CRM-MA acionará a Justiça contra “Mais Médicos”

(Foto: Mauricio Alexandre/OIMP/D.A Press)

(Foto: Mauricio Alexandre/OIMP/D.A Press)

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Maranhão, Abdon Murad, anunciou ontem (24), em entrevista à TV Mirante, que a entidade “não vai aceitar” a vinde de médicos estrangeiros para atuar no estado sem a devida revalidação do diploma por instituição de ensino habilitada no Brasil.

Para ele, o programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, é ilegal. “O Conselho Regional de Medicina do Maranhão não vai aceitar a vinda ilegal de médicos estrangeiros. Estamos anunciando que não vamos aceitar porque é uma maneira ilegal de introduzir médicos no mercado de trabalho. O médico estrangeiro que vier pra cá tem que fazer a revalidação do seu diploma. A  maneira ilegal que o Governo Federal está trazendo esses médicos deve ser contestada na Justiça pelo Brasil todo porque agride a população, que vai ter um médico não qualificado, agride os próprios médicos porque vai promover uma concorrência ilegal, e vai promover um efeito agressivo à Justiça, tanto Trabalhista, porque os cubanos vão ser trazidos em regime de escravidão, quanto à Justiça Federal, já que o dinheiro do SUS não pode ser usado para pagar pessoas ilegalmente, não pode ser usado para pagar os gastos desses médicos aqui no Brasil. Então, tudo é ilegal”, destacou.

Murad acredita que, ao levar adiante o programa, “o Governo Federal está promovendo um desmanche da saúde pública no nosso país”. Ele reforçou a tese de que não faltam médicos, mas melhores condições de trabalho, principalmente no interior.

“Os médicos brasileiros não têm medo de interior, mas eles só podem ir para onde existirem condições de trabalho”, declarou Abdon Murad.

33 pensou em “CRM-MA acionará a Justiça contra “Mais Médicos”

  1. Lamentavel que as entidades de classe dos medicos estejam agindo desta forma e pior só os médicos só eles são contra a vinda de médicos pra pequenas cidades e agem como se o resto do país fosse de retardados que não percebem o q eles estão fazendo lutando pelo seu quinhão e pouco se importando com quem morre 78% da população apoiam e ainda sim esses hipocritas continuam balbuciando bobagens

    • vc não passa de um imbecil ,tolo.pq vc acha que o governo não quer que eles façam uma prova imbecil?simplismente porque esses medicos desse programa irão tratar tua mãe e a minha otário.a deles vai para o sirio libanês.

  2. Que os médicos brasileiros precisam de um freio, isso não resta dúvida, quem nunca teve um stress com um “doutorzinho” de bosta? O problema é o tráfico de pessoas (cubanos), praticado pela camarilha de Fidel, com o apoio dos vermelhinhos corruptos do PT. Conforme escreveram no Facebook, deveriam trazer juízes norte americanos e políticos suíços, para fechar o pacote de importação.

  3. Uma consulta particular de 5 minutos, aqui em São Luís, não sai por menos de R$ 300,00 isso que é absurdo.

    • Ei, você deve estar se confundindo… Consulta de 5 minutos, ou é no SUS ou no Plano de Saúde…

  4. Caro Gilberto,
    Se os médicos só podem ir aonde tem condições de trabalho, então deixem os médicos estrangeiros trabalharem nessas localidades. Qual o receio dos nossos “médicos”? E no conselho de medicina o presidente é vitalício?

  5. ei, Murad, vai para o interior trabalhar com medicina preventiva, que tal? ajude a salvar vidas em vez de ficar de mimimi

  6. QUE A PROPOSTA É ILEGAL ISSO É FATO! MAIS UM ATO POPULISTA E IRRESPONSAVEL DO GOVERNO DO PT.. A FACULDADE DE MEDICINA EM CUBA DURA 3 ANOS E MEIO, TECNOLOGIA DOS ANOS 50 E SEM SELEÇÃO PARA ENTRAR… NO BRASIL É O CURSO MAIS CONCORRIDO DE TODAS AS UNIVERSIDADES, TECNOLOGIA QUASE IGUAL A DOS EUA E DURA 6 ANOS + 2,3,4,5,6 ANOS DE RESIDENCIA MÉDICA.. PEQUENA DIFERENÇA NÉ??

  7. Só quem é retardado, é a favor desse MAIS MÉDICOS!
    O governo sucateia a saúde pública e a culpa é a suposta falta de médicos?
    Não faltam médicos, bando de idiotas. Faltam condições para que esses médicos trabalhem? Se um paciente morrer por falta de antibiotico, soro, remédio, a culpa é do governo? A culpa cairá no médico. Por isso, muitos médicos se recusam a trabalhar nesses hospitais sucateados.
    Acordem, falta aplicar o dinheiro no lugar certo.
    Veja se na UDI, no São Domingos, no Sírio-Libanês, no Albert Einstein faltam médicos? Não faltam porque, lá, a saúde é coisa séria. Eles investem nisso.
    O que falta é GESTÃO PÚBLICA. E isso médico estrangeiro nenhum vai ajeitar.
    Vocês acham que os médicos cubanos e espanhois vão levar luva e gaze pro interior? Vocês acham que “importando” médicos, não vão faltar remédios e suprimentos?
    Acordem, seus imbecis. Vão cobrar o que vocês tem direito: saúde de qualidade!

