“Respostas dadas pelo povo se anteciparam às perguntas”, diz Sarney sobre manifestações

Da Coluna do Sarney

Multidão no protesto de ontem (22) em São Luís

Multidão no protesto de ontem (22) em SLZ

Todos, perplexos, especulam sobre os movimentos de massa do Brasil e dizem que estamos diante de grandes perguntas sem respostas.

Eu acho que as respostas dadas pelo povo se anteciparam às perguntas. Estamos nos estertores da civilização industrial e no começo de uma nova, a da comunicação, de um mundo só, da informação em tempo real, em que tudo e todos podem ao mesmo tempo ter e viver os mesmos sentimentos. Todos nós, seres humanos, temos nossas demandas pessoais, estamos insatisfeitos com algumas coisas, desde as pequenas até as grandes, dentre estas, o desejo de sonhar.

A juventude tem como característica fundamental querer mudar o mundo. Suas energias são canalizadas nessa direção. Ocorre que com os anos se aprende que nada se muda do dia para a noite. Deng Xiao Ping me disse que uma diferença fundamental entre o Ocidente e o Oriente é que este sabe que o tempo existe e o Ocidente não sabe.

Fukuyama revolucionou o pensamento mundial quando afirmou que estamos no fim da história, com o fim das ideologias. O fenômeno que ele detectou é o surgimento de uma geração sem causa e sem utopia. Por outro lado a sociedade materialista e consumista está mergulhada no hedonismo pessoal, na busca só de bens e não de valores. Isto mata Deus e os jovens ficam vulneráveis às drogas, ao alcoolismo, ao niilismo.

A internet deu-lhes a possibilidade de exprimir suas idéias e condutas a todo momento, sem limites. Este é o quadro e a paisagem.

Descendo ao fato real é a esquizofrenia que causa a todos a vida nas grandes cidades, que, servindo de modelo, se derrama para as médias e pequenas. Duas coisas são comuns a pobres e ricos e a todas as pessoas, qualquer que seja sua classe, religião, cor, profissão: o tráfego nas cidades, atropeladas de veículos que tomam conta de boa parte do tempo de vida de cada um, todos os dias, nos engarrafamentos e ausência de um sistema viário que suporte essa mobilidade urbana. Dentro de poucos anos as cidades brasileiras estarão paradas. Mais do que o preço das passagens o inconformismo é com o trânsito, a anarquia urbana. Outra coisa é a violência. Há uma pesquisa que nos assusta: 78% dos brasileiros saem de casa com medo de serem assaltados ou assassinados. Estas duas causas são comuns e unem as pessoas.

Pressões para solucionar esses problemas são justas e democráticas. Como diz a presidente Dilma, tolerar a baderna, a anarquia, o saque, o banditismo, a destruição do patrimônio público é intolerável. Isso agrava os problemas: desorganiza a vida das cidades, exige, para recuperar os bens públicos, recursos que já não existem e aumenta o medo, já que todos ficam receosos de sair de casa, mesmo que desejem ir às passeatas, como temor da baderna sem controle, aberta a todo tipo de violência.

Grupos de interessados políticos e até do crime organizado se infiltraram no Brasil inteiro no desejo justo do povo, de lutar por melhor e mais segura qualidade de vida. Ninguém pode ser inocente útil desses vândalos que querem destruir um movimento que pode ajudar o país. A presidente Dilma foi firme e assegurou ao povo brasileiro que não permitirá a violência e a bagunça. É dever de todo governante garantir a integridade dos cidadãos e a paz pública.

Em tempo: e o nosso São João? Esqueceram o nosso São João?

22 pensou em ““Respostas dadas pelo povo se anteciparam às perguntas”, diz Sarney sobre manifestações

  1. Belo discurso. Porém, sem nenhuma praticidade por esses dinossauros da política brasileira.

  2. veja a resposta de um ancião de sucesso(Silvio Santos)Se fosse jovem, participaria dos protestos?
    Não. Eles não têm objetivo, né? Deviam ter um objetivo, deviam pedir alguma coisa. Dizer: “Olha, nós estamos fazendo esse protesto para poder ter uma lei contra os menores de idade [que cometem crimes]”. Ou: “Estamos fazendo esse protesto para pelo menos ver se os responsáveis pelo mensalão são punidos”. Ah, mas o protesto é sobre tudo. Então não é sobre nada.

