Aluísio Mendes convence secretários a lutar pelo “endurecimento” do Eca

aluisiomendescoletivaUma sugestão do secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, levou o Colégio de Secretários de Segurança do Nordeste, durante a XXXVI Reunião do Conselho de Segurança do Nordeste (Consene), a elaborar um documento cobrando do Congresso Nacional a discussão mais ampla do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Os secretários aceitaram a proposta após trocar impressões sobre o aumento da criminalidade nos estados e a percepção de que todos  sofrem com o aumento da violência cometida por menores

O documento a ser enviado ao Congresso será elaborado em conjunto, sobre a coordenação do secretário do Maranhão, e apresentado na próxima reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública (Consesp), no Rio de Janeiro, de 18 a 20 de agosto.

Famigerado Eca

Aluísio Mendes foi muito criticado no Maranhão, no início do mês passado, após criticar “o famigerado Eca” e as facilidades que ele dá para a soltura de menores infratores apreendidos pela polícia.

“É uma deficiência do nosso ordenamento jurídico, o famigerado ECA, que propicia que essas pessoas apreendidas sejam apresentadas à autoridade policial e ao Ministério Público. A lei diz que se chama um responsável e ele é colocado em liberdade. Isto tem dificultado o combate. Nós precisamos mudar este Estatuto. Esses menores de idade são apreendidos mais de cinco vezes durante o ano e voltam a delinquir gozando dessa pseudo impunidade que infelizmente acontece”, reclamou à época.

Um comentário em “Aluísio Mendes convence secretários a lutar pelo “endurecimento” do Eca

  1. Isso é o que toda a sociedade quer, a mudança da maioridade penal. Ninguém mais aguenta essa onda de crimes cometidos por menores, crimes cada vez mais violentos, e que ficam impunes em função desse estatuto. E um absurdo que um anseio de toda a população fique retardada por meia dúzia de hipócritas que continuam achando que um jovem de 16, 17 anos, que já vota para presidente, governador e etc seja incapaz de entender a gravidade dos crimes como homicídios, latrocínios, estupros, assaltos e toda sorte que vemos todos os dias serem praticados por esses menores, sem que nenhuma sanção efetiva seja feita a eles. Esta de parabéns o secretário de segurança por enfrentar esse tema e dizer de maneira aberta o que todos nos já comentamos no particular. Não se deixe intimidar por esses teóricos secretários, a população do estado e do país esta ao seu lado.

Os comentários estão fechados.