A família da pequena Maria Júlia Bogéa, a Maju, informou hoje (26), por meio de nota encaminhada à imprensa, que, logo após a cirurgia da garota, doarão todo o valo arrecadado com a campanha para uma instituição de saúde que atenda crianças com problemas parecidos com o dela.
“Nos comprometemos em documento registrado em cartório e reafirmamos nesta nota de esclarecimento de que após a cirurgia de MAJU, DOAREMOS PESSOALMENTE O VALOR APURADO NA CAMPANHA”, diz o comunicado.
Maju sofre de Espondilolistese Grau IV – espécie de deslocamento da coluna de vértebras (veja imagem ao lado) – e precisa realizar uma cirurgia chamada de Artrodese de Coluna Lombo-sacra. A cirurgia custa algo em torno de R$ 180 mil, mas pode ser realizada sem custos pelo SUS.
Como a definição de que o tratamento seria bancado pelo Estado deu-se apenas depois de iniciada a campanha, que arrecadou um bom dinheiro – só um prefeito doou R$ 10 mil -, os familiares de Maju decidiram ajudar outras crianças em situação semelhante, “com esse sentimento de gratidão e de querer retribuir de alguma maneira todo o apoio e a solidariedade que recebemos de milhares de pessoas.
Veja abaixo a íntegra da nota.
_________________________
É com muita emoção que comunicamos o resultado positivo da CAMPANHA DA MAJU.
Graças a Deus e à solidariedade de amigos e familiares, além de toda a sociedade que se mobilizou na Campanha pela Saúde da MAJU, que conseguimos sensibilizar o Estado para que ele garantisse o tratamento da nossa filha.
A força de todos que acreditaram, assim como nós, de que a solidariedade e a fé podem mover montanhas, aliada à imensa repercussão que a Campanha da MAJU teve em todo o Estado do Maranhão, resultou na declaração do Secretário de Saúde de que todo o tratamento de MAJU será custeado pela Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.
Depois de mais de dois meses de angústia, ansiedade e muito medo de que não conseguíssemos apurar o valor pretendido, alcançamos o imaginável, provar que a união de pessoas que, sequer se conhecem podem transpor muralhas em prol de uma causa justa.
Foram muitas batalhas vencidas até agora, mas a principal delas está prestes a ter um fim, que é a realização da cirurgia que MAJU tanto precisa para a sua recuperação.
O que colhemos durante toda Campanha da MAJU ficará guardado em nossos corações para sempre. Temos certeza de que as orações, os abraços, as lágrimas, os sorrisos e os muitos votos de que nossa filha conseguiria realizar a cirurgia que tanto precisa são muito mais valiosos do que o numerário que apuramos na campanha.
Mesmo em momento de tanta angústia, dor e sofrimento, Deus nos abre a possibilidade de fazer o bem a outras pessoas. E é justamente com esse sentimento de gratidão e de querer retribuir de alguma maneira todo o apoio e a solidariedade que recebemos de milhares de pessoas, que nos comprometemos em documento registrado em cartório e reafirmamos nesta nota de esclarecimento de que após a cirurgia de MAJU, DOAREMOS PESSOALMENTE O VALOR APURADO NA CAMPANHA. TODA A APURAÇÃO E O REPASSE À INSTITUIÇÃO BENEFICIADA SERÁ REALIZADA COM O APOIO E A SUPERVISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, que nos apoiou desde o início das negociações com a Secretaria Estadual de Saúde.
Agradecemos a todas as pessoas, amigos, familiares ou irmãos anônimos que doaram, ajudaram, participaram, compartilharam, sorriram ou choraram conosco durante esta árdua caminhada, sem citar nomes para não cometer o erro de esquecer alguém.
Esclarecemos por fim, que as pessoas que iniciaram ações sociais em favor da Campanha da Maju, deverão entrar em contato conosco por e-mail ou inbox, a fim de redirecionarmos para outros fins/obras sociais. ]
Pedimos a todos que torcem por nós e pela recuperação de MAJU que continuem rezando, orando e transmitindo vibrações positivas, para que vençamos a próxima batalha que se inicia agora, que é o efetivo tratamento da nossa filha e o sucesso da sua recuperação.
Que Deus abençoe o coração de cada um que andou conosco nessa peregrinação!
Nosso muitíssimo obrigado!