    • Caro Silvio Santos,

      Lhe admiramos muito, fique quieto, você vive no bem bom, apesar de não ter nascido assim, o problema é, que o povo não suporta mais o povo está tão sofrido, não é possível parar e pensar no que vão reivindicar, são muitos anos de sofrimento assistindo só uma classe se beneficiar demasiadamente, as roubalheiras são super-comprovadas, naquele grande CIRCO, que deram o nome de SENADO FEDERAL, alí é SEM NADA FEDORENTO. Sr. Silvio Santos, você não conhece o sofrimento do povo, nem 10%, os enormes salários ficam só entre eles (piliticos), que esnobam do povo. Sr. Silvio Santos, você já observou uma pessoa com muita fome escolher um prato de comida? Come o que tiver, assim está o povo brasileiro, não suporta mais, e fizeram muito pouco, era pra ter gerado uma guerra, só assim ou talvez, esses vagabundos que tudo podem, teriam mais respeito pelo povo sofrido. Sr. Silvio Santos tente entrar em um hospital público, tente pegar um coletivo, entendemos perfeitamente a sua colocação, e queremos lhe dizer O POVO NÃO SUPORTA MAIS, e daqui pra frente vai ser assim: ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU. E TEMOS CERTEZA QUE O CACETE VAI ANDAR MAIS AINDA, querem vê? aguardem. Sr.Silvio fique quieto no seu SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO-SBT< ajudando as pessoas, isso sim, é bom demais.

  3. Que merda! Essa matéria de Sarney foi pior que o discurso de Dilma! Mobilidade urbana e violência? O povo quer é a saída da oligarquia do poder, isso sim! Bacana é um blogueiro dizer que não tem sentido isso, pq Sarney é senador pelo Amapá. Mais uma tentativa frustrada de manipular a opinião pública. É uma figura! Infiltrados do crime organizado? Só se for de capangas de Sarney, isso sim que tem ocorrido nas manifestacões! E o São João pessoal? Já esqueceram do pão e circo? Sarney agora deu uma de Pelé, só faltou falar da seleção!

    • Quem foi esse blogueiro que falou que não tem sentido? O sofrimento do povo sr. blogueiro, esse sim tem sentido, é isso???????? Tenha santa paciência, em país você vive? Em um futuro bem próximo vai ser assimmmmmmmmmm, ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU, deu pra (sr. blogueiro) entender????
      Ninguém A G U E N T A M A I S. Não fale mais asneiras, Tá?

  4. Meu caro Gilberto!Será se o sen.SARNEY,não sabe que a REVOLTA maior do POVO é justamente com a classe POLÍTICA e a escalada da CORRUPÇÃO ?
    E será se ele não acha que o POVO debita a ele grande parcela por tudo isso,
    uma vez que está ao lado do PODER,de 1964 a 2013,de CASTELO BRANCO
    a DILMA ?”Você pode enganar uma pessoa por muito tempo;algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”Lincoln.

  5. Sarney age como quem peida em elevador lotado, assim que começa a reclamação do ato, quem peitou também reclama e chega até (se) xingar, tudo para dizer “eu faço isso”.

  6. Sarney é um homem muito culto, mas erra redondamente na ênfase que dá ao Francis Fukuiama, que em 1990 anunciou o fim da História. Depois das manifestações violentas anticapitalismo, como a que se viu no encontro recente do G8, dos atentados do 11 de setembro e da constatação de que o Planeta não terá recursos naturais sustentáveis no modelo que se apresenta, muita coisa ainda não chegou aonde terá que chegar. Se estivesse todo certinho, surgiriam os “indignedos”, “nós, os 99%” ?