    • Nao faltam médicos nesses centros de medicina porque sao PRIVADOS, e mesmo assim, tente marcar uma consulta com um ESPECIALISTA para uma simples consulta e verá que sao poucos para te atender e seguramente vc ficará numa lista de espera além de 15 dias. Agora, dê uma olhada para a saúde pública e compare o tempo de atendimento para uma SIMPLES CONSULTA com um médico especialista. Esse tempo vai para meses meu caro! Ou seja, o paciente morre e sequer conhece vê a cara do médico para um simples atendimento. Sem falar que quando atendem, fazem uma breve e resumida entrevista com o paciente em cinco minutos, sem sequer olhar pro rosto do cidadao. Infelizmente é essa a realidade nos serviços de saúde pública.

  8. Dizer o quê de um cara desse aí ?? Se tem uma raça que eu tenho mais nojo do que Advogado, é Médico. Bando de hipócrita metidos, a única coisa que esses caras NÃO se preocupam é com a saúde de quem eles atendem… Só quem não sabe é quem nunca precisou ir a uma consulta com um médico, essa corja trata os pacientes como MERDA, com DESPREZO e DESDÉM… 90% dessa corja tratam os pacientes como MERDA, com DESPREZO, DESDÉM… e em Emergência é PIOR AINDA.

    • André, você está sendo uma besta quadrada ao generalizar. Se você tem raiva de advogados e médicos, você deve ser do tipo de cara que odeia a sogra, que pensa que todo português é dono de padaria e toda loira é burra. Deve ser daqueles que acha que macho que é macho tem que ter uma amante, que todo político é ladrão, que todo negro é marginal.
      Você é um imbecil frustrado.

      • Ô Carlos Augusto, se pra você 90% é generalizar, me desculpe, mas você é um Idiota tal qual 90% dos médicos e Advogados.

  9. Ora!!! O Abdon Pai não opera ninguém há mais de 20 anos, é (ou era) funcionário fantasma concursado do Dutra e do Estado. O seu filho, Abdon Junior, nunca trabalhou em serviço público em SLZ, nem mesmo no famigerado hospital que a família suga a trocentos anos (Sta Casa)… Na verdade o Dr Abdon Jr e o Dr Valadão fazem uma cirurgia experimental (R$ 25.000,00) PROIBIDA pelo CFM, Gastroplastia Metabólica, contudo o CRM daqui nada sabe e nada viu…

  10. Alguém precisa dizer a esse arrogante Murad que os Médicos de Cuba tem formação bem melhor que os daqui, principalmente em pesquisa e atenção .

    • Formação melhor em prevenção, que fique claro. Pra fazer cirurgia não sei nem se tem material por lá

      • .A formação da medicina cubana é bem melhor que a nossa. Eles estão há anos- luz em nossa frente em termos de pesquisa rapaz! Vai te informar primeiro, depois vem falar besteira do senso comum.

        • E o que pesquisa resolve o problema do cidadão que está com dor no mucumbuco lá na Trizidela?

  11. Os burguesinhos reclamam tanto da falta de infraestrutura e condições de trabalho. casos os cubanos comecem a reclamar também saberemos o tamanho do problema o se só mesmo frescura de filhinho de papai.

    • Tu acha que cubano vai reclamar de alguma coisa? Eles tão é no paraíso… O Brasil é o paraíso perto do que eles vivem em Cuba…
      E ninguém está reclamando contra médicos cubanos, espanhois, portugueses e brasileiros formados lá fora.
      O que está em jogo é o programa MAIS MÉDICOS admitir profissionais sem revalidar o diploma deles.
      Vai tentar exercer tua profissão em terras estrangeiras pra ver o que acontece… Vê se é essa colher de chá…

      • Ahh quer dizer então que tu acha que todo Cubano acha ruim a situação em que vive ? Faço de suas palavras, minhas:

        “você está sendo uma besta quadrada ao generalizar. Se você tem raiva de cubanos, você deve ser do tipo de cara que odeia a sogra, que pensa que todo português é dono de padaria e toda loira é burra. Deve ser daqueles que acha que macho que é macho tem que ter uma amante, que todo político é ladrão, que todo negro é marginal.
        Você é um imbecil frustrado.”

