A Secretaria de Estado da Saúde (SES) colocou à disposição dos gestores municipais um Centro de Apoio aos Municípios, a partir desta segunda-feira (05), para prestar assessoria técnica sobre os sistemas, serviços e programas da SES e do Ministério da Saúde. O Centro de Apoio está funcionando no Hotel Praia Mar e as regionais de saúde estão sendo chamadas, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para que os 217 municípios possam concluir seus projetos.
O Centro de Apoio aos Municípios foi apresentado na manhã desta segunda-feira (05) pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, durante encontro com prefeitos e secretários municipais de saúde, em São Luís. Ele informou que criou o espaço com estações de trabalho e técnicos capacitados para orientar os gestores municipais para a alimentação dos sistemas de informação. “Este não pode ser um trabalho isolado. Precisamos que todos os 217 municípios compareçam e estejam atualizados no sistema para que o Maranhão possa implantar suas redes de assistência e receber novos recursos”, declarou ele.
Ricardo Murad disse que entende as dificuldades dos secretários municipais de saúde em atender a totalidade das exigências dos sistemas de atenção básica, de controle e regulação, de planejamento e vigilância em saúde. “Falta de profissionais qualificados e tempo hábil são alguns dos empecilhos apresentados pelos gestores. Estamos trazendo as secretarias municipais para São Luis e todos serão orientados para que possamos atender os requisitos de todos os programas dentro dos prazos estabelecidos”, acrescentou.
O cronograma de trabalho estabelece períodos para o atendimento aos municípios. Nos primeiros dias serão trabalhados o Programa Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e as redes temáticas do Ministério da Saúde (Urgência e Emergência, Cegonha, Psicossocial, Reabilitação Física e Oncologia). Até o início do próximo mês estarão sendo trabalhados os programas da Academia de Saúde, PMAQ, Requalifica UBS, Controle e Avaliação, Planejamento, Programa Anual de Saúde, Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS), Relatório de Gestão Quadrimestral, SIOPS e Vigilância em Saúde.
A promotora de Estado da Saúde, Glória Mafra, disse que a iniciativa da criação do Centro de Apoio aos Municípios é importante para orientar e esclarecer as dúvidas freqüentes dos gestores, que acabam por interferir na alimentação dos sistemas. “Este é um momento de união e precisamos contar com a colaboração de todos para que possamos fazer um diagnóstico real das necessidades e ofertas de serviços nos municípios. Não podemos receber recursos e não oferecer os serviços”, enfatizou.
Estavam presentes também o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Maria José Coutinho; o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; Francisca Nogueira (chefe da Assessoria de Planejamento da SES).
(As informações são do Governo do Estado)
Podem falar o que for do tratorzao…. Se todos secretários fossem igual ele… Esse Maranhao já estava bem a frente do avanço… Se nao fosse essas Upa’s, tinha gente morte no meio da rua….
E os atendimentos aos secretários serão realizados à beira da piscina, no “bar molhado” ou no restaurante do Praia Mar Hotel?
Isso é uma das mais evidentes imoralidades administrativas que ocorre neste torrão de terra. Isso é esbofetar a cara da sociedade e do Ministério Público, este, em eterno berço esplêndido.
A que preço está sendo alugado o espaço reservado para o funcionamento dessa “assessoria” ? Já não basta o desperdício de dinheiro público que este assecla comete ao se dá o luxo de despachar dos salões do Hotel Luzeiros a preços exorbitantes, podendo, perfeitamente, despachar da sede da própria SES.
Fico envergonhado desse governo desgovernado!
SE TODO SECRETÁRIO DE SAÚDE FOSSE IGUAL A RICARDO REALMENTE O BRASIL TAVA LASCADO, POIS ELE GOSTA MUITO É DE HOTEL CRIOU AGORA O CENTRO DE APOIO DOS MUNICÍPIOS ADIVINHA ONDE VAI FUNCIONAR? NO HOTEL PRAIA MAR .
É VERDADE, O LEMA DO TRATORZÃO É TRABALHO, TRABALHO E TRABALHO. EM FRENTE RICARDÃO.
[…]
[…]
Vários dos seus comentários, “Cláudio”, vêm sendo censurados há tempos por aqui. e vc sabe bem por quê.