  7. É lamentável esse indivíduo tentar resumir tudo o que esta acontecendo no Brasil, com tanta hipocrisia e interesses pessoais. Mas que bom que todos podem expor seus pensamentos, mas não esqueça Sarney, você é forte, MAS SOMOS MILHÕES, não esqueceremos, não perdoaremos.

    • No Maranhão a filha do Sr Senador José Sarney, está dona de tudo, todos os comércios de grande porte, montados com verbas públicas, são de sua propriedade, Exemplificando: Supermercado Mateus, novo Mundo, Durvel, (Revendedora de carros), 50% da Dalcar, 50% da Potiguar,(já viram a imensidão dos prédios da Potiguar? Pois é, ali pertence também a Drª Roseana Sarney, vamos tem mais, Citylar (antiga Gabriela), Tend Tudo (material de Construção), maranhenses não é difícil, saber, pois grandes empreendimentos, não podem vir para o NOSSO QUERIDO MARANHÃO, porque o Sr. Senador José Sarney não deixa, a não que seja divido o lucro, sendo 50 % pra eles Sarneys, e as redes de HOTÉIS? Vários são dos Sarneys, e prédios de apartamentos. O negócio está tão bom pra Drª Roseana Sarney, que quando a filha do Sr. Emílio Murad casou, ganhou um big apartamento mobiliado tudo por conta dos COFRES PÚBLICO DO NOSSO ESTADO DO MARANHÃO, é deprimente a situação des muitos maranhenses que não tem um pão pra dá ao seu filho, enquanto isso a DrªRoseana Sarney, esnoba dinheiro com escola de samba, festa junina e outras merdas aí. Outro assunto que chegou aqui ao nosso conhecimento é sobre umas perdas salariais dos servidores públicos estaduais do ESTADO DO MARANHÃO de 1994 até a presente data trata-se de VERBA FEDERAL, ( URV), que veio pra pagar os servidores públicos e Drª ROSENA SARNEY embolsou tudo, obrigou toda a classe assinar um documento nos setores de Recursos Humanos, as secretarias olhem a palavra RENUNCIAR o valor que cada um tem direito, abrir mão, sabem pra quem se beneficiar??????? Drª ROSENA SARNEY. O que citamos acima (os bens) significa um pouco são muito mais, só acontece isto porque o povo continua votando nos mesmos (filhos da puta). Uma gestora do próprio estado, deixar ficar em uma calamidade igual a que está SÃO LUÍS DO MARANHÃO, e o pior é que não deixa o prefeito trabalhar, todos os dias, como nunca tínhamos visto, a MIRANTE, esta filmando as ruas, os ônibus velhos, algum dia as ruas de São Luís prestaram, em que data circulou ônibus novos em SÃO LUÍS DO MARANHÃO? Quem souber informe-nos, pois agora a MIRANT, por falta de matéria, anda filmando os coletivos de cabo a rabo, como se o atual prefeito tivesse culpa, não estamos aqui defendendo “A” ou “B”, é a injustiça que está demasiadamente grande. Srª Governadora, queremos saber, CADÊ OS EMPRÉSTIMOS BILIONÁRIOS QUE VOSSA EXCELÊNCIA TEM PEDIDO, E RECEBIDO? CADÊ??????? O povo sabe, infelizmente não podemos impedir suas roubalheiras, mas em 2014 lhe daremos a resposta, V OSSA EXCELÊNCIA FALOU AO PÉ DO OUVIDO DO SEU PROFESSOR E PAI ASSIM: PAPAI O POVO ACORDOU, E VÃO PERMANECER ACORDADISSIMOSS, SABE POR QUE? PRA MANDAR VOSSA EXCELÊNCIA PRO INFERNO DE ONDE VOSSA EXCELÊNCIA NUNCA DEVIA TER SAIDO, LÁ É SEU LUGAR, ACHAMOS QUE VOSSA EXCELÊNCIA É TÃO RUÍM QUE O CAPETA NÃO LHE QUER POR LÁ, SABE POR QUE? VOSSA EXCELÊNCIA É PIOR QUE, ELE MILHÕES DE VEZES. Drª Rosena sarney você não tem coração, é uma pedra que funciona neste lugar.

