Câmara tentará convencer manifestantes a deixar prédio; solução pode ser reintegração de posse

ocupaçãoO vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), comandará no fim da manhã de hoje (26) uma rodada de negociações com os manifestantes que ocuparam o prédio para que eles liberem as dependências da Casa. Pelo menos outros seis vereadores devem acompanhar o presidente em exercício no encontro. Isaías Pereirinha (PSL) esta adoentado e não deve aparecer por lá.

A sede do Legislativo Municipal está ocupada desde a terça-feira (23) por representantes da Vila  Apaco, lideranças estudantis e membros de movimentos organizados da sociedade civil.

Depende da conversa desta sexta o destino de uma ação de reintegração de posse já preparada pela Procuradoria da Câmara. Se houver acordo, os manifestantes saem de forma pacífica. Caso contrário, o presidente deve mesmo pedir à Justiça a garantia da desocupação do prédio.

“A prioridade agora é o entendimento. De ambas as partes, a intenção é conduzir as coisas de forma pacífica”, disse ao blog o vereador Astro de Ogum.

Extraordinária

O 2º secretário da Câmara Municipal de São Luís, vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), sugeriu que os parlamentares sejam convocados para uma sessão extraordinária para discutir formas de resolver o problema.

Oficialmente, os parlamentares voltam do recesso dia 5 de agosto, quando os trabalhos serão retomados, por isso a necessidade de uma convocação extraordinária. Para Rodrigues, a Câmara precisa autoconvocar-se para discutir o assunto. O pedetista sugeriu que os manifestantes encaminhem a ele um ofício solicitando uma audiência pública para tratar dos temas dos protestos.

“De posse desse documento, como sou membro da Mesa Diretora, posso solicitar a realização da audiência em uma sessão extraordinária, autoconvocada por ato da Mesa, com o aval do presidente da Casa, o vereador Isaías Pereirinha”, explicou o vereador.