitura, e um outro, com o qual eu concordo, que se limite às vias públicas.
É preciso que fiquemos atentos para esse tipo de golpe, de desvio da finalidade das manifestações. É preciso que o povo, que realmente clama por mudanças, não seja mais uma vez usado pelos profissionais da política…
Pai Francisco (ou deveria chamá-lo de Ricardo Murad!??), você diz isso justamente porque integra o Poder e daí tem essa visão de que existem, ainda, alguns “Donos do Poder”, tal como na obra de Raimundo Faoro.
Talvez esse domínio do poder até ainda exista em alguns estados, como o Maranhão por exemplo, onde a mesma pessoa foi governadora 4 vezes – inclusive cassando um governador no TSE (digo sem entrar no mérito dessa ação eleitoral) – , onde um mesmo grupo político domina há décadas, e, onde se perpetuará a miséria e a desgraça quantificada pelos piores índices de IDH da Nação, acaso o povo não saia as ruas, tal como tem saído.
Não é isso Pai Franciso (ou Ricardo Murad), como preferir!???
Abraços.
edivaldo ja autorizou a tirar as barricadas da prefeitura que a pm colocou pra blogueiros tirar fotos, quem tem que ta com medo é o governo do estado com tanta robalheira e decasos, secretarios bandidos “cara de borroca, alibabamurad, f. fialho e outros. ela ja se mandou, coitados dos blogueiros se viram de todo jeito pra defender o indefensavel esse governo corrupto.
me manda foto da prefeitura sem grades
O Prefeito já mandou tirar as grades da frente da prefeitura atualize seu post…
Me manda uma foto
Caro Jornalista,
Quem precisa de PCdoB pra protestar contra a Governadora Roseana Sarney, é muita maldade, irresponsabilidade, leviandade sua, isso só justifica essas manifestações liberte-se vai pra rua você também.
Já tinha dito antes esse manifesto tem q ser na frente da casa de ricardo murad