  8. Ele só esqueceu de dizer é que aqui no Maranhão o grito foi: “Sarney ladrão, devolve o Maranhão”.

  9. “A presidente Dilma foi firme e assegurou ao povo brasileiro que não permitirá a violência e a bagunça. É dever de todo governante garantir a integridade dos cidadãos e a paz pública.”

    Manifestação pacífica sem participação dos petralhas, não pode, atos terroristas tipo os cometidos pela VAR Palmares (vanguarda armada popular) pode?

    Qual a autoridade dessa mulher que compactuou com as ações do criminoso Carlos Lamarca e depois aprovou a indenização desse bandido?

    A manifestação até o momento é pacífica, própria da índole do povo brasileiro, mas pode mudar esqueçam essa conversa fiada de que brasileiro é bonzinho. A corruptocracia imposta pelo PT com o apoio do PMDB está com os dias contados no Brasil.

  10. Realmente, belas palavras, o que poderíamos esperar de um político assim, tentar caminhar pelo menos nas palavras com o momento que parece…surge de uma forma surpreendente.

  11. O Sarney está surdo à voz das ruas?
    Antes de escrever essa peça de ficção, deveria assistir os programas jornalísticos que a sua emissora exibe. O Fantástico já apresentou pesquisa do Ibope em que 75% da mobilização foi pelas redes sociais e 69% não acreditam ou se sentem representados pela classe política.
    Grande parte dessa revolta é mérito desse senhor e dos políticos que ocupam e ocuparam o poder nos últimos anos e aos quais ele sempre esteve ligado por sua ganância e fisiologismo.
    O tempo passa para todos e está na hora de vestir o pijama, como político (a voz das ruas diz isso) e como escritor, faça-nos esse favor!!! Pare de escrever bobagens ou vamos nos manifestar (explicitamente) quanto a isso também!!
    Devolva-nos o Maranhão e o Amapá!!! Devolva-nos nosso País!! Tire suas garras dos setores de Minas e Energia, o Senado, e de tantos outros setores em que, estrategicamente, colocou apadrinhados seus, que obedecem cegamente às suas ordens. CHEGA!!! #obrasilacordou ! #vemprarua! #naoapec37 e #chegadecorrupção

  12. São João? parece que o povo está se cansando do coliseu, pão e circo está ficando chato e enjoativo Sarney, assim como suas matérias.

  13. Que absurdo! Como tem gente cega de mente que enxerga somente o que é de seu interesse?
    Faz bem o doutor Sarney quando diz que só idiota liga para questionamento de idiota.

  14. Engraçado ele se preocupar em citar teóricos e omitir que o próprio nome era gritado em meio a turba: “Sarney ladrão, devolve o Maranhão”.
    Agora publica, blogueiro babão que defende o patrão.

  15. Pra anjo só falta as asas,estraçalhou nosso estado e participa desde sempre de toda bandalha politiqueira desse pais,múmia vai pra tua ilha,nós te conhecemos carnaval!

  16. Vejam o que declarou Anastácio Peralta, o líder dos famosos guarani-kaiowas, a tribo mais famosa do twitter e do facebook, hoje, depois de reunião com ministros e senadores no Palácio do Planalto: “Precisa muito de diálogo para discutir esse problema que não é nosso e que também não é dos produtores rurais. É um problema que o próprio estado criou, então o estado precisa criar políticas e questões jurídicas que podem resolver esses problemas”. Qual a diferença entre as palavras do cacique e as declarações da senadora Kátia Abreu, presidente da CNA? Nenhuma. O problema não é dos produtores rurais. Tampouco é dos índios. O problema é do Governo Federal que legitimou as terras dos produtores rurais e da falta de segurança jurídica, que só será dada com a palavra final do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. O discurso dos índios muda da noite para o dia quando a FUNAI e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) não estão presentes. É por isso que estas organizações criminosas devem ser afastadas do debate, pois são as causadoras da violência e dos conflitos no campo.

Os comentários estão fechados.