        • Realmente, nem TODO Cubano acha ruim a situação que vive. Os da família de Fidel Castro devem gostar da situação de lá.
          Todos os outros, preferem uma outra Cuba…

  12. A campanha do CRM contra o programa “Mais Médicos” do Governo Federal é pueril. Poderia ser mais inteligente se não agredisse a opinião pública usando a falácia de que “Não faltam médicos”. Dizer essa asneira é não conhecer a realidade do país e do próprio estado. No Brasil faltam médicos e no Maranhão essa realidade é mais gritante. Infelizmente, além da falta de estrutura, das condições de trabalho, etc, etc, FALTAM MÉDICOS TAMBÉM. Aliás, certamente pode não faltar médicos para os médicos, para o Abdon, por exemplo e para a Santa Casa. Mas a realidade da maioria da população do Brasil e do Maranhão é outra, a qual o presidente do CRM teima em não querer enxergar. Os índices divulgados pelo governo e pelo próprio Conselho Federal de Medicina fotografam a realidade brasileira e a realidade do maranhão. A campanha do CRM poderia até ser digerida se criticasse a questão da falta de estrutura e de condições de trabalho, porém, jamais se aventurar em negar o fato da falta de médicos, como a vã tentativa de inviabilizar o programa do governo federal. Recorrendo ao insosso jargão de que “NÃO FALTAM MÉDICOS” eles conseguem no máximo transmitir a idéia de que estão defendendo reserva de mercado, temendo a concorrência e a redução de salários apenas. Além do mais, querer desqualificar os médicos estrangeiros é outra que não cola, até porque o número de médicos especialistas no nosso estado é também um dos mais baixos do país. É por essas e tantas outras razões que a campanha do CRM não tem nenhuma simpatia da sociedade civil organizada e da população como um todo. Em suma, o lema escolhido na Campanha do CRM agride o cidadão.

  13. Para complementar meu comentário, Gilberto, é interessante ressaltar que os bons profissionais da medicina do maranhão não estao nem um pouco preocupados com a vinda de médicos estrangeiros. Essa gritaria toda e esse temor é apenas do CRM e daqueles médicos que ainda não se estabeleceram até mesmo por arrogância e desempenho profissional e passaram a vê nos estrangeiros uma ameaça para seus rendimentos. É bom lembrar também que quando se fala na falta de médicos, está se falando no mínimo que se pode ter, como por exemplo, uma simples consulta de rotina a que o cidadão demora de um a três meses para ser OUVIDO por um médico. E isso, apenas isso, não precisa de tanta estrutura alardeada pelo CRM. O que falta mesmo é respeito e responsabilidade para com a populaçao.

  14. O problema maior nem é o corporativismo dos médicos, e sim o comodismo de alguns, se for entrar no site do Conselho Federal de Medicina, +- 88% dos estudantes que estão se formando, são de universidades particulares, ai eu te pergunto, qual o pai que vai pagar um absurdo pro filhinho estudar fora da sua zona de conforto? Ninguém, é mais fácil ele montar uma clínica na sua cidade. Claro que a falta de estrutura é gritante pra trampar no SUS, mas não vejo isso como desculpas pra essa choradeira da classe, isso me parece mais medo da nova concorrência somada a diminuição da reserva de mercado da classe.

  15. Não se pode esperar que os médicos apoem a vinda de médicos estrageiros para o Brasil afinal isso mexe com o bolso dessa elite nefasta. Pois eles não se importam em gozar a vida de forma luxuosa em troca do sofrimento daqueles que estão disprovidos da assistência médica. Quem é que não sabe que filho de médico mediquinho é. … Pois façam uma visita nas faculdade ( UFMA, CEUMA) vejam lá se tem algum filho de homem da roça, de doméstica, de vendedor. Não… todos eles são oriundo de escolas particulares ( Crescimento, Reino Infantil, Dom Bosco etc…) onde não é qualquer um que pode pagar uma mensalidade ali cobrada. Daí surge outro problema: qual desses burguesinhos que querem ir para o interior diagnósticar diáreia, barriga d’agua e verminoses. Há alguns vão, mas ficam no maximo um ou dois dias retornam para o conforto de seus lares… Ô VIDA BOA…. ( SALÁRIO EM TORNO DE R$ 25.000 – CONSUTE O TRIBUNAL DE CONTAS)

    • Quem ganha bem e tem condições não deve ser PUNIDO por isso. Quer que seus filhos estudem numa escola boa, como os filhos do médico? Quer que fazer faculdade particular, como os filhos dos médicos?
      Cobre do governo educação pública de qualidade. Cobre do governo investimento em você!
      E nas próximas eleições, não se venda por um “empreguinho” de meio expediente.
      Estude, meu amigo! Estude e você conseguirá com seus próprios méritos.
      Nunca valeu mais aquela frasezinha de parabrisa de carro 1.0: se tua estrela não brilha, não apague a minha!

Os comentários estão